Antes de realizar qualquer investimento para o seu negócio, é preciso desenvolver uma estratégia. Investimentos sem estratégia apresentam alto risco de um retorno, ou ROI, insatisfatório. Essa lógica aplica-se para a contratação de novos colaboradores, a compra de equipamentos, a expansão do imóvel onde sua empresa opera e, claro, também para a implementação de ações de Marketing.
O case da empresa Artista Grill, cliente da Agência Monking, é um excelente exemplo de como a relação entre estratégia e retorno surge na prática. Conheça um pouco da história dessa empresa e como ela atingiu um ROI de 1419,71% na sua estratégia de marketing. Ao final, confira algumas dicas para desenvolver uma estratégia que garanta máximo ROI.
O Restaurante Artista Grill foi aberto pelo casal Graziella e Jean, em 03 de Setembro de 2002. Na época, a publicidade do negócio consistia em flyers, panfletos e divulgação “boca a boca”. Com o avanço da internet, Graziella e Jean sentiram que era necessário construir uma presença online para seu restaurante.
Então, em 2010, criaram perfis para o Artista Grill no Facebook e Foursquare, além de criar um site simples. Mais tarde, em 2015, criaram também um perfil no Instagram. Até 2018, Graziella cuidou do Marketing Digital do Artista Grill sozinha. Porém, ela e Jean sabiam que havia potencial para conseguir resultados muito melhores, com a ajuda de uma agência especializada.
Foi assim que começou a parceria com a Monking. Nas palavras da própria Graziella: “Primeiro pesquisamos entre algumas empresas e após várias entrevistas escolhemos a Monking por ser uma empresa interessada, jovem, de fácil comunicação e que nos passou muita confiança.”
O trabalho da Agência Monking com o Restaurante Artista Grill começou em Dezembro de 2018. Após realizar uma análise do negócio e de seus objetivos, traçamos uma estratégia para alavancar as vendas de marmitas. Guiados por essa estratégia, concentramos esforços em quatro ações principais:
Em Fevereiro, primeiro mês em que a estratégia foi aplicada, o Artista Grill vendeu um total de 256 marmitas. Nos meses seguintes, as vendas foram:
Assim, em 7 meses de trabalho, o resultado total foi de 4.609 marmitas vendidas. Considerando o faturamento com a venda de marmitas do Restaurante Artista Grill no período, o ROI do investimento realizado em Marketing Digital chegou a 1419,71%.
Sobre a colaboração entre a Agência Monking e o Restaurante Artista Grill, Graziella conclui: “Estamos juntos há um ano e notamos uma crescente evolução. Seja qual for o ramo da sua empresa não tem como ficar fora das mídias sociais. A Internet e as redes sociais são ferramentas indispensáveis e interferem diretamente no faturamento da empresa.”
O ROI de 1419,71% do Restaurante Artista Grill não foi obtido por acaso ou sorte; foi o resultado de uma estratégia bem elaborada. Para isso, algumas dicas são essenciais.
Uma estratégia forte de Marketing não é construída apenas com informações sobre a própria empresa, mas também com informações sobre o mercado; mais especificamente, os concorrentes e os clientes. É preciso descobrir o que os concorrentes estão fazendo que está dando certo, e o que eles estão fazendo que é pura perda de tempo. Além disso, é preciso identificar qual é o perfil do cliente e quais são suas expectativas, necessidades e desejos.
Para uma ação de Marketing trazer bons resultados e, consequentemente, um alto retorno, é importante destacar os diferenciais do negócio em relação aos seus concorrentes. Por isso, a estratégia começa entendendo esses diferenciais. Procure responder à pergunta: o que torna essa marca única?
Se você quer garantir o máximo retorno em um investimento, precisa colocar esse investimento no lugar certo. Por isso, a estratégia de Marketing deve identificar os potenciais de ganho do negócio, isto é, reconhecer a melhor oportunidade para ganhar mais. Em um restaurante, por exemplo, que tem diferentes tipos de serviços – buffet, a la carte, marmitas –, é preciso descobrir qual deles tem maior potencial de ganho e direcionar as ações de Marketing para ele.
Existe uma grande variedade de ações de Marketing possíveis. Falando apenas em Marketing Digital, você pode ter diferentes canais principais: um site, uma página nas redes sociais, um canal no YouTube. Pode apostar em ads ou em tráfego orgânico.
Pode trabalhar com diferentes formatos de conteúdo. Pulverizar as ações, investindo um pouco em cada uma delas, significa também pulverizar o retorno. Para obter o máximo ROI, em vez de atirar para todas as direções, é preciso selecionar as ações mais assertivas.
Como o depoimento da Graziella mostrou, desenvolver ações de Marketing por conta própria pode trazer resultados, mas não permite explorar todo o potencial do seu negócio.
Enquanto isso, uma agência especializada tem os conhecimentos e as ferramentas para elaborar e executar uma estratégia de Marketing. Por isso, ela não apenas consegue abrir caminho para um ROI mais alto, como consegue chegar lá em menos tempo. Basta olhar para o case do Artista Grill: sete meses para um ROI de 1419,71%.
Com qual agência sua empresa vai trabalhar? Essa deve ser uma decisão cuidadosa, já que você está colocando a imagem do seu negócio nas mãos de outras pessoas. Além de avaliar serviços e preços, procure informações sobre os resultados reais que a agência já trouxe para seus clientes. Quer saber como o seu negócio pode obter resultados semelhantes? Entre em contato com a Agência Monking e converse com a nossa equipe!