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Como fazer anúncios no Facebook e Instagram em 7 passos

Eduardo Vieira
como fazer anúncios no facebook e instagram

Pensa que fazer anúncios no Facebook e Instagram é só clicar em “impulsionar” nas suas publicações? Nesse caso, temos uma má notícia e uma boa notícia. A má notícia é que esse atalho prejudica o desempenho das suas campanhas. Se você espera ter um bom retorno sobre o investimento em comunicação, algumas práticas mais cuidadosas de otimização de anúncios tornam-se indispensáveis.


boa notícia é que, com algumas dicas básicas, é possível patrocinar posts de forma otimizada para impulsionar a marca e conquistar clientes. Veja então o passo a passo para fazer anúncios no Facebook e Instagram como uma agência de marketing digital especializada.


Antes de anunciar


Embora seja possível promover seus posts por conta própria com este checklist, saiba que você precisará de uma estratégia de divulgação. Isso envolve definir o objetivo das campanhas, segmentar o público, selecionar a melhor plataforma de veiculação, entre outros fatores.


Sem uma boa estratégia, provavelmente sua empresa estará colocando recursos nos lugares errados. Por exemplo, ao optar pelo maior alcance da publicação quando o que se quer são cliques para gerar leads qualificados, acaba-se dispersando o investimento. Portanto, lembre-se: investir em comunicação de forma inteligente é a regra de ouro do marketing digital. Além disso, é preciso configurar sua conta de negócios para começar a fazer anúncios no Facebook e Instagram. O que você precisa antes de fazer anúncios no Facebook e Instagram:


  • Ter uma página de empresa publicada no Facebook, mesmo que só use o Instagram;
  • Ter a função de administrador, editor, moderador ou anunciante nessa página;
  • Post já pronto que possa ser patrocinado ou criar um novo anúncio;
  • Acessar o Gerenciador de Anúncios;
  • Definir uma forma e pagamento.

Confira agora as dicas dos nossos especialistas em redes sociais de como criar anúncios na prática.


Passo a passo para criar anúncios no Facebook e Instagram


1. Defina o objetivo da campanha


Antes de tudo, o próprio Facebook recomenda que você se faça esta pergunta: “qual é o resultado mais importante a conseguir com o anúncio?”. A resposta é o objetivo da campanha, que terá impacto direto não só nas opções de promoção de posts que virão a seguir como afetará a exibição para a audiência. Dentro do Gerenciador de Anúncios é possível selecionar um destes resultados desejáveis:


  • Reconhecimento:
  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;

 

  • Consideração:
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalações do aplicativo;
  • Visualizações do vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Mensagens;

 

  • Conversão:


  • Conversões;
  • Vendas do catálogo;
  • Visitas ao estabelecimento.


Como você pode perceber, os objetivos dentro de reconhecimento, consideração e conversão são similares às etapas de um funil de vendas. Portanto, desempenham funções específicas em uma estratégia de marketing digital, sendo que os objetivos mais comuns são de alcance, tráfego e envolvimento.


Alcance tem a função de aumentar a visibilidade da publicação ou dos anúncios no Facebook e Instagram. É melhor usado na fase de descoberta e aprendizado, como em campanhas institucionais, divulgação de lançamentos, datas comemorativas, entre outros casos.


Tráfego, por outro lado, encaminha o público para uma ação específica para avançar no funil de vendas clicando em um link. Funciona bem com anúncios de produtos, conteúdos ricos para baixar etc. Em consideração também é possível levar a pessoa a fazer download de um aplicativo, cadastrar-se ou enviar uma mensagem por Facebook Messenger ou WhatsApp.


Por fim, não poderíamos esquecer o envolvimento. É a escolha para quem quer engajamento nas redes sociais. Entram aí as opções de seguir a página, reagir à publicação, obter oferta e participar de evento.


2. Segmente o público


O próximo passo para fazer anúncios no Facebook e Instagram é limitar a exibição da postagem a quem realmente importa. O propósito aqui é mostrar as campanhas da sua empresa apenas para as pessoas que tenham maior probabilidade ou interesse de executar a ação desejada.


Para ajudar nessa tarefa, o Gerenciador de Anúncios disponibiliza um “termômetro” de segmentação. O ideal é ficar na área verde, sem ser tão específico que afete negativamente o alcance da campanha nem tão genérico que reduza o retorno sobre investimento (ROI). Nesse sentido existem muitas possibilidades de segmentação de público:


  • Localizações: desde continentes inteiros até cidades e CEPs;
  • Idade: direcionamento para a faixa etária de seu produto ou serviço;
  • Gênero: pode veicular campanhas também com base nesse fator;
  • Idiomas: outro quesito importante para otimizar a segmentação;
  • Direcionamento detalhado: inclui questões como dados demográficos, comportamento, assuntos de interesse, profissão, renda, entre outros;
  • Conexões: é possível selecionar apenas pessoas que já curtiram sua página, por exemplo;
  • Públicos personalizados: facilite a segmentação e salve os públicos personalizados para usar nos próximos anúncios no Facebook e Instagram.


Na dúvida, prefira um público menor, porém mais próximo da persona da sua marca, que uma multidão pouco interessada.


3. Selecione a plataforma e o posicionamento


Vale ressaltar: o Gerenciador distribui conteúdo em muitos lugares diferentes. Nos próprios Facebook e Instagram podem ser veiculadas campanhas no feed dos usuários, nos stories, na coluna da direita e nas buscas do Facebook, no Explorar do Instagram, para citar algumas opções.


Outra possibilidade é anunciar diretamente na caixa de mensagem do Facebook Messenger. Mas se prepare para prestar um bom atendimento ao cliente com os retornos. Há também o Audience Network, que exibe o anúncio em sites externos e aplicativos pela web. Nesse caso, o funcionamento é parecido com o do Google Ads.


A escolha da plataforma e do posicionamento do anúncio depende muito do objetivo e da arte que se tem em mente. Se o texto de apoio do post é indispensável, a veiculação na coluna da direita do Facebook prejudicará a campanha, enquanto uma arte quadrada não caberá nos banners do Audience Network, e assim por diante.


4. Estipule o investimento e a programação


Otimizar campanhas nas redes sociais demanda controle de gastos. Por isso, nunca deixe um impulsionamento com orçamento em aberto, para não ter surpresas depois. Mas não quer dizer que você deva deixar de investir. Afinal, quanto maior o investimento, maior o resultado.


O segredo é aplicar seus recursos atentando-se a alguns detalhes. O primeiro deles diz respeito à estipulação exata do orçamento vitalício e da duração da campanha. O segundo é definir os melhores horários para veiculação de anúncios no Facebook e Instagram. Talvez veicular de madrugada não seja a melhor hora para sua marca, ou um restaurante pode querer intensificar o alcance no final da manhã — essas são algumas situações possíveis e que podem ser ajustadas na programação.


O Gerenciador permite, inclusive, avaliar o desempenho de diferentes patrocínios em testes A/B. Quando um deles cumpre melhor com o objetivo da campanha, os recursos são automaticamente concentrados nele, garantindo a otimização do anúncio.


5. Crie um anúncio do zero ou selecione um post


É aqui onde entram as artes, estáticas ou em vídeo para chamar a atenção, e um bom texto de apoio para encantar o público-alvo. Nesse caso, sua empresa pode selecionar tanto um conteúdo já existente (post, álbum, evento etc.) ou enviar um novo só para anunciar.


Os formatos à disposição são os mais variados, entre imagens quadradas, retangulares, carrosséis, coleções etc. A escolha sobre isso depende muito do seu objetivo. Mas, de um modo geral, vale considerar os seguintes pontos:


  • Vídeos têm maior alcance que imagens estáticas;
  • Carrosséis e coleções são melhores para apresentar vários produtos juntos;
  • Formatos como o carrossel levam textos adicionais: títulos e descrições;
  • Prefira textos de apoio breves, que apareçam por completo para o usuário;
  • Depois de publicar o anúncio não é possível editar texto ou arte;
  • Imagens com mais de 20% de texto têm alcance reduzido.

Mesmo que não pense em impulsionar uma postagem, sempre faça o teste de verificação de texto do Facebook para ficar dentro do limite de 20%. Depois, se mudar de ideia e quiser impulsioná-la, não haverá problema.


6. Adicione um link e ative o pixel do Facebook


As campanhas devem procurar instigar o público a executar uma ação: visitar o site, baixar um e-book, entrar em contato…


Para isso, o Gerenciador permite adicionar um link em um botão de chamada para ação com alguns comandos básicos, que não podem ser editados, mas servem a vários propósitos no funil de vendas. Por exemplo, para fazer as pessoas descobrirem seu negócio, “saiba mais” ou “assista ao vídeo” são boas opções. Do meio para o fundo do funil, para gerar as conversões desejadas, vale ser mais direto usando “comprar agora” ou “enviar mensagem”, entre outras possibilidades.


Anunciantes mais experientes podem ativar também o pixel do Facebook para monitorar melhor o desempenho dos anúncios. Uma das vantagens do pixel é poder saber quais pessoas executaram alguma ação nas suas páginas depois de interagir com a campanha para alcançá-las novamente em estratégias de remarketing.


7. Espere a análise do Gerenciador de Anúncios


Pronto! Se tudo foi feito corretamente, o Gerenciador em breve publicará os anúncios no Facebook e Instagram.


Resumão


Estes são os sete passos para fazer anúncios no Facebook e Instagram:


  1. Defina o objetivo da campanha
  2. Segmente o público
  3. Selecione a plataforma e o posicionamento
  4. Estipule o investimento e a programação
  5. Crie um anúncio do zero ou selecione um post
  6. Adicione um link e ative o pixel do Facebook
  7. Espere a análise do Gerenciador de Anúncios

O jeito mais fácil de fazer anúncios no Facebook e Instagram


Mesmo com todas essas dicas e explicações você acha que é muito trabalho fazer anúncios no Facebook e Instagram? Pensou em desistir? Calma, nós temos a solução. Antes, vale o aviso: sem anunciar e impulsionar publicações, as páginas de marcas têm cada vez mais dificuldade de ter alcance orgânico.


Não há escapatória, quem não investe não é visto. O jeito mais fácil de ter retorno nas redes sociais é contar com uma agência especializada em marketing digital.


Além de ter à disposição uma equipe de criativos para produzir conteúdo nos mais variados formatos, uma empresa como a Monking é capaz de gerenciar e otimizar toda essa parte de anúncios para seu negócio. Isso sem falar na elaboração da estratégia para trazer os melhores resultados. Entre em contato para saber mais sobre nosso trabalho e acompanhe novas dicas para ter sucesso na internet seguindo-nos no Facebook, Instagram e YouTube.

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Na era digital, não há como negar o poder do conteúdo audiovisual. De TikToks a longas-metragens e comerciais de televisão, podemos comunicar nossas histórias e mensagens a milhões de pessoas em todo o mundo de maneiras que antes não eram possíveis. Nunca foi tão fácil criar visuais exclusivos, diálogos e músicas cativantes e mensagens poderosas que ressoam com os espectadores em um nível emocional. Mas como exatamente garantimos que essas histórias audiovisuais permaneçam? Para criar uma experiência envolvente para o espectador, você precisa de uma combinação de técnicas criativas de narrativa e elementos de produção especializados. Preparamos alguns pontos para você entender a importância do Audiovisual: O conteúdo audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas do mundo moderno, pois pode capturar nossa atenção e nos manter engajados O uso de conteúdo audiovisual pode ajudar a visualizar ideias e conceitos de maneiras que não são possíveis apenas com a linguagem escrita ou falada Uma apresentação audiovisual eficaz tem o potencial de influenciar, persuadir e inspirar o público que, de outra forma, seria difícil de alcançar As possibilidades criativas do conteúdo audiovisual nos permitem dar vida às histórias de uma forma que o texto e as fotografias não podem O uso de dispositivos audiovisuais como drones, animação 3D, realidade virtual etc. pode criar uma experiência verdadeiramente imersiva para os espectadores Ao alavancar o impacto das apresentações audiovisuais, marcas e empresas podem ficar à frente em um cenário digital em constante evolução Se você deseja que sua marca se destaque da multidão, pesquisar as possibilidades audiovisuais é uma ótima maneira de fazer isso. De conteúdo de vídeo e anúncios a podcasts e histórias baseadas em áudio, existem infinitas oportunidades para dar vida à mensagem de sua marca de forma criativa. Ao se envolver com um meio audiovisual, você também tem mais controle sobre como os clientes experimentam sua marca. Pense fora da caixa e explore o que os elementos audiovisuais podem fazer por você - você pode se surpreender com os resultados.
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Você acabou de começar uma Startup e percebeu que o marketing é a única coisa entre você e o sucesso? Você deixou de criar uma estratégia de marketing sólida desde o início? Nesse caso, sua startup pode estar lutando para decolar. Mas é o seguinte: investir em marketing desde o início é essencial para criar um negócio de sucesso. Veja bem, o marketing não é apenas promover a si mesmo e fazer vendas, é estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes e nutrir relacionamentos até que eles se tornem seguidores leais. Sem um marketing adequado, mesmo as pequenas empresas não têm como atingir seu público potencial e desenvolver uma base de clientes saudável. Portanto, não cometa o erro de pular o marketing no início – invista nas estratégias certas, adote a fidelidade do cliente ao longo da vida e veja seu negócio decolar para novos patamares! Começar um negócio baseado em tecnologia pode ser assustador. Há muito em que pensar - desenvolvimento de produtos, experiência do usuário, marketing, jurídico e assim por diante. Mas a verdade é que, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você deve se concentrar no marketing desde o início . Aqui estão 6 dicas que ajudarão você a começar no caminho certo com seus esforços de marketing o mais rápido possível: 1. Comece com um plano sólido mapeando suas metas e objetivos para o seu negócio. 2. Desenvolva uma compreensão de quem é seu cliente ideal e como você pode alcançá-lo. 3. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca e aumentar sua autoridade digital. 4. Utilize as mídias sociais para se envolver com clientes em potencia l e difundir conhecimento sobre tendências emergentes. 5. Permanecer ágil para ajustar-se rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado local e globalmente. 6. Aproveite os insights orientados por dados para garantir que as decisões sejam baseadas em informações precisas e ajudem a aumentar o ROI. As startups têm uma oportunidade única de aproveitar o poder do marketing, mas muitos empreendedores não percebem isso. Investir em marketing não apenas cria reconhecimento e confiança da marca, mas também traz informações valiosas e feedback do cliente que podem ajudar a informar o desenvolvimento do produto. Você pode estar com um orçamento apertado, mas deve garantir que o marketing faça parte do seu plano de inicialização, porque sem ele você não conseguirá alcançar o sucesso que almeja. ..
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