Pensa que fazer anúncios no Facebook e Instagram é só clicar em “impulsionar” nas suas publicações? Nesse caso, temos uma má notícia e uma boa notícia. A má notícia é que esse atalho prejudica o desempenho das suas campanhas. Se você espera ter um bom retorno sobre o investimento em comunicação, algumas práticas mais cuidadosas de otimização de anúncios tornam-se indispensáveis.
A boa notícia é que, com algumas dicas básicas, é possível patrocinar posts de forma otimizada para impulsionar a marca e conquistar clientes. Veja então o passo a passo para fazer anúncios no Facebook e Instagram como uma agência de marketing digital especializada.
Embora seja possível promover seus posts por conta própria com este checklist, saiba que você precisará de uma estratégia de divulgação. Isso envolve definir o objetivo das campanhas, segmentar o público, selecionar a melhor plataforma de veiculação, entre outros fatores.
Sem uma boa estratégia, provavelmente sua empresa estará colocando recursos nos lugares errados. Por exemplo, ao optar pelo maior alcance da publicação quando o que se quer são cliques para gerar leads qualificados, acaba-se dispersando o investimento. Portanto, lembre-se: investir em comunicação de forma inteligente é a regra de ouro do marketing digital. Além disso, é preciso configurar sua conta de negócios para começar a fazer anúncios no Facebook e Instagram. O que você precisa antes de fazer anúncios no Facebook e Instagram:
Confira agora as dicas dos nossos especialistas em redes sociais de como criar anúncios na prática.
Antes de tudo, o próprio Facebook recomenda que você se faça esta pergunta: “qual é o resultado mais importante a conseguir com o anúncio?”. A resposta é o objetivo da campanha, que terá impacto direto não só nas opções de promoção de posts que virão a seguir como afetará a exibição para a audiência. Dentro do Gerenciador de Anúncios é possível selecionar um destes resultados desejáveis:
Como você pode perceber, os objetivos dentro de reconhecimento, consideração e conversão são similares às etapas de um funil de vendas. Portanto, desempenham funções específicas em uma estratégia de marketing digital, sendo que os objetivos mais comuns são de alcance, tráfego e envolvimento.
Alcance tem a função de aumentar a visibilidade da publicação ou dos anúncios no Facebook e Instagram. É melhor usado na fase de descoberta e aprendizado, como em campanhas institucionais, divulgação de lançamentos, datas comemorativas, entre outros casos.
Tráfego, por outro lado, encaminha o público para uma ação específica para avançar no funil de vendas clicando em um link. Funciona bem com anúncios de produtos, conteúdos ricos para baixar etc. Em consideração também é possível levar a pessoa a fazer download de um aplicativo, cadastrar-se ou enviar uma mensagem por Facebook Messenger ou WhatsApp.
Por fim, não poderíamos esquecer o envolvimento. É a escolha para quem quer engajamento nas redes sociais. Entram aí as opções de seguir a página, reagir à publicação, obter oferta e participar de evento.
O próximo passo para fazer anúncios no Facebook e Instagram é limitar a exibição da postagem a quem realmente importa. O propósito aqui é mostrar as campanhas da sua empresa apenas para as pessoas que tenham maior probabilidade ou interesse de executar a ação desejada.
Para ajudar nessa tarefa, o Gerenciador de Anúncios disponibiliza um “termômetro” de segmentação. O ideal é ficar na área verde, sem ser tão específico que afete negativamente o alcance da campanha nem tão genérico que reduza o retorno sobre investimento (ROI). Nesse sentido existem muitas possibilidades de segmentação de público:
Na dúvida, prefira um público menor, porém mais próximo da persona da sua marca, que uma multidão pouco interessada.
Vale ressaltar: o Gerenciador distribui conteúdo em muitos lugares diferentes. Nos próprios Facebook e Instagram podem ser veiculadas campanhas no feed dos usuários, nos stories, na coluna da direita e nas buscas do Facebook, no Explorar do Instagram, para citar algumas opções.
Outra possibilidade é anunciar diretamente na caixa de mensagem do Facebook Messenger. Mas se prepare para prestar um bom atendimento ao cliente com os retornos. Há também o Audience Network, que exibe o anúncio em sites externos e aplicativos pela web. Nesse caso, o funcionamento é parecido com o do Google Ads.
A escolha da plataforma e do posicionamento do anúncio depende muito do objetivo e da arte que se tem em mente. Se o texto de apoio do post é indispensável, a veiculação na coluna da direita do Facebook prejudicará a campanha, enquanto uma arte quadrada não caberá nos banners do Audience Network, e assim por diante.
Otimizar campanhas nas redes sociais demanda controle de gastos. Por isso, nunca deixe um impulsionamento com orçamento em aberto, para não ter surpresas depois. Mas não quer dizer que você deva deixar de investir. Afinal, quanto maior o investimento, maior o resultado.
O segredo é aplicar seus recursos atentando-se a alguns detalhes. O primeiro deles diz respeito à estipulação exata do orçamento vitalício e da duração da campanha. O segundo é definir os melhores horários para veiculação de anúncios no Facebook e Instagram. Talvez veicular de madrugada não seja a melhor hora para sua marca, ou um restaurante pode querer intensificar o alcance no final da manhã — essas são algumas situações possíveis e que podem ser ajustadas na programação.
O Gerenciador permite, inclusive, avaliar o desempenho de diferentes patrocínios em testes A/B. Quando um deles cumpre melhor com o objetivo da campanha, os recursos são automaticamente concentrados nele, garantindo a otimização do anúncio.
É aqui onde entram as artes, estáticas ou em vídeo para chamar a atenção, e um bom texto de apoio para encantar o público-alvo. Nesse caso, sua empresa pode selecionar tanto um conteúdo já existente (post, álbum, evento etc.) ou enviar um novo só para anunciar.
Os formatos à disposição são os mais variados, entre imagens quadradas, retangulares, carrosséis, coleções etc. A escolha sobre isso depende muito do seu objetivo. Mas, de um modo geral, vale considerar os seguintes pontos:
Mesmo que não pense em impulsionar uma postagem, sempre faça o teste de verificação de texto do Facebook para ficar dentro do limite de 20%. Depois, se mudar de ideia e quiser impulsioná-la, não haverá problema.
As campanhas devem procurar instigar o público a executar uma ação: visitar o site, baixar um e-book, entrar em contato…
Para isso, o Gerenciador permite adicionar um link em um botão de chamada para ação com alguns comandos básicos, que não podem ser editados, mas servem a vários propósitos no funil de vendas. Por exemplo, para fazer as pessoas descobrirem seu negócio, “saiba mais” ou “assista ao vídeo” são boas opções. Do meio para o fundo do funil, para gerar as conversões desejadas, vale ser mais direto usando “comprar agora” ou “enviar mensagem”, entre outras possibilidades.
Anunciantes mais experientes podem ativar também o pixel do Facebook para monitorar melhor o desempenho dos anúncios. Uma das vantagens do pixel é poder saber quais pessoas executaram alguma ação nas suas páginas depois de interagir com a campanha para alcançá-las novamente em estratégias de remarketing.
Pronto! Se tudo foi feito corretamente, o Gerenciador em breve publicará os anúncios no Facebook e Instagram.
Estes são os sete passos para fazer anúncios no Facebook e Instagram:
Mesmo com todas essas dicas e explicações você acha que é muito trabalho fazer anúncios no Facebook e Instagram? Pensou em desistir? Calma, nós temos a solução. Antes, vale o aviso: sem anunciar e impulsionar publicações, as páginas de marcas têm cada vez mais dificuldade de ter alcance orgânico.
Não há escapatória, quem não investe não é visto. O jeito mais fácil de ter retorno nas redes sociais é contar com uma agência especializada em marketing digital.
Além de ter à disposição uma equipe de criativos para produzir conteúdo nos mais variados formatos, uma empresa como a Monking é capaz de gerenciar e otimizar toda essa parte de anúncios para seu negócio. Isso sem falar na elaboração da estratégia para trazer os melhores resultados. Entre em contato para saber mais sobre nosso trabalho e acompanhe novas dicas para ter sucesso na internet seguindo-nos no Facebook, Instagram e YouTube.