Entre em contato
(48)98441-3400
contato@monking,com.br

Consumidor empoderado: como lidar com esse novo perfil?

consumidor empoderado

Em outros tempos, sem tantos recursos e informações, os clientes aceitavam tudo o que vinha das empresas da maneira que recebiam, e o relacionamento era baseado no poder da empresa. Mas isso mudou, e muito, com a chamada “transformação digital” e a atual busca pela melhor experiência do usuário. 

 

Com isso, surgiu o consumidor empoderado: pessoas com todas as informações necessárias a seu dispor de maneira prática e ágil. A partir desse novo momento, o cliente forma sua opinião e se torna cada vez mais exigente e questionador, e também dando sugestões. Como lidar com essa novidade? Esse é o tema desse conteúdo, confira!

 

A nova maneira de se relacionar


É fato: as empresas que querem crescer, precisam se adequar às demandas do público, em um processo que deve se intensificar ainda mais nos próximos anos. Mas isso não significa um problema: o empoderamento dos consumidores pode trazer benefícios! Afinal, quanto mais conhecimento, melhor, não é mesmo?

 

Antes, tudo o que as empresas divulgavam como mensagens, campanhas e ações promocionais, por exemplo, era apenas enviado ao público, que recebia da forma que era proposta pela empresa. Atualmente, existe uma conexão muito mais acessível e direta entre os negócios e o público-alvo, o que possibilita que as necessidades do cliente sejam absorvidas e fazendo as atividades da empresa serem revistas, até mesmo durante o andamento de uma campanha, por exemplo. E isso pode trazer resultados muito mais positivos do que até então! 

 

Como é o empoderamento do consumidor?

 

Um estudo da Accenture feito em 19 países da América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa mostrou que os consumidores que enfrentam algum frustração durante o processo de compra estão três vezes mais propensos a deixar a marca de lado. Por isso, hoje é tão importante prestar atenção na chamada “experiência do usuário”. 

 

Mas qual foi o start para o empoderamento do consumidor? A internet, que aproximou muito o público dos negócios, possibilitando a interação entre os dois a partir de poucos cliques. Hoje, as pessoas podem se informar sobre qualquer produto ou serviço, trocar opiniões com outros clientes da marca e ainda comunicar o que desejam daquela empresa. Caso não estejam satisfeitos, podem ir atrás da concorrência na mesma velocidade.

 

O consumidor empoderado

 

Um novo perfil de consumidor surgiu a partir das crises econômicas e o avanço da tecnologia ao redor do planeta. Ele tem como características ser mais conectado, obviamente, e, por consequência, mais informado, tomando atitudes mais racionais do que emocionais, mas, ao mesmo tempo, também mais volátil nas escolhas, o que deixa em risco a tão prezada fidelidade. Mas será que esse consumidor é tão difícil assim? Com certeza é um novo desafio lidar com ele, mas são oportunidades que surgem para conhecer melhor seu público-alvo e conquistá-lo. 

 

Historicamente, o empoderamento do consumidor não aconteceu de um dia para o outro. Um dos fatores foi as mudanças nos padrões de consumo na última década: hoje, as famílias brasileiras têm mais dificuldades financeiras. Nesse contexto econômico, social e político atual do Brasil, os hábitos foram alterados e o público reflete mais antes de adquirir um serviço ou produto, verificando realmente o custo/benefício. 

 

Antes mesmo de comprar qualquer coisa, mesmo que seja em uma loja física, um dos principais hábitos atuais do consumidor é fazer uma ampla pesquisa em sites, portais de varejo online e redes sociais, buscando informações e opiniões a respeito do serviço ou produto. Por isso, técnicas antigas de abordagem talvez não sejam mais suficientes, sendo vital que as empresas se reinventem.


Mas como funciona a experiência do usuário?

 

Importante saber, em primeiro lugar, que a experiência do usuário pode empoderá-lo, e o tipo de experiência proporcionada pela empresa é determinante para que isso aconteça. Isso depende das informações e ferramentas que o próprio negócio deixa à disposição dos seus consumidores. Assim, o público tem mais autonomia para efetuar a compra do que está sendo oferecido.

 

E qual é o papel que as mídias sociais exercem? Elas são parte responsável para que esse empoderamento do consumidor ocorra! Esse tipo de ferramenta permite uma conexão direta entre marca e público-alvo. Lá, o consumidor compartilha sua experiência e gera feedbacks positivos ou negativos, em caso de críticas ou problemas.

 

Mais que isso, o contato do cliente com a marca através de interações online o faz se sentir “parte de algo”. Por isso, sendo hoje as redes sociais uma das principais opções de manter relacionamento com o cliente, é importante estar atento para usá-las da melhor maneira, com atendimento específico e personalizado nesses canais de comunicação. 


Como lidar com o consumidor empoderado?

 

Antes de tudo, é preciso entender esse novo tipo de consumidor. O segundo passo é analisar quais são as estratégias que vêm sendo utilizadas para vender e como adaptar. Claro que não é um processo fácil, mas é fundamental para seguir bem no negócio. Talvez seja necessário efetuar mudanças no modelo de divulgação do produto ou serviço, incluindo também como são os canais de atendimento ao cliente. E fazer isso pensando nas necessidades e nos comportamentos atuais do público-alvo, que é cada vez mais empoderado, para que não cause frustração.

 

E acredite: um consumidor empoderado é bom para as empresas, se elas souberem lidar com o perfil do novo público. Ao disponibilizar mais chances do cliente efetuar exatamente a compra que esperava, as instituições estabelecem um vínculo mais forte, podendo criar, assim, a tão sonhada relação de fidelidade.

 

Não há mais como negar: o consumidor empoderado já é realidade. A dica aqui é que as empresas reconheçam o seu potencial e invistam urgentemente em estratégias, plataformas e treinamentos que valorizem o atendimento para satisfazer os desejos do consumidor e colaborar para a melhor experiência possível do cliente, fazendo com que ele permaneça com você, e não com o concorrente.

 

Gostou desse texto? Confira mais sobre marketing aqui no blog! 

fale com a monking
Por Grupo Monking 02 ago., 2023
O marketing digital pode ser uma incrível fonte de oportunidades, mas também pode ser uma porta para furadas. Hoje, vamos dar algumas dicas de como não cair em armadilhas e aproveitar todo o potencial que o marketing tem para o seu negócio.
Dia Mundial do Rock: o gênero musical que tem tudo a ver com marketing
Por Grupo Monking 13 jul., 2023
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, um blog conteúdo especial falando dessa data tão importante para os amantes do rock e da música e sua relação intíma com o marketing.
Por Grupo Monking 13 jun., 2023
Grandes marcas conquistaram o amor e a fidelidade dos consumidores ao longo do tempo, e podemos aprender com suas estratégias. Neste blog, vamos explorar o que é branding, como grandes marcas fidelizam seus usuários e como você pode usar essas dicas valiosas para construir a sua marca.
Por Grupo Monking 23 mai., 2023
Você sabe como conquistar leads e oportunidades de negócio através do networking? Se liga nessas dicas e comece hoje já a colocá-las em prática!
Por Grupo Monking 10 mai., 2023
Se você é um profissional de marketing que deseja atuar na indústria musical, este blog é para você.
Por Grupo Monking 11 abr., 2023
Com o aumento da conscientização sobre a importância da inclusão social, muitas empresas de todos os lugares do mundo estão investindo em ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. Uma empresa que promove a inclusão social pode melhorar a imagem que o público tem dela, além de atrair e reter talentos mais variados e engajados. Hoje, trouxemos alguns estudos de casos de empresas que estão fazendo a diferença na promoção da inclusão social. Continua lendo para conferir!
Por Grupo Monking 09 mar., 2023
A gente sabe que inovação é a chave para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em um mundo em constante mudança. No entanto, muitas empresas lutam para implementar efetivamente a inovação em seus negócios. Quer entender o que não pode faltar em sua empresa para garantir a inovação? Se liga nesse checklist completo para uma inovação bem-sucedida! De cultura interna até a tecnologia de ponta, tudo o que é necessário para inovar e se destacar no mercado. Fortalecimento da cultura Uma cultura de inovação é fundamental para fazer com que as ideias floresçam e sejam implementadas. É importante incentivar e recompensar a criatividade e a inovação dentro da empresa. Para isso, crie um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas ideias e recebam feedback construtivo. Liderança comprometida A liderança deve estar comprometida com a inovação e dar o exemplo para o resto da empresa. Eles devem ser os defensores da inovação e investir tempo e recursos para torná-la uma realidade. Líderes abertos a experimentar novas ideias e abraçar o fracasso como parte do processo, abrem as portas para a inovação. Estrutura de inovação Criar uma estrutura dedicada à inovação, como uma equipe de inovação ou um laboratório de inovação, é crucial para o sucesso da inovação na empresa. Esta equipe deve ter acesso a recursos e apoio da liderança para testar e implementar ideias inovadoras. Tecnologia de ponta A tecnologia é uma parte fundamental da inovação em qualquer empresa. Investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual, pode ajudar sua empresa a inovar e se destacar no mercado. Mas lembre-se: é necessário ter uma equipe de TI comprometida e habilitada para implementar e gerenciar essas tecnologias. Parcerias e colaboração Colaborar com outras empresas traz ideias frescas. Mais repertório na mesa para trabalhar e pensar em formas diferentes de inovar. Inovação é mais sobre pessoas do que tecnologia em si. Pense nisso na hora de fazer networking e adicionar novas conexões ao seu dia a dia. Uma boa rede de apoio faz um novo mundo de inovação se abrir, começando de dentro para fora.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Na era digital, não há como negar o poder do conteúdo audiovisual. De TikToks a longas-metragens e comerciais de televisão, podemos comunicar nossas histórias e mensagens a milhões de pessoas em todo o mundo de maneiras que antes não eram possíveis. Nunca foi tão fácil criar visuais exclusivos, diálogos e músicas cativantes e mensagens poderosas que ressoam com os espectadores em um nível emocional. Mas como exatamente garantimos que essas histórias audiovisuais permaneçam? Para criar uma experiência envolvente para o espectador, você precisa de uma combinação de técnicas criativas de narrativa e elementos de produção especializados. Preparamos alguns pontos para você entender a importância do Audiovisual: O conteúdo audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas do mundo moderno, pois pode capturar nossa atenção e nos manter engajados O uso de conteúdo audiovisual pode ajudar a visualizar ideias e conceitos de maneiras que não são possíveis apenas com a linguagem escrita ou falada Uma apresentação audiovisual eficaz tem o potencial de influenciar, persuadir e inspirar o público que, de outra forma, seria difícil de alcançar As possibilidades criativas do conteúdo audiovisual nos permitem dar vida às histórias de uma forma que o texto e as fotografias não podem O uso de dispositivos audiovisuais como drones, animação 3D, realidade virtual etc. pode criar uma experiência verdadeiramente imersiva para os espectadores Ao alavancar o impacto das apresentações audiovisuais, marcas e empresas podem ficar à frente em um cenário digital em constante evolução Se você deseja que sua marca se destaque da multidão, pesquisar as possibilidades audiovisuais é uma ótima maneira de fazer isso. De conteúdo de vídeo e anúncios a podcasts e histórias baseadas em áudio, existem infinitas oportunidades para dar vida à mensagem de sua marca de forma criativa. Ao se envolver com um meio audiovisual, você também tem mais controle sobre como os clientes experimentam sua marca. Pense fora da caixa e explore o que os elementos audiovisuais podem fazer por você - você pode se surpreender com os resultados.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Você acabou de começar uma Startup e percebeu que o marketing é a única coisa entre você e o sucesso? Você deixou de criar uma estratégia de marketing sólida desde o início? Nesse caso, sua startup pode estar lutando para decolar. Mas é o seguinte: investir em marketing desde o início é essencial para criar um negócio de sucesso. Veja bem, o marketing não é apenas promover a si mesmo e fazer vendas, é estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes e nutrir relacionamentos até que eles se tornem seguidores leais. Sem um marketing adequado, mesmo as pequenas empresas não têm como atingir seu público potencial e desenvolver uma base de clientes saudável. Portanto, não cometa o erro de pular o marketing no início – invista nas estratégias certas, adote a fidelidade do cliente ao longo da vida e veja seu negócio decolar para novos patamares! Começar um negócio baseado em tecnologia pode ser assustador. Há muito em que pensar - desenvolvimento de produtos, experiência do usuário, marketing, jurídico e assim por diante. Mas a verdade é que, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você deve se concentrar no marketing desde o início . Aqui estão 6 dicas que ajudarão você a começar no caminho certo com seus esforços de marketing o mais rápido possível: 1. Comece com um plano sólido mapeando suas metas e objetivos para o seu negócio. 2. Desenvolva uma compreensão de quem é seu cliente ideal e como você pode alcançá-lo. 3. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca e aumentar sua autoridade digital. 4. Utilize as mídias sociais para se envolver com clientes em potencia l e difundir conhecimento sobre tendências emergentes. 5. Permanecer ágil para ajustar-se rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado local e globalmente. 6. Aproveite os insights orientados por dados para garantir que as decisões sejam baseadas em informações precisas e ajudem a aumentar o ROI. As startups têm uma oportunidade única de aproveitar o poder do marketing, mas muitos empreendedores não percebem isso. Investir em marketing não apenas cria reconhecimento e confiança da marca, mas também traz informações valiosas e feedback do cliente que podem ajudar a informar o desenvolvimento do produto. Você pode estar com um orçamento apertado, mas deve garantir que o marketing faça parte do seu plano de inicialização, porque sem ele você não conseguirá alcançar o sucesso que almeja. ..
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
Show More
Share by: