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6 dicas práticas para melhorar as vendas no WhatsApp

vendas no whatsapp

Você já está vendendo pelo WhatsApp, mas quer melhorar? Pare tudo e leia esse artigo agora mesmo! Realmente o aplicativo é uma oportunidade incrível para negócios. Dados revelam que são 120 milhões de usuários da ferramenta no Brasil, com 1 a cada 2 brasileiros usando o aplicativo! Mais que isso, pesquisas apontam que uma pessoa visualiza a sua conta de 70 a 150 vezes no dia

 

E o aplicativo oferece cada vez mais recursos para o mercado de negócios! Um dos últimos dados revelados mostrou que 55% dos usuários já se comunicam com marcas através do app, e a tendência é que esse número cresça, uma vez que a comunicação digital está em ascensão. Saiba aqui como trabalhar melhor o WhatsApp como um canal de vendas!

 

Preciso vender pelo WhatsApp?


Além de falar com família, amigos e conhecidos, o aplicativo de mensagens também pode ser utilizado profissionalmente, pois é um canal direto, fácil e rápido de comunicação com o cliente. Nele, é possível otimizar o tempo atendendo vários clientes ao mesmo tempo, gerando mais vendas no período. Além disso, as atividades desempenhadas ali geram dados para análise de métricas e relatórios.

 

E está em constante evolução: após a criação do WhatsApp Business, esse ano a ferramenta passou a permitir a transferência de dinheiro entre usuários e o pagamento de compras diretamente pelo aplicativo, e o Brasil está sendo um dos primeiros países a ter acesso às novas funcionalidades. Muito útil nesse momento em que milhões de empresas precisam se adaptar à nova realidade do digital por causa da pandemia de Covid-19. Que tal profissionalizar de vez esse processo?


WhatsApp Business

 

O WhatsApp percebeu logo poderia ser um meio útil de vendas, possibilitando uma interação mais próxima e em tempo real entre consumidores e empresas. Assim, surgiu o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo exclusivamente para empresas, como já falamos aqui no blog

 

Mesmo o Business, ainda não permite ações promocionais, inclusive não ter anúncios e propagandas visa a melhor experiência dos usuários no app. Mas calma, tem estratégias que você pode aplicar para aumentar as vendas!


Como vender pelo WhatsApp?


São necessárias algumas adaptações para que o seu atendimento comercial possa ser transformado e utilizado no WhatsApp de acordo com a etapa do processo de venda.

 

  • O primeiro contato: além do e-mail e ligações como meios de contato do seu time de vendas, incluir o WhatsApp é fundamental nos dias de hoje, e ele pode estar presente desde o primeiro momento, sendo o canal direto procurado pelo seu cliente.
  • Acompanhamento do processo: que tal usar o WhatsApp para enviar uma foto ou vídeo do seu produto ou serviço? Também vale combinar detalhes da compra ou resolver possíveis problemas de maneira mais rápida e efetiva. 
  • Fechando a venda: seja assinando um contrato ou comprando um produto, os clientes podem entrar em contato com os vendedores via Whats para acertar os últimos ajustes e finalizar o processo. 
  • Atendimento: ter o aplicativo como um canal de suporte pode ser muito interessante, de acordo com o seu negócio. Verifique a possibilidade de chatbots para ajudar nas dúvidas mais comuns, enviando aos seus colaboradores somente os casos que exijam mais conversa.

6 dicas práticas ao usar WhatsApp para vendas

 

Hora de conferir as ideias que você pode implementar para fazer o seu negócio crescer com essa plataforma! Confira abaixo.

 

1. Treine sua equipe 


O time comercial precisa estar preparado para usar o WhatsApp para vender! Todo novo canal tem suas especificidades e com essa não é diferente. Vale direcionar como será o atendimento, verificando o tom das mensagens, clareza das informações, horários e possíveis excessos.


A sugestão é fazer um treinamento com os responsáveis para que o novo formato de abordagem e encaminhamento das negociações estejam alinhados com toda a comunicação da empresa, mesmo que seja uma plataforma mais “informal”. 

 

2. Cuidado com a linguagem


Além da ortografia correta, a dica é escrever de maneira amigável e tentar ser breve, criando mensagens curtas e diretas. Emojis são bem-vindos também! 

 

3. WhatsApp Web


Essa versão do aplicativo facilita a gestão das conversas e permite utilizar os principais recursos no computador. Também ajuda muito na administração das listas de transmissões e grupos. Para utilizar o WhatsApp Web, clique aqui.

 

4. Utilize listas de transmissão e não grupos


A estratégia mais adequada é fazer listas de transmissão, enviando a mesma mensagem a vários usuários. A diferença é que cada um vai receber na sua janela individual. Basta criar a lista, selecionar todos os contatos que quer, escrever a mensagem e, pronto, só enviar! 

 

5. Crie cronogramas de mensagens

 

Você terá clientes desconhecidos, outros que foram indicados por amigos e, claro, os consumidores que já eram fidelizados. E cada um deles merece uma atenção especial, respeitando o momento de compra e cada relação com o produto ou serviço oferecido. Por isso, é legal ter um cronograma de mensagens, pensando na abordagem dos clientes de acordo com o funil de vendas. 

 

6. Foque em gatilhos mentais

 

Você conhece essa técnica de convencimento do usuário? Ela faz com que aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos sejam considerados na tomada de decisão de compra do consumidor. Quer exemplos práticos? Olha só: 

 

  • Escassez/Urgência: use as palavras “últimas unidades”, “corram que é só até tal período”, “é agora ou nunca” sugere que a condição é limitada e finita, ou seja, pode acabar a qualquer momento, então o consumidor precisa garantir.
  • Prova Social: apresente pessoas usando o seu produto ou serviço através de depoimentos e avaliações de clientes. Assim, o futuro cliente é convencido de que o que é mostrado realmente é bom!
  • Garantia: ofereça garantia dizendo “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” para que o consumidor tenha segurança e confiança para comprar.
  • Novidade: divulgue lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso funciona porque o consumidor sente como se estivesse saindo na frente dos demais.
  • Autoridade: seja o “nome” do seu segmento, assim as pessoas fazem essa associação de maneira direta ao seu nicho.

 

Quer mais dicas assim? Confira em nosso blog!

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