Black Friday: você vai ver essa palavra por todo lado nos próximos dias. Essa é uma das datas mais importantes do ano para o varejo e, na verdade, para praticamente todas as empresas, independentemente do segmento. Basicamente, tornou-se o feriado do consumo, o dia que as pessoas esperam o ano todo para fazer aquelas compras que estavam segurando. Para os negócios, é uma oportunidade de outro para alavancar as vendas com promoções especiais.
Apesar disso, muitos consumidores (talvez, inclusive, você, caro leitor) não têm a menor ideia do que é a Black Friday e como ela surgiu. E muitos empresários não sabem como aproveitar efetivamente essa data para vender mais.
Nada tema; ao final desse artigo, você vai dominar todas as informações essenciais sobre Black Friday e vai ter uma noção mais clara de como incorporar essa data à estratégia de marketing do seu negócio.
A Black Friday, ou "sexta-feira negra", é a sexta-feira seguinte ao feriado de Thanksgiving, ou Ação de Graças, comemorado nos EUA em memória na 4ª quinta-feira de Novembro. Por isso, na maioria dos anos, a Black Friday é a última sexta-feira de Novembro.
Depois que passa a Ação de Graças, os americanos começam a se preparar para o próximo grande feriado: o Natal. Assim, o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças há muito tempo é reconhecido como o início da época de compras no país.
Um fato interessante é que, no final do século XIX e começo do século XX, muitas paradas de Ação de Graças traziam um carro com o Papai-Noel, para lembrar as pessoas de que o Natal estava chegando. Essas paradas eram patrocinadas por grandes lojas de departamentos, como a Macy's.
A primeira vez que o termo Black Friday foi utilizado, ao que sabemos, foi em 1951. Porém, não tinha nada a ver com compras: a expressão foi usada para se referir ao fato de que muitos trabalhadores faltavam ao trabalho na sexta-feira depois da Ação de Graças para aproveitar um feriado prolongado.
Mais tarde, em 1975, o termo já apareceu no jornal The New York Times, afirmando que esse seria o dia mais movimentado do ano para comércio e trânsito. No começo dos anos 1980, ele já era usado por todo o país.
O que será que a Black Friday reserva para o ano de 2019?
De acordo com uma pesquisa do Google, que coletou dados de 2500 brasileiros online e offline, a intenção de compra para essa data aumentou 58% em relação a 2018. Além disso, o gasto médio estimado será R$1330. A pesquisa revelou que a categoria na qual mais pessoas pretendem comprar é a de smartphones, seguida por computadores.
Entre os pesquisados, o preço é o principal fator para a decisão, mencionado em 46% das respostas. Confiança e nível de serviço estão por trás dos fatores mencionados no restante das respostas.
Outra informação importante é que 38% dos consumidores deve comprar online, e 25% dos consumidores deve adotar a compra multicanal, sendo que 36% dos entrevistados pretendem fazer compras por meio de apps.
Como a pesquisa do Google revela, as expectativas de negócios para a Black Friday de 2019 são muito positivas, especialmente para as empresas que têm uma forte presença online. Então, a melhor dica para vender mais nessa data é construir uma presença online para a sua empresa.
Investir em anúncios – Google Ads, Facebook Ads – é uma alternativa interessante para conseguir aumentar o número de visitas para o site da sua empresa, considerando que faltam poucas semanas para a Black Friday. Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago apresenta resultados rapidamente!
Outra boa alternativa é apostar em vídeos. Enquanto os vídeos são um formato de conteúdo muito poderoso, ele ainda não é tão explorado pelas empresas. Então, fazer um vídeo profissional sobre a Black Friday na sua empresa e publicar nos canais certos definitivamente vai conquistar a atenção da sua audiência e destacar seu negócio da concorrência.
Outro aliado do seu negócio na Black Friday são as redes sociais, como Facebook e Instagram. Você pode usá-las para criar um sentimento de antecipação dos seus seguidores em relação às ofertas especiais de Black Friday. Construa um pouco de mistério em relação ao que a sua empresa vai oferecer. Assim, as chances de que os seus seguidores efetivamente comprem alguma coisa vão aumentar.
Até o e-mail pode ser uma boa ferramenta para vender mais na Black Friday. Uma sequência bem elaborada de e-mails permite ir preparando sua lista de contatos para a data, despertando curiosidade, trabalhando para quebrar as principais objeções. Assim, quando a Black Friday chega, os leads estão aquecidos e mais propensos a fechar uma compra.
Porém, tenha em mente que não adianta nada gerar tráfego ou aquecer os leads, se as pessoas chegarem ao seu site e não encontrarem lá nenhum bom incentivo para comprar. Ou seja, é preciso desenvolver um planejamento de uma campanha de vendas inteligente. Pense em como você pode criar uma campanha com apelo para os seus clientes, por meio de:
Tenha especial atenção com os itens que você escolhe colocar em oferta. Usar a Black Friday pode aumentar a saída de produtos que vendem pouco, mas não é necessariamente assim. Se o produto tem pouca saída porque é muito caro, as promoções de Black Friday podem ajudar; se ele tem pouca saída porque não desperta o interesse dos clientes, não é um desconto que vai resolver o problema.
Para terminar, uma dica extremamente importante: não caia na armadilha do "tudo pela metade do dobro". Em outras palavras, não tente confundir os clientes com ofertas falsas. Por um lado, isso prejudica a ética do seu negócio e pode causar sérios danos à reputação da marca. Por outro lado, hoje existem várias ferramentas que ajudam o consumidor a identificar quais ofertas são verdadeiras e quais não são.
Ficou interessado em apostar no vídeo como instrumento para divulgar sua empresa e atrair mais clientes, mas não tem certeza de que esse é o caminho ideal? Então, aproveite para descobrir porque o vídeo é indispensável para o seu negócio!