Em muitos casos as imagens e as fotos transmitem uma mensagem muito melhor do que um texto. Por isso, ao fotografar e usar uma foto de qualidade para apresentar seus produtos, seja no site ou nas redes sociais, pode atingir resultados muito superiores do que com uma descrição escrita.
Esse pode até parecer um comentário óbvio; mas, então, por que será que tantas empresas utilizam mal a foto como instrumento para impulsionar as vendas, no site e nas redes sociais?
Se você admite que está nessa situação, chegou a hora de resolver o problema e descobrir como é possível utilizar as imagens para valorizar seus produtos e vender mais. Tudo que você precisa saber está nesse guia de fotos. Então, pegue sua câmera e vamos explorar o assunto e começar a fotografar!
Afinal de contas, será que a foto realmente contribui para o marketing digital? Existem muitas razões pelas quais podemos dizer que sim.
Primeiramente, a imagem ajuda a capturar a atenção. Segundo, ela é mais facilmente processada. Em terceiro lugar, tem um alto potencial de viralização. Em quarto lugar, apela mais diretamente às emoções.
E, quando falamos especificamente das imagens de produtos, elas transmitem segurança a quem vai comprar. O fato de conseguir ver o produto no seu site pode derrubar algumas das objeções iniciais do consumidor.
Esses são apenas alguns exemplos das vantagens de usar imagens. Porém, não é qualquer imagem que vai trazer esses benefícios. Você precisa trabalhar com foto de qualidade; e isso não significa apenas fotos de alta resolução.
Você pode ter muitas definições do que é uma boa foto, uma foto de qualidade. Porém, de maneira geral, o segredo é procurar pelas seguintes qualidades:
A regra geral é que as fotos devem aproximar o máximo possível o cliente do produto, através da tela do computador.
Agora, você já sabe porque as fotos importam e como determinar se uma foto é boa. A próxima coisa que precisa aprender são os principais erros que as pessoas cometem quando vão produzir ou escolher uma foto.
O primeiro erro é usar uma foto qualquer, genérica, retirada de bancos de imagem ou, ainda pior, do site de um concorrente. Essa pode ser a maneira mais fácil de conseguir uma foto que parece tirada por um profissional, mas tem o efeito contrário ao desejado.
Quando o cliente acessa seu site e não vê fotos originais, ele perde a confiança e pode decidir, por causa disso, não fazer a compra. O mesmo vale para as redes sociais: Facebook e Instagram podem impulsionar sua marca, mas apenas se o conteúdo que você posta lá – especialmente as fotos de produtos – forem reais e originais.
O segundo erro é usar uma foto que não permite ver bem e entender bem o produto. Quando isso acontece, a foto não agrega nenhum valor para o consumidor; não colabora para resolver as dúvidas que ele pode ter sobre o produto; é simplesmente descartável.
Se a foto está lá apenas para ocupar espaço, ela não desempenha seu papel de aproximar o cliente do produto. Ou seja, ela não colabora para facilitar e mover as vendas.
O terceiro erro é não usar o poder emocional das fotos para gerar mais engajamento. Por exemplo, você exibe seu produto sozinho, em um fundo branco, em vez de usar uma foto com uma situação real de uso.
Finalmente, chegamos à questão principal, como fotografar? Afinal, como você pode criar e usar fotos de qualidade, que ajudem a levar o marketing digital da sua empresa para outro nível?
A primeira dica é que você não precisa comprar uma câmera profissional. Nós não perdemos muito tempo falando sobre resolução, cor, iluminação, mas todos esses elementos com certeza também impactam a experiência do visitante do site com as fotos dos seus produtos. Porém, para isso, muitas câmeras de smartphone são hoje mais do que suficientes para fotografar e ter um bom resultado.
Se você tiver que investir em algo, que seja em um bom tripé. Ele ajuda a estabilizar a câmera, e esse único detalhe já eleva consideravelmente a qualidade do resultado final.
A segunda dica é dedicar o mesmo cuidado para planejar as fotos que você dedica para planejar os conteúdos em si. Faça um brainstorming, pesquise referências. Tire várias fotos e peça uma segunda opinião, para definir qual foi a melhor.
A terceira dica é tentar manter uma identidade em comum entre as fotos usadas. De preferência, que essa identidade seja coerente com a identidade da marca, como já foi apontado antes.
As cores, por exemplo, ajudam a fazer isso de maneira muito sutil. Se todas as fotos mantiverem a mesma paleta de cores que o logo da empresa, sempre que alguém vir uma foto dos seus produtos, vai imediatamente associá-la mentalmente com a marca.
Também é válido dedicar um esforço à edição das fotos. Por melhor que você seja com a câmera, o resultado bruto de uma foto só pode chegar até certo ponto. Para ter uma imagem realmente única e profissional, seu melhor aliado será o Photoshop.
Talvez você esteja preocupado com o nível de dificuldade envolvido para criar e usar fotos de qualidade no seu site, nas redes sociais e em outros canais de divulgação.
Esse é mais um motivo pelo qual vale a pena contratar uma agência de marketing digital: ela vai trabalhar junto com você, considerando seus objetivos estratégicos, para planejar e executar cada aspecto da estratégia de marketing – inclusive a produção das fotos de produtos.
Quer saber mais do que uma agência de marketing pode fazer por sua empresa? Veja porque contratar uma agência para gerenciar suas redes sociais!