Entre em contato
(48)98441-3400
contato@monking,com.br

Dicas para fotografar seus produtos espetacularmente

Eduardo Vieira
fotografar produtos

Em muitos casos as imagens e as fotos transmitem uma mensagem muito melhor do que um texto. Por isso, ao fotografar e usar uma foto de qualidade para apresentar seus produtos, seja no site ou nas redes sociais, pode atingir resultados muito superiores do que com uma descrição escrita.


Esse pode até parecer um comentário óbvio; mas, então, por que será que tantas empresas utilizam mal a foto como instrumento para impulsionar as vendas, no site e nas redes sociais?


Se você admite que está nessa situação, chegou a hora de resolver o problema e descobrir como é possível utilizar as imagens para valorizar seus produtos e vender mais. Tudo que você precisa saber está nesse guia de fotos. Então, pegue sua câmera e vamos explorar o assunto e começar a fotografar!


Porque usar a foto no marketing digital


Afinal de contas, será que a foto realmente contribui para o marketing digital? Existem muitas razões pelas quais podemos dizer que sim.


Primeiramente, a imagem ajuda a capturar a atenção. Segundo, ela é mais facilmente processada. Em terceiro lugar, tem um alto potencial de viralização. Em quarto lugar, apela mais diretamente às emoções.


E, quando falamos especificamente das imagens de produtos, elas transmitem segurança a quem vai comprar. O fato de conseguir ver o produto no seu site pode derrubar algumas das objeções iniciais do consumidor.


Esses são apenas alguns exemplos das vantagens de usar imagens. Porém, não é qualquer imagem que vai trazer esses benefícios. Você precisa trabalhar com foto de qualidade; e isso não significa apenas fotos de alta resolução.


O que é uma foto de qualidade


Você pode ter muitas definições do que é uma boa foto, uma foto de qualidade. Porém, de maneira geral, o segredo é procurar pelas seguintes qualidades:


  • Foto original, não apenas uma foto genérica de um produto que nem é o da sua empresa;
  • Mostrar os vários ângulos do produto;
  • Ter boa iluminação, permitindo visualizar os detalhes;
  • Demonstrar o produto em uso;
  • Apresentar as variações do mesmo produto (por exemplo, diferentes tamanhos e cores).

A regra geral é que as fotos devem aproximar o máximo possível o cliente do produto, através da tela do computador.


Principais erros no uso de fotos em marketing


Agora, você já sabe porque as fotos importam e como determinar se uma foto é boa. A próxima coisa que precisa aprender são os principais erros que as pessoas cometem quando vão produzir ou escolher uma foto.


O primeiro erro é usar uma foto qualquer, genérica, retirada de bancos de imagem ou, ainda pior, do site de um concorrente. Essa pode ser a maneira mais fácil de conseguir uma foto que parece tirada por um profissional, mas tem o efeito contrário ao desejado.


Quando o cliente acessa seu site e não vê fotos originais, ele perde a confiança e pode decidir, por causa disso, não fazer a compra. O mesmo vale para as redes sociais: Facebook e Instagram podem impulsionar sua marca, mas apenas se o conteúdo que você posta lá – especialmente as fotos de produtos – forem reais e originais.


O segundo erro é usar uma foto que não permite ver bem e entender bem o produto. Quando isso acontece, a foto não agrega nenhum valor para o consumidor; não colabora para resolver as dúvidas que ele pode ter sobre o produto; é simplesmente descartável.


Se a foto está lá apenas para ocupar espaço, ela não desempenha seu papel de aproximar o cliente do produto. Ou seja, ela não colabora para facilitar e mover as vendas.


O terceiro erro é não usar o poder emocional das fotos para gerar mais engajamento. Por exemplo, você exibe seu produto sozinho, em um fundo branco, em vez de usar uma foto com uma situação real de uso.


Como fotografar e usar foto de qualidade no seu marketing


Finalmente, chegamos à questão principal, como fotografar? Afinal, como você pode criar e usar fotos de qualidade, que ajudem a levar o marketing digital da sua empresa para outro nível?


A primeira dica é que você não precisa comprar uma câmera profissional. Nós não perdemos muito tempo falando sobre resolução, cor, iluminação, mas todos esses elementos com certeza também impactam a experiência do visitante do site com as fotos dos seus produtos. Porém, para isso, muitas câmeras de smartphone são hoje mais do que suficientes para fotografar e ter um bom resultado.


Se você tiver que investir em algo, que seja em um bom tripé. Ele ajuda a estabilizar a câmera, e esse único detalhe já eleva consideravelmente a qualidade do resultado final.


A segunda dica é dedicar o mesmo cuidado para planejar as fotos que você dedica para planejar os conteúdos em si. Faça um brainstorming, pesquise referências. Tire várias fotos e peça uma segunda opinião, para definir qual foi a melhor.


A terceira dica é tentar manter uma identidade em comum entre as fotos usadas. De preferência, que essa identidade seja coerente com a identidade da marca, como já foi apontado antes.


As cores, por exemplo, ajudam a fazer isso de maneira muito sutil. Se todas as fotos mantiverem a mesma paleta de cores que o logo da empresa, sempre que alguém vir uma foto dos seus produtos, vai imediatamente associá-la mentalmente com a marca.


Também é válido dedicar um esforço à edição das fotos. Por melhor que você seja com a câmera, o resultado bruto de uma foto só pode chegar até certo ponto. Para ter uma imagem realmente única e profissional, seu melhor aliado será o Photoshop.

 

Talvez você esteja preocupado com o nível de dificuldade envolvido para criar e usar fotos de qualidade no seu site, nas redes sociais e em outros canais de divulgação.


Esse é mais um motivo pelo qual vale a pena contratar uma agência de marketing digital: ela vai trabalhar junto com você, considerando seus objetivos estratégicos, para planejar e executar cada aspecto da estratégia de marketing – inclusive a produção das fotos de produtos.


Quer saber mais do que uma agência de marketing pode fazer por sua empresa? Veja porque contratar uma agência para gerenciar suas redes sociais!

fale com a monking
Por Grupo Monking 02 ago., 2023
O marketing digital pode ser uma incrível fonte de oportunidades, mas também pode ser uma porta para furadas. Hoje, vamos dar algumas dicas de como não cair em armadilhas e aproveitar todo o potencial que o marketing tem para o seu negócio.
Dia Mundial do Rock: o gênero musical que tem tudo a ver com marketing
Por Grupo Monking 13 jul., 2023
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, um blog conteúdo especial falando dessa data tão importante para os amantes do rock e da música e sua relação intíma com o marketing.
Por Grupo Monking 13 jun., 2023
Grandes marcas conquistaram o amor e a fidelidade dos consumidores ao longo do tempo, e podemos aprender com suas estratégias. Neste blog, vamos explorar o que é branding, como grandes marcas fidelizam seus usuários e como você pode usar essas dicas valiosas para construir a sua marca.
Por Grupo Monking 23 mai., 2023
Você sabe como conquistar leads e oportunidades de negócio através do networking? Se liga nessas dicas e comece hoje já a colocá-las em prática!
Por Grupo Monking 10 mai., 2023
Se você é um profissional de marketing que deseja atuar na indústria musical, este blog é para você.
Por Grupo Monking 11 abr., 2023
Com o aumento da conscientização sobre a importância da inclusão social, muitas empresas de todos os lugares do mundo estão investindo em ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. Uma empresa que promove a inclusão social pode melhorar a imagem que o público tem dela, além de atrair e reter talentos mais variados e engajados. Hoje, trouxemos alguns estudos de casos de empresas que estão fazendo a diferença na promoção da inclusão social. Continua lendo para conferir!
Por Grupo Monking 09 mar., 2023
A gente sabe que inovação é a chave para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em um mundo em constante mudança. No entanto, muitas empresas lutam para implementar efetivamente a inovação em seus negócios. Quer entender o que não pode faltar em sua empresa para garantir a inovação? Se liga nesse checklist completo para uma inovação bem-sucedida! De cultura interna até a tecnologia de ponta, tudo o que é necessário para inovar e se destacar no mercado. Fortalecimento da cultura Uma cultura de inovação é fundamental para fazer com que as ideias floresçam e sejam implementadas. É importante incentivar e recompensar a criatividade e a inovação dentro da empresa. Para isso, crie um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas ideias e recebam feedback construtivo. Liderança comprometida A liderança deve estar comprometida com a inovação e dar o exemplo para o resto da empresa. Eles devem ser os defensores da inovação e investir tempo e recursos para torná-la uma realidade. Líderes abertos a experimentar novas ideias e abraçar o fracasso como parte do processo, abrem as portas para a inovação. Estrutura de inovação Criar uma estrutura dedicada à inovação, como uma equipe de inovação ou um laboratório de inovação, é crucial para o sucesso da inovação na empresa. Esta equipe deve ter acesso a recursos e apoio da liderança para testar e implementar ideias inovadoras. Tecnologia de ponta A tecnologia é uma parte fundamental da inovação em qualquer empresa. Investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual, pode ajudar sua empresa a inovar e se destacar no mercado. Mas lembre-se: é necessário ter uma equipe de TI comprometida e habilitada para implementar e gerenciar essas tecnologias. Parcerias e colaboração Colaborar com outras empresas traz ideias frescas. Mais repertório na mesa para trabalhar e pensar em formas diferentes de inovar. Inovação é mais sobre pessoas do que tecnologia em si. Pense nisso na hora de fazer networking e adicionar novas conexões ao seu dia a dia. Uma boa rede de apoio faz um novo mundo de inovação se abrir, começando de dentro para fora.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Na era digital, não há como negar o poder do conteúdo audiovisual. De TikToks a longas-metragens e comerciais de televisão, podemos comunicar nossas histórias e mensagens a milhões de pessoas em todo o mundo de maneiras que antes não eram possíveis. Nunca foi tão fácil criar visuais exclusivos, diálogos e músicas cativantes e mensagens poderosas que ressoam com os espectadores em um nível emocional. Mas como exatamente garantimos que essas histórias audiovisuais permaneçam? Para criar uma experiência envolvente para o espectador, você precisa de uma combinação de técnicas criativas de narrativa e elementos de produção especializados. Preparamos alguns pontos para você entender a importância do Audiovisual: O conteúdo audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas do mundo moderno, pois pode capturar nossa atenção e nos manter engajados O uso de conteúdo audiovisual pode ajudar a visualizar ideias e conceitos de maneiras que não são possíveis apenas com a linguagem escrita ou falada Uma apresentação audiovisual eficaz tem o potencial de influenciar, persuadir e inspirar o público que, de outra forma, seria difícil de alcançar As possibilidades criativas do conteúdo audiovisual nos permitem dar vida às histórias de uma forma que o texto e as fotografias não podem O uso de dispositivos audiovisuais como drones, animação 3D, realidade virtual etc. pode criar uma experiência verdadeiramente imersiva para os espectadores Ao alavancar o impacto das apresentações audiovisuais, marcas e empresas podem ficar à frente em um cenário digital em constante evolução Se você deseja que sua marca se destaque da multidão, pesquisar as possibilidades audiovisuais é uma ótima maneira de fazer isso. De conteúdo de vídeo e anúncios a podcasts e histórias baseadas em áudio, existem infinitas oportunidades para dar vida à mensagem de sua marca de forma criativa. Ao se envolver com um meio audiovisual, você também tem mais controle sobre como os clientes experimentam sua marca. Pense fora da caixa e explore o que os elementos audiovisuais podem fazer por você - você pode se surpreender com os resultados.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Você acabou de começar uma Startup e percebeu que o marketing é a única coisa entre você e o sucesso? Você deixou de criar uma estratégia de marketing sólida desde o início? Nesse caso, sua startup pode estar lutando para decolar. Mas é o seguinte: investir em marketing desde o início é essencial para criar um negócio de sucesso. Veja bem, o marketing não é apenas promover a si mesmo e fazer vendas, é estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes e nutrir relacionamentos até que eles se tornem seguidores leais. Sem um marketing adequado, mesmo as pequenas empresas não têm como atingir seu público potencial e desenvolver uma base de clientes saudável. Portanto, não cometa o erro de pular o marketing no início – invista nas estratégias certas, adote a fidelidade do cliente ao longo da vida e veja seu negócio decolar para novos patamares! Começar um negócio baseado em tecnologia pode ser assustador. Há muito em que pensar - desenvolvimento de produtos, experiência do usuário, marketing, jurídico e assim por diante. Mas a verdade é que, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você deve se concentrar no marketing desde o início . Aqui estão 6 dicas que ajudarão você a começar no caminho certo com seus esforços de marketing o mais rápido possível: 1. Comece com um plano sólido mapeando suas metas e objetivos para o seu negócio. 2. Desenvolva uma compreensão de quem é seu cliente ideal e como você pode alcançá-lo. 3. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca e aumentar sua autoridade digital. 4. Utilize as mídias sociais para se envolver com clientes em potencia l e difundir conhecimento sobre tendências emergentes. 5. Permanecer ágil para ajustar-se rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado local e globalmente. 6. Aproveite os insights orientados por dados para garantir que as decisões sejam baseadas em informações precisas e ajudem a aumentar o ROI. As startups têm uma oportunidade única de aproveitar o poder do marketing, mas muitos empreendedores não percebem isso. Investir em marketing não apenas cria reconhecimento e confiança da marca, mas também traz informações valiosas e feedback do cliente que podem ajudar a informar o desenvolvimento do produto. Você pode estar com um orçamento apertado, mas deve garantir que o marketing faça parte do seu plano de inicialização, porque sem ele você não conseguirá alcançar o sucesso que almeja. ..
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
Show More
Share by: