Você tem prestado atenção no seu pós-venda? Considerar a experiência de compra do produto ou serviço oferecido é uma possibilidade para fazer o seu negócio crescer mais ainda! O pós-venda é fundamental porque envolve o relacionamento entre a marca e o cliente.
É um grande engano achar que as vendas são finalizadas na entrega do produto ou do serviço. O pós-venda é de suma importância na retenção de clientes, sabia? E isso oportuniza a chance de mais ganhos futuros com aquele mesmo consumidor. Que tal descobrir estratégias para dar um up no seu pós-vendas? Siga conosco!
A palavra-chave aqui é relacionamento! O pós-venda é a oportunidade de seguir conquistando o cliente, e também uma chance de fazer com que ele permaneça com a sua marca, criando ainda a possibilidade de fidelização. Assim, ele não vai procurar a concorrência, que é tudo que você não quer, não é? Vale lembrar que, muitas vezes, manter o seu cliente é mais vantajoso a longo prazo do que se dedicar apenas a buscar novos consumidores.
Após o processo de aquisição e todo o investimento em atração e conversão, o cliente já teve sua experiência com a marca: conheceu bem o produto ou serviço, preencheu os dados e demonstrou interesse e confiança na empresa.
Ou seja, tem muito mais chances de comprar de novo do que alguém que ainda não teve contato com a sua marca. A dica aqui é, então, trabalhar na retenção de clientes, e não focar somente em atrair novos consumidores, como muitas empresas fazem.
A etapa do processo de venda que vem depois da compra efetuada é chamada de pós-venda. Ela tem o objetivo de reter o cliente para que seja possível continuar oferecendo as opções da sua marca. E isso vale tanto para produtos quanto para serviços! Ao acompanhar o consumidor nessa fase, os ganhos podem ir além de somente uma venda pontual.
E não, o pós-venda não é apenas o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). É parte importante sim, porém os clientes desejam se sentir valorizados pela marca para que possam voltar em todo o processo. Por isso, tem algumas estratégias que podem ajudar!
É preciso planejar ações de relacionamento e ter opções que vão além do SAC para que o pós-venda tenha resultados de fato. Nas empresas B2B, pode-se ter uma equipe de vendas que acompanha o cliente após o fechamento da venda, com atendimento personalizado atuando no sistema de consultoria.
Já nas empresas B2C, o investimento costuma ser no SAC mesmo e também em soluções mais automatizadas como, por exemplo, o e-mail marketing e o remarketing.
Confira como inovar na prática de maneira inteligente:
Você sabia que clientes fidelizados podem comprar até 10 vezes mais que novos compradores, de acordo com estudos da área? Outro dado se você ainda está em dúvida: um aumento de 5% na taxa de retenção pode significar um aumento de 25% a 95% nos lucros.
Por isso, é tão importante investir na retenção de clientes com o pós-venda! Mantendo o contato, você garante a satisfação do seu cliente, não o deixa esquecer da sua marca e ainda tem boas chances de novas vendas com os consumidores fiéis.
Além disso, outras vantagens são melhorar a reputação da empresa, com feedbacks positivos e auxílio com soluções ao resolver problemas do produto ou serviço e transformar os próprios clientes fidelizados em divulgadores, trazendo novos clientes e mais lucros. Mais que isso, pode acontecer a redução de custos, já pensou? Os clientes que compram novamente sem que você invista nas etapas iniciais de atração e conversão são pura vantagem!
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