Como temos acompanhado, o e-commerce de qualquer tipo de negócio se tornou prioridade esse ano em tempos de pandemia. Como consequência do isolamento social por causa da transmissão do novo coronavírus, os dados apontam um aumento imediato de consumidores no ambiente digital para realizar suas compras.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), o Brasil já passou da marca de mais 135 mil lojas virtuais desde o início da crise. Para ter uma ideia, antes desse período, eram, em média, 10 mil novas lojas por mês.
E você, já pensou em otimizar o seu processo de vendas online? Se ainda não, acompanhe como fazer isso com as dicas do post de hoje!
Aquele clássico “só entrei para dar uma olhadinha” não serve apenas para lojas físicas, sabia? Acredite: o consumidor online não é tão diferente, no mundo virtual isso acontece de certa forma também! Vale lembrar ainda que, muitas vezes, o processo de venda, dependendo do produto ofertado, começa antes mesmo do consumidor entrar na loja virtual.
Buscando uma decisão mais adequada com tantas opções atualmente, há muita pesquisa antes de realmente fazer a compra, com foco no melhor custo-benefício para aquele cliente. Hoje em dia, as pessoas encontram mais informações sobre determinado produto ou serviço na própria internet, seja para saber mais detalhes ou conferir a opinião de quem já adquiriu. Ou seja, confiança e reputação seguem sendo bases sólidas para expandir os seus negócios!
A dica aqui é acompanhar o que estão falando sobre a sua marca em canais como o Reclame Aqui ou as avaliações disponíveis no Google Meu Negócio. Além disso, o atendimento online nas redes sociais respondendo todas as dúvidas e comentários dos usuários também é importante e auxilia na tomada de decisão.
Os empreendedores estão percebendo que não se pode mais considerar apenas o produto ou serviço do seu negócio, mas sim a experiência de compra do consumidor como um todo. Por isso, é importante se autoquestionar:
Pode parecer óbvio para quem trabalha com digital já, mas na correria do dia pode ter escapado algum desses requisitos. E que fazem toda diferença no processo de compra! Que tal fazer um checklist para ajudar a verificar o que já está funcionando ativamente no seu ecommerce e o que ainda está faltando para acelerar mais ainda o seu processo de vendas?
Além disso, o comércio está enfrentando instabilidade, o que ocasiona mudanças rápidas, por isso, tem que ficar esperto e se atualizar, viu? Aqui no blog contamos sempre as últimas tendências do digital!
Sabe qual é uma das partes mais importantes do processo de venda? O checkout! É nessa etapa que você tem a chance de fazer o olho do cliente brilhar. E também nesse momento que o consumidor pode comprar mais rápido ou desistir. Aqui, vale avaliar alguns pontos como, por exemplo, processo para se cadastrar ou recuperar a senha, formas de pagamento disponíveis, valor do frete, tempo de entrega e ainda a confiabilidade do seu site.
Mas quais podem ser as estratégias para melhorar? As sugestões podem ser:
Realmente atrair os consumidores e fazê-los efetuarem a compra de fato não é um trabalho fácil, ainda mais com tanta competição. Por isso, vale reforçar a importância que falamos no começo do texto sobre a experiência de compra do usuário, que deve ser o mais pessoal possível. Por que isso?
Como um dos fundamentos do marketing digital refere, o vínculo emocional com a marca ainda é um dos pontos mais relevantes a ser considerado. E ele que permite que o seu cliente indique o seu produto ou serviço para outras pessoas no futuro!
Que tal notificar o cliente com todas as etapas de entrega logo depois de receber o pedido? Mesmo que o serviço de entrega seja terceirizado, é muito válido acompanhar o cumprimento dos prazos de entrega, evitando assim que consumidor fique frustrado com possíveis demoras.
Outra dica aqui é disponibilizar canais de atendimento que possam solucionar de maneira rápida e prática esse tipo de contratempo, que pode acontecer eventualmente por motivos externos. Ninguém está ileso de que ocorram problemas, a diferença que mais conta para o consumidor será a agilidade ao retornar e o tipo de solução que a marca vai oferecer.
É fundamental para o negócio treinar os seus colaboradores para que eles possam oferecer um atendimento de qualidade, o que traz mais chances de encantar o seu cliente e manter aquele brilho no olho que o fez comprar de você, lembra? Assim, ele terá uma boa experiência de compra final, o que possibilita reter o cliente, e, quem sabe, trazer outros novos!
Que tal adicionar uma pesquisa no e-mail de notificação de entrega do produto? Para que haja mais chances do cliente responder o questionário e possa compartilhar sua experiência, você pode incentivar oferecendo uma recompensa, como um voucher especial de desconto. No desenvolvimento dessa pesquisa, outra dica é ser breve e objetivo nas perguntas, para não ocupar muito o tempo da pessoa.
Para completar, vale reforçar que vender no e-commerce não é um processo frio e distante. As estratégias de marketing digital precisam envolver o usuário, entregando conteúdo e valor. E, sempre que possível, é interessante que trabalhar na humanização dos canais de comunicação da marca para, assim, se aproximar do cliente e deixar o relacionamento mais fluído ainda.
E aí, já está pensando em como aplicar? Conte conosco!