A Google é uma gigante da tecnologia e já faz parte das vidas da maioria das pessoas, tanto em suas atividades pessoais quanto profissionais. Quando você precisa de uma informação, é a ele que você recorre. Porém, as ferramentas do Google vão muito além do simples mecanismo de busca, sabia?
Nesse artigo, você vai descobrir algumas das principais ferramentas do Google e como elas podem ser utilizadas para o benefício do seu negócio – especialmente, claro, para o marketing digital. Confira!
Você com certeza já ouviu falar nas “palavras-chaves”, aqueles termos que ajudam seu conteúdo a ser encontrado nas buscas certas. Apesar de saber que elas são necessárias, talvez você fique em dúvida sobre como escolher as palavras-chaves certas, aquelas que vão trazer mais tráfego qualificado.
Para resolver esse problema, o Google Keyword Planner é uma das mais valiosas ferramentas do Google. Ele revela a média de pesquisas mensais para qualquer palavra-chave e até sugere palavras-chaves relacionadas.
Essa ferramenta faz parte do Google Ads, pois originalmente é uma ferramenta usada para escolher as palavras-chaves de anúncios virtuais, mas pode ser adotada para escolher as keywords de qualquer página, site ou conteúdo.
Fazer a pesquisa de palavras-chaves parece muito avançado? Então, você precisa conhecer outra das ferramentas do Google que torna essa tarefa ainda mais simples. É o Google Suggest.
Na verdade, você provavelmente já viu o Google Suggest em ação. Quando você começa a digitar uma pesquisa na página do buscador e ele completa automaticamente suas palavras, é essa ferramenta que está em ação.
O interessante é que as sugestões do Google sempre são baseadas no maior volume de buscas. Por isso, você pode usá-las como referência para escolher palavras-chaves.
Em uma estratégia de marketing, muito antes de se preocupar com palavras-chaves, você precisa se preocupar com os assuntos que vai abordar nos seus conteúdos. A verdadeira questão é: sobre o que sua audiência, seu público, quer ler (ou ouvir, ou assistir)? E, como você provavelmente já imagina, entre as ferramentas do Google, existe uma que vai ajudar a escolher os assuntos.
Essa ferramenta é o Google Trends. Ele mapeia a internet para verificar quais são os assuntos que estão “em alta” no momento.
Na verdade, o Google Trends revela muito mais do que isso; ele pode ser usado, por exemplo, para entender qual é a oscilação de interesse do público por um determinado segmento de mercado ao longo do tempo. Por isso, não é útil apenas para o marketing digital, mas pode ser usado até para escolher produtos ou serviços para investir.
Você quer ficar de olho em um certo assunto que é relevante para você ou para o seu negócio? Sim, as ferramentas do Google podem ajudar. Particularmente, você vai gostar do Google Alerts.
Não existe segredo. Você acessa o Google, pesquisa o assunto do seu interesse, clica na aba Notícias e, na parte inferior da página, clica no botão “Criar alerta”. Se já estiver logado com sua conta de e-mail do Gmail, ele vai vincular o alerta a essa conta. Então, sempre que uma nova notícia sobre esse assunto aparecer, você recebe uma notificação.
Talvez uma das ferramentas do Google mais úteis para quem tem um negócio seja o Google Meu Negócio. O que ela faz? Basicamente, permite preencher um “perfil” completo com as informações da sua empresa, como endereço, telefone, site, horários de funcionamento e até mesmo fotos da fachada.
Isso significa que, quando alguém fizer uma busca no Google que leve até sua empresa, ela vai aparecer com destaque nos resultados, exibindo todas as informações do perfil preenchido. Além da visibilidade, esse recurso traz mais confiabilidade para o negócio.
O Google Drive, que recentemente se tornou Google One, é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem.
Essa ferramenta permite que os arquivos salvos em uma máquina sejam acessados de qualquer outra máquina. Além disso, como os arquivos ficam salvos em nuvem, estão mais seguros, porque mesmo que a máquina sofra algum dano, eles não serão perdidos.
Entre as ferramentas do Google, essa é uma das poucas pagas. Porém, a boa notícia é que o valor é muito acessível. Com menos de R$10 por mês, você pode comprar 200gB de armazenamento, que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.
O Google Docs é uma das ferramentas do Google para concorrer com o Word, da Microsoft. O Google também tem alternativas ao Excel e ao PowerPoint. É um ótimo “combo” de trabalho.
Além de serem gratuitas, essas ferramentas podem ser acessadas pela internet (isto é, você não precisa fazer nenhum download) e os arquivos criados sincronizam automaticamente com o Google Drive, onde ficam armazenados em nuvem. Outra vantagem é que elas permitem que várias pessoas trabalhem no mesmo arquivo, de maneira colaborativa.
Todos os empreendedores têm uma coisa em comum: uma agenda cheia. Para conseguir organizar todos os seus compromissos, todas as reuniões, todas as tarefas, o Google Agenda é uma boa solução.
Com o Google Agenda, é possível criar lembretes, enviar convites para outras pessoas participarem do evento e cadastrar detalhes como o local ou o link para videoconferência. Outro recurso interessante é que a versão móvel desse recurso permite criar metas; você escolhe alguma meta importante para você, como ir à academia ou aprender inglês, e ele encontra e reserva automaticamente horários livres na sua agenda para essa atividades. Assim, até você, que está ocupado cuidando do seu negócio, pode ter tempo para suas metas pessoais!
A sua agenda é sincronizada automaticamente em todos os dispositivos nos quais você tem essa ferramenta instalada. Ou seja, se você criar um evento no Google Agenda no seu computador, o seu smartphone vai avisar quando chegar a hora.
Nesse artigo, você viu sete ferramentas do Google que são extremamente úteis para seu negócio e para sua vida. Essa é apenas a ponta do iceberg, já que a Google está sempre desenvolvendo e lançando novos recursos, além de melhorar os que já existem.
Quer ficar por dentro de outras ferramentas do Google, e outros recursos em geral que vão ajudar a alavancar seu negócio? Acompanhe outros conteúdos exclusivos aqui no nosso blog!