Todo país tem seus feriados e festividades principais. No caso do Brasil, o Carnaval certamente ocupa um lugar de destaque nessa lista. É uma semana praticamente inteira, em que as pessoas não precisam trabalhar e podem se dedicar a outras atividades; inclusive, às compras. Então, fazer marketing no Carnaval é uma boa forma de aproveitar o potencial dessa data para vender mais.
Até aqui, você provavelmente não teve muita dificuldade para entender que existe uma oportunidade a ser explorada com o marketing no Carnaval. Porém, é a partir desse ponto que tudo se complica: afinal, quais ações você pode desenvolver para beneficiar seu negócio nesse período de sazonalidade?
Essa é a questão que vamos responder nesse artigo, apresentando quatro dicas para o marketing no Carnaval. Confira!
Sazonalidade é o termo que usamos para nos referir a um movimento de aumento nas vendas em períodos específicos. Para uma empresa que vende brinquedos, por exemplo, o Dia das Crianças e o Natal representam os principais períodos de sazonalidade!
O Carnaval também pode ser um caso de sazonalidade, desde que você saiba aproveitar bem. No entanto, cuidado para não começar a trabalhar muito em cima da hora! A preparação precisa ser feita com antecedência, para realmente atingir os resultados esperados.
Bem antes do Carnaval, as pessoas já começam a pesquisar sobre a data: qual fantasia usar, onde passar o feriado, até informações sobre a história dessa comemoração tão "brazuca". Você pode aproveitar esse interesse que acompanha naturalmente o carnaval para produzir conteúdo que vai atrair mais tráfego para o site da sua empresa. Assim, você usa esse período para criar uma porta de entrada.
É claro que o conteúdo precisa ser produzido de maneira coerente; ele precisa ter alguma relação com o que a sua empresa faz ou oferece. Do contrário, essa porta de entrada também é uma porta de saída: as pessoas chegam ao seu site e vão embora.
Quer exemplos de como fazer um conteúdo coerente aproveitando os interesses do Carnaval? Veja esses:
Esses são apenas exemplos para você se inspirar. A proposta é encontrar uma ligação entre as informações que as pessoas normalmente pesquisam nessa época do ano e as atividades da sua empresa. Então, produzir um conteúdo que utilize essa ligação, não para vender, mas para trazer mais visitantes aos canais online do negócio, como seu site.
O Carnaval é uma festa que tem um grande apelo para os olhos, com as fantasias, os blocos, os carros alegóricos. Você pode trazer um pouco mais desse espírito para as redes sociais da sua empresa, compartilhando conteúdos audiovisuais (fotos, vídeos) com essa temática, para conseguir mais curtidas e compartilhamentos.
Essa estratégia vai ajudar a dar mais visibilidade para a sua empresa. Porém, se você quer resultados de verdade, não pode parar aí. Os conteúdos visuais são uma boa forma de ganhar atenção, mas você precisa aproveitar o momento para converter. Cuidado para não se distrair com os likes e esquecer do que realmente importa, as vendas.
Se você quer aumentar as vendas rapidamente nesse período, o marketing no Carnaval pode incluir uma campanha especial. Essas campanhas, é claro, devem estar contextualizadas com a festividade. Esse pode ser o incentivo que falta para alguns clientes que estão prontos para comprar com a sua empresa, e só precisam de um empurrãozinho.
Uma boa dica é usar a força das redes sociais para que essa campanha atinja o máximo de pessoas. Por exemplo, você pode pedir que os clientes publiquem fotos usando o seu produto durante o carnaval, para concorrer a um prêmio.
Por um lado, isso vai estimular as vendas entre as pessoas que já conhecem o produto e querem participar da campanha; mas por outro, vai permitir que mais pessoas descubram o item em questão. É uma forma diferente de publicidade.
O Carnaval pode ser a época perfeita para aquecer sua lista de e-mails com uma mensagem especial. Já que a maioria das pessoas está em casa, você provavelmente terá uma taxa de abertura superior.
Que tal enviar um e-mail especial, com recomendações de conteúdos da sua empresa para ler no feriadão? Assim, você leva as pessoas da sua lista de volta para o site, onde elas poderão comprar. No mínimo, esse contato vai reforçar o relacionamento com a lista, e as vendas podem ser feitas em mensagens posteriores.
Só um aviso: depois de aquecer a lista no Carnaval, nada de esquecer dela até a Páscoa! Os melhores resultados aparecem quando você trabalha sua lista de e-mails com regularidade. Acredite, essas pessoas que cederam suas informações de contato querem falar com você, desde que você tenha valor a agregar com suas mensagens!
E aí, que tal iniciar os preparativos para aproveitar a sazonalidade desenvolvendo ações de marketing no Carnaval? Se não sabe por onde começar, o melhor ponto de partida são os seus clientes. Busque entender melhor o perfil deles e como eles geralmente passam o Carnaval.
Não se esqueça de que algumas dessas ações, como o conteúdo, são realizadas uma vez e trazem resultados para sempre. Se você tem um bom artigo no site da sua empresa, as pessoas vão chegar até ele em todos os Carnavais. Por isso, os resultados tendem a ser melhores, ano após ano.
Quer mais dicas sobre como aproveitar as datas especiais para fazer ações de marketing que vão alavancar as vendas? Acompanhe a Monking no Facebook, Instagram e YouTube!