A internet é, sem dúvida, a grande plataforma para divulgar e vender produtos e serviços. Seja, por meio das redes sociais ou dos mecanismos de busca, ter uma presença digital é imprescindível para qualquer negócio.
Mas, será que o marketing digital para lojas físicas funciona mesmo? Essa dúvida é comum entre muitos empresários, que acreditam que apenas negócios online devem investir em marketing digital. Afinal, como levar a audiência da internet para um estabelecimento físico?
Parece difícil, mas nem todo mundo que usa a internet para pesquisar sobre um produto ou serviço quer comprar online. Aliás, pesquisar antes de sair de casa para comprar em um estabelecimento físico é mais comum do que se imagina. Neste artigo, você entenderá porque seu negócio offline também deve estar na internet. Confira!
Não importa se o negócio é online ou offline. Ter uma presença digital é importante para fortalecer sua marca. Afinal, todos os públicos estão na internet, expostos a conteúdos de diversas empresas, o tempo todo.
Para se ter uma noção, só no Brasil há 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Trata-se de uma fatia de 64,7% da população, segundo o IBGE. Só isso já é motivo suficiente para que sua marca tenha uma presença online.
Além disso, o marketing digital conta com ferramentas que ajudam a segmentar seu público. Dessa forma, é possível direcionar seus conteúdos às pessoas com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.
Direcionar a audiência do marketing digital para lojas físicas não é apenas possível, mas também uma estratégia muito inteligente. E uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o sistema de geolocalização, presente na maioria dos dispositivos.
Sim, o GPS do celular é muito mais que uma forma de encontrar o melhor caminho para chegar aos lugares! Trata-se de um mecanismo poderoso que pode ser usado em favor do marketing digital para lojas físicas.
Um exemplo é o crescente número de pesquisas no Google com termos como “perto daqui” ou “aberto agora”. Esse tipo de pesquisa traz ao usuário resultados de estabelecimentos físicos nas proximidades, com base em sua localização. Buscas assim têm grandes chances de se converter em vendas, pois atendem a decisões imediatas. Por isso é tão importante que sua empresa tenha uma presença digital e seja encontrada nessas pesquisas.
Sair de casa para ir de loja em loja procurando por um produto é coisa do passado. Hoje, o cliente pesquisa antes, para ir diretamente ao lugar certo. Ou seja, a jornada do consumidor integra o online e o offline. Foi o que mostrou uma pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Provokers.
Segundo o levantamento, 96% dos consumidores buscam informações na internet antes de escolher uma loja física. O mesmo estudo apontou que 95% escolhem os produtos online antes de comprar na loja física. E outros 87% usam a internet para verificar, antes de sair de casa, se o estabelecimento tem o produto. Afinal, ninguém quer perder a viagem.
O marketing boca a boca, ou buzz marketing, ainda é uma estratégia muito eficiente. E nada melhor do que ter pessoas falando de sua marca na internet. O próprio Facebook disponibiliza recursos que fortalecem esse tipo de estratégia, como os posts de recomendações.
Neles, os usuários pedem sugestões de produtos e serviços. Em resposta, seus amigos marcam páginas de empresas que conhecem e nas quais confiam. As avaliações nas páginas comerciais também são muito úteis. Por lá, clientes dão feedback sobre os serviços da empresa, o que pode encorajar novos consumidores na jornada de compra.
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Portanto, estar na internet não é exclusividade de negócios online! Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!