É comum que empresas que sempre investiram em marketing tradicional sintam-se perdidas ao entrar no mundo do marketing digital. Saiba por onde começar!
A transformação digital mudou a forma de fazer marketing. Hoje, muitas empresas tradicionais já entenderam que precisam estar na internet, mesmo que o negócio propriamente dito não seja online. E investir em marketing digital é o caminho para criar essa presença na internet.
Mas é comum que quem sempre investiu em publicidade tradicional sinta-se perdido ao entrar no mundo do marketing digital. Daí vem a dúvida: por onde começar? Devo focar nas redes sociais ou comprar anúncios no Google? Posso fazer sozinho ou devo contratar uma agência?
Foi pensando em solucionar essas e outras dúvidas que escrevemos este post. Nele, vamos mostrar os caminhos para começar a trabalhar o seu marketing digital.
O marketing digital dispõe de ferramentas que possibilitam a segmentação de público. Assim, em vez de direcionar sua publicidade para todos os lados, é possível impactar as pessoas certas, com mais chances de interagir com seu negócio.
É por isso que o primeiro passo para começar no marketing digital é conhecer o seu cliente. Nessa modalidade de marketing, trabalha-se com a ideia de personas. Ou seja, um retrato do perfil de seu consumidor, com informações que vão desde idade, gênero e profissão até seus interesses, hobbys, desejos e problemas.
Ao conhecer profundamente seu consumidor, a empresa consegue segmentar de forma mais assertiva o conteúdo produzido. Dessa forma, as chances de fechar negócio são maiores.
Depois de conhecer o perfil de seu cliente, é fundamental que sua empresa esteja nas redes sociais. Mas não pode ser em qualquer uma, nem precisa estar em todas. O ideal é que seu negócio esteja naquelas onde seu público está.
Página criada e com a identidade visual da empresa, então, é importante começar a produzir conteúdo. Podem ser imagens, fotos, posts, enquetes, vídeos, entre outros. O objetivo com isso é criar conexão entre a marca e o público.
É por isso que o conteúdo produzido deve ser interessante, afinal, sua marca disputará a atenção do cliente com amigos, parentes, páginas de humor e até com outras empresas. Portanto, o conteúdo deve ser pensado de forma estratégica para agradar e atrair a atenção do público.
Ao começar a trabalhar com ações de marketing digital, é comum que sua empresa seja pouco conhecida no ambiente online. Por isso, os resultados podem demorar para aparecer se você não impulsionar suas campanhas.
No entanto, não basta clicar no botão “Impulsionar publicação” e digitar os números de seu cartão de crédito. É preciso que esse impulsionamento seja feito de forma estratégica para atingir o público correto. Caso sua empresa possua um site, também é possível pagar por anúncios no Google. Essa é uma forma de tornar sua marca conhecida pelos consumidores que fazem buscas relacionadas ao seu produto ou serviço.
Paralelamente às ações pagas nas redes sociais e no Google, é preciso pensar, também, em estratégias de longo prazo. Ou seja, sua empresa deve construir uma presença digital sólida para que continue sendo vista e encontrada pelos clientes, mesmo quando não estiver pagando por essa visibilidade. É por isso que as ações nas redes sociais devem ter como foco o engajamento.
Em outras palavras, é necessário que seu público crie boas conexões com sua marca e esteja sempre disposto a interagir com ela. Para que isso aconteça, é necessário investir em bons conteúdos continuamente. E, caso sua empresa tenha um site, o ideal é mantê-lo sempre atualizado, com bons conteúdos, também para garantir o engajamento com a marca.
Além disso, o site deve ser otimizado pelas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são estratégias para que a página seja encontrada espontaneamente nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.
A presença online de sua empresa é
muito importante para ser tratada de qualquer jeito. Por isso, é necessário contar com bons profissionais que façam o trabalho de marketing digital. O ideal é contratar uma agência especializada. Todo nosso pessoal da Monking está preparado para tirar suas dúvidas.
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