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Redes sociais: Como preservar a reputação da marca

Eduardo Vieira
reputação da marca

As redes sociais são um caminho de mão dupla para os negócios. Elas ajudam a empresa a criar conexões com seu público e ampliar seu mercado. Porém, ao mesmo tempo, são capazes de destruir a reputação da marca se não forem bem administradas.


Ficar de fora do marketing digital não é uma opção. Afinal, a internet é cada vez mais influente nas decisões de compra dos consumidores. E isso vale, inclusive, para empresas cujo modelo de negócio é exclusivamente físico. O problema é que qualquer deslize tem o potencial de causar sérios danos à reputação da marca em poucos minutos. Pode ser um post que dá margem à dupla interpretação ou até uma campanha que, sem perceber, fere os direitos de alguma minoria.


Mas, como posicionar uma empresa na internet sem correr o risco de perder mercado ou manchar a marca? A resposta você encontrará neste post, que preparamos para responder a essa pergunta. Acompanhe!


O que é a reputação da marca?


Você certamente vai a algum estabelecimento com mais frequência que a outros. Sua escolha pode ser baseada na qualidade do serviço, na limpeza do local ou nos preços.


Por outro lado, é muito provável que haja algum lugar onde você jamais vá, seja pelos preços altos, por ser um local sujo ou por oferecer um serviço de má qualidade. Portanto, sua decisão de onde fazer suas compras é pautada pela imagem que você, enquanto consumidor, tem daquela empresa. Isso é o que chamamos de reputação da marca.


No marketing digital, essa reputação é construída e preservada dia após dia. E isso é feito a partir do posicionamento da empresa na internet e, principalmente, nas redes sociais, incluindo seu relacionamento com clientes nos canais virtuais de comunicação.


O que pode prejudicar a imagem da empresa?


Cada ação de uma empresa nas redes sociais deve ser pensada estrategicamente. Caso contrário, a marca pode não atingir seus objetivos ou até prejudicar sua própria imagem. Entre os deslizes mais comuns estão:


  • Publicações com duplo sentido A ambiguidade pode ser utilizada de forma proposital e criativa na publicidade. Porém, quando isso ocorre de maneira acidental, a mensagem tende a não produzir o efeito esperado;
  • Politicamente incorreto É muito importante que a marca preveja como sua mensagem será recebida pelo público. Muitas vezes, a publicação pode ser interpretada como ofensiva, ainda que sem intenção;
  • Erros gramaticais Sabe aqueles errinhos que, muitas vezes, passam despercebidos? Eles podem ser compreendidos como desleixo ou falta de profissionalismo. Em alguns casos, a marca pode até virar piada se o erro for muito evidente;
  • Não saber lidar com críticas Por mais que se faça um bom trabalho, críticas negativas sempre podem aparecer. O problema é quando a empresa responde ao cliente de forma inadequada. Isso só amplia a repercussão da crítica e ainda pode colocar em dúvida a reputação da marca.

Como preservar a reputação do negócio?


O grande erro de muitas empresas é acreditar que o marketing digital é algo secundário, que pode ser administrado de qualquer jeito. Na verdade, a presença do negócio na internet deve ser tratada com cuidado e prioridade. É por isso que fala-se tanto em planejamento e estratégia.


Afinal, cada passo dado pela marca nas redes sociais ou na internet em geral deve ser feito de forma inteligente, considerando todas as variáveis envolvidas nesse processo, como público, linguagem e objetivos. Somente com profissionalismo é possível alcançar todo o potencial que o marketing digital tem a oferecer.


Por isso é tão importante que a empresa conte com a ajuda de especialistas preparados para entender o mercado, o público e saber traçar estratégias mais assertivas para o negócio.


O time da Agência Monking está à disposição para tirar suas dúvidas sobre marketing digital. Clique aqui e entre em contato agora mesmo.

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Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
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