As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Não é exagero dizer que, para muitos, o ato de checar as atualizações do Facebook e Instagram é a primeira coisa a ser feita ao acordar. E ao longo do dia, não é diferente.
O brasileiro passa 3 horas e 39 minutos conectado a essas plataformas, segundo pesquisa da Hootsuite. Com esses novos hábitos, o comportamento do consumidor também mudou. E já não dá mais para ignorar a influência que as mídias sociais exercem.
Frequentemente, uma decisão de compra é motivada por uma foto ou um vídeo. Quando não, passa pela ação de buscar mais informações sobre a marca, lendo comentários e avaliações. Uma pesquisa do instituto Ipsos revelou que 79% das pessoas se informam sobre a marca, produtos ou serviços na internet antes da compra. Outros 76% buscam opiniões e recomendações antes de fechar negócio.
E isso acontece, principalmente, em redes sociais como Facebook e Instagram. Sabendo da importância dessas plataformas, preparamos este artigo para mostrar a você como elas podem ser utilizadas para impulsionar sua marca. Confira!
Facebook e Instagram estão entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. A primeira é o grande ponto de convergência dos mais diferentes tipos de público. Basicamente, todo mundo está por lá. Só no Brasil, são 139 milhões de usuários ativos, praticamente toda a população com acesso à internet no país.
Já o Instagram conta com 57 milhões de perfis ativos atualmente no Brasil. A rede social de fotos e vídeos, que pertence ao Facebook, é famosa por revelar influenciadores digitais. Além disso, 60% dos usuários dizem que já descobriram um produto ou serviço novo pela plataforma.
Os números demonstram a importância dessas duas redes sociais para os negócios. Veja agora como Facebook e Instagram podem contribuir para que sua marca alcance o público certo e conquiste mercado:
Quase todo mundo está no Facebook e Instagram. Mas não é todo mundo que sua marca pretende atingir. Pode ser que seu produto seja voltado apenas para mulheres adultas ou, então, para homens que possuem barbas longas.
O fato é que não faz sentido impactar o maior número de pessoas possível sem qualquer critério. A grande vantagem das redes sociais, porém, é a possibilidade de segmentar seu público por interesses, localização geográfica, comportamento e dados demográficos.
Assim, quando bem feitas, as campanhas alcançam as pessoas certas, o que, na prática, significa que a empresa pode focar em se relacionar com seus clientes em potencial.
Diferentemente das mídias tradicionais, as redes sociais têm o potencial de criar engajamento entre marcas e clientes. Com o filtro e a linguagem adequados para interagir com os consumidores, a marca pode criar fortes conexões com seu público.
Uma forma de aumentar ainda mais esse engajamento é por meio de vídeos. Tanto no Facebook quanto no Instagram, o audiovisual é uma poderosa ferramenta. Para se ter uma noção, esse formato gera 1.200% mais envolvimento que outros conteúdos, segundo a WordStream.
No caso dos Stories, do Instagram, um terço das histórias mais vistas são de empresas. Isso significa que as pessoas estão abertas e, principalmente, interessadas nos conteúdos produzidos pelas marcas.
Outra vantagem das redes sociais é que os resultados de todas as ações da empresa podem ser mensurados. É possível saber quantas pessoas foram alcançadas, quantas interagiram com a marca e até quantas rejeitaram determinado conteúdo.
Dessa forma, fica mais fácil de avaliar o que está funcionando e o que não está. Assim, a empresa pode rever sua estratégia quando perceber que algo não está dando tão certo. Ao mesmo tempo, pode empregar mais esforços naquilo que tem apresentado bons resultados.
Com o tempo, cada ação da marca vai ficando mais assertiva. E isso refletirá em aumento de vendas e na autoridade de empresa frente a seus clientes.
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