Para quem tem um perfil no Instagram, as notificações de novo seguidor e de curtida nas fotos trazem um sentimento de satisfação. Afinal, eles significam que o seu conteúdo está despertando interesse nas pessoas. Se essas notificações não estão chegando com a frequência que você gostaria, existem táticas que você pode adotar para conseguir resultados melhores, seja ganhar mais curtidas ou aumentar o número seguidores.
Neste artigo, vamos apresentar dicas para aumentar seguidores do seu perfil no Instagram. E a melhor parte é que você não precisa ser especialista em marketing digital para entender e aplicar essas dicas; são ideias simples, que você pode colocar em ação hoje mesmo. Vamos lá?
Qualquer ideia que você possa ter para aumentar seguidores só vai dar certo se você tiver muita clareza sobre si mesmo e sobre a sua audiência. Então, você tem que começar refletindo sobre algumas questões. Por exemplo:
Quem é você, no Instagram? Qual é a imagem e a mensagem que você quer passar? Qual é o seu objetivo com o seu perfil?
Quem é o seu seguidor? Quais são as atividades dele nas redes sociais? O que ele espera encontrar, seguindo você, em termos de conteúdo?
No fim, essas respostas ajudam no posicionamento do seu perfil e, portanto, permitem fazer escolhas melhores sobre o que você deve publicar no seu Instagram.
Um jeito simples que pode ajudar você a aumentar seguidores rapidamente é fazer parcerias com outras contas de Instagram. Quando você faz uma parceria, os seguidores do seu parceiro começam a seguir o seu perfil também, e vice versa. Por isso, é uma estratégia em que os dois saem ganhando.
Para que isso realmente traga bons resultados, no entanto, é importante que o seu parceiro tenha uma audiência similar à sua. Por exemplo, a audiência de um perfil para gestantes não tem muita relação com a audiência de um perfil para gamers (amantes de jogos eletrônicos); portanto, mesmo com a parceria, o número de novos seguidores conquistados será pequeno.
Sempre que possível, também, procure fazer parcerias com contas que já têm uma audiência maior do que a sua. Conquistar o parceiro, nesses casos, é mais fácil se você tiver alguma coisa para oferecer. Por exemplo, se é uma conta que vende algum produto ou serviço, você pode fazer a divulgação para os seus seguidores, em troca do apoio para aumentar seguidores.
Existem maneiras mais simples do que a parceria para ganhar visibilidade com seu perfil do Instagram? Sim, existem! As principais são através de reposts e hashtags.
Um repost é a republicação do conteúdo de uma outra conta. Não se trata de plágio, porque você identifica quem foi o autor original do conteúdo. É bem similar ao "compartilhar", do Facebook, ou o "retweet", do Tweeter.
A vantagem do repost é que você pode aproveitar excelente conteúdo, sem cometer nenhuma falta de ética. E a qualidade do conteúdo sempre ajuda a aumentar seguidores. Só tem um detalhe: essa função não é nativa do app. Em outras palavras, você precisa de um aplicativo específico, o Repost for Instagram.
As hashtags são como palavras-chave, indicadas pelo símbolo "#". Toda vez que você coloca uma hashtag no seu post do Instagram, ele fica indexado junto com todos os outros posts que usam a mesma hashtag. Então, quando um usuário pesquisa por essa palavra-chave, o seu post aparece, mesmo que ele não seja seu seguidor. Aí, se o conteúdo for relevante e interessante, ele provavelmente começará a seguir o seu perfil, para ver mais!
Use apenas as hashtags que façam sentido em relação ao conteúdo que você está publicando. Se você publica uma foto de um evento de literatura e coloca a hashtag "#fitness", seu post vai ser encontrado por milhões de pessoas que pesquisam fitness no Instagram. No entanto, essas pessoas vão perceber logo de cara que o conteúdo é irrelevante para eles, e não vão se interessar. Ou seja, você não ganha nada com isso.
O calendário de conteúdo é uma ferramenta que permite organizar sua estratégia do Instagram, para que ela seja mais eficiente. Com o calendário, você determina o que vai postar e quando. Ele obriga você a planejar seus conteúdos e a escolher o melhor momento para publicação.
Em relação à frequência das suas publicações, não se esqueça de que tanto o excesso quanto a falta são problemas.
Tenha em mente que o tempo de vida útil de um post de rede social é cerca de 4 horas. Publicar com mais frequência do que isso pode desengajar os seguidores que você já tem; por outro lado, publicar com menos frequência não trará a visibilidade que é necessária para aumentar seguidores.
Além disso, existem dias e horários que são considerados ideais para publicar, porque apresentam picos de usuários online. Eles podem variar conforme o perfil dos seus seguidores; vale a pena fazer alguns testes para descobrir quando seus conteúdos alcançam mais pessoas.
Outro ponto importante é que, quando você adota um calendário de conteúdo, pode preparar seus posts com antecedência, pois já sabe o que vai publicar no futuro. Combine isso com uma ferramenta de agendamento da publicação, como Hootsuite ou mLabs.
Assim, mesmo que você tenha algum imprevisto e não consiga produzir nada, sua conta não ficará inativa. Você vai aumentar seguidores ainda que não esteja trabalhando!
Neste artigo, você viu quatro dicas práticas para aumentar o número de seguidores no Instagram. Porém, precisamos deixar um aviso: o número de seguidores é apenas uma métrica. Existem muitos outros fatores envolvidos para determinar se a sua estratégia de redes sociais está realmente tendo sucesso!
Além disso, no Instagram, seu conteúdo são fotos. Então, se você quiser divulgar seus produtos, precisa tirar fotos de qualidade. Quer saber mais? Confira nossas dicas para fotografar seus produtos espetacularmente!