Entre em contato
(48)98441-3400
contato@monking,com.br

A comunicação precisa ser diferente com cada geração!

Eduardo Vieira
comunicação

Já dizia o sábio: "você diz que seus pais não te entendem, mas você não entende seus pais". Pois é, a interação entre as diferentes gerações e a dificuldade de comunicação entre elas já rendeu até música do Legião Urbana.


Porém, não é só nas relações familiares que a questão das gerações importa; se você tem um negócio e quer promover um marketing eficiente, saiba que isso afeta – e muito – o seu trabalho.


Para um marketing eficiente, a comunicação precisa ser diferente com cada geração. A abordagem que você usa para falar com seu cliente precisa levar em consideração o fato de ele ser um baby boomer ou um millenial faz toda diferença.


Nesse artigo, você vai entender melhor as gerações e como deve ser a comunicação da sua marca com cada uma delas.


Entenda as gerações


Existem diferentes maneira de dividir e entender as gerações, dependendo do interesse. Os sociólogos vão usar certas categorias; os historiadores usam outras. No nosso caso, o que nos interessa é a visão do marketing.


Atualmente, cinco gerações principais dividem espaço no planeta: Baby Boomers, Gen X, Gen Y, Gen Z e Alpha. Veja as principais características de cada uma, de acordo com o Dossiê da Rock Content.


Geração Baby Boomers


É composta por pessoas que nasceram entre 1940 e 1960; portanto, que têm cerca de 60 a 80 anos. São descritos como idealistas, combativos, disciplinados e coletivistas. Atualmente, concentram uma parte significativa da riqueza e são responsáveis pelas principais tomadas de decisão.


Geração X


É composta por pessoas que nasceram entre 1960 e 1980; portanto, que têm cerca de 40 a 60 anos. Ainda traz consigo algumas das principais características dos Baby Boomers, como a disciplina, o respeito à hierarquia e o desejo de estabilidade; porém, também é mais individualista e competitiva do que a geração anterior.

 

Geração Y ou Millennials


É composta por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995; portanto, que têm cerca de 25 a 40 anos. São flexíveis diante da mudança, apreciam a inovação e buscam desafios. Também são questionadores e imediatistas. Preferem a ousadia à estabilidade. Em muitos casos, priorizam experiências, em vez de bens tangíveis.


Geração Z


É composta por pessoas que nasceram entre 1995 e 2010; portanto, que têm cerca de 10 a 25 anos. Algumas de suas características são ativismo, engajamento e senso crítico. São mais pragmáticos e realistas do que os Millenials. Devido a crescerem em um período de maior incerteza sobre o futuro, a estabilidade volta a ser importante para essa geração.


Geração Alpha


É composta por pessoas que nasceram a partir de 2010; portanto, que têm até 10 anos. Ainda sabe-se pouco sobre eles, mas uma das apostas que podemos fazer é que, da mesma maneira que a Gen Y foi afetada pelo surgimento da internet e a Gen Z pela mobilidade, a Geração Alpha deve ser afetada pela inteligência artificial.


A comunicação com as gerações


A comunicação com as diferentes gerações deve levar em consideração as características principais de cada uma, como você acabou de ver. Isso se reflete em vários aspectos:


  • a escolha da linguagem;
  • os tópicos abordados;
  • a perspectiva em cima dos tópicos.

Por exemplo, imagine que uma empresa de eletrônicos quer criar uma peça de marketing digital sobre um novo smartphone que está lançando no mercado.


Para se comunicar com os Baby Boomers e Gen X, ela pode destacar o custo-benefício e reforçar que é uma compra inteligente. Assim, apela para o perfil equilibrado dessas gerações.


Para se comunicar com os Gen Y, ela pode destacar o status da marca e enfatizar o fato de que eles vão conseguir ser mais produtivos do que seus colegas com a ajuda daquele aparelho. Assim, apela para o perfil mais individualista e competitivo dessa geração.


Para se comunicar com os Gen Z, ela pode destacar que todos estão comprando e ressaltar que o aparelho permitirá conectar-se e colaborar com os amigos. Assim, apela para o perfil coletivista dessa geração.

Perceba que é o mesmo produto; porém, dependendo da geração do consumidor, a linha de argumentação mais efetiva muda completamente.


Outro exemplo: para se comunicar com gerações mais "antigas", os Baby Boomers e Gen X, dados e fatos são muito importantes. Enquanto isso, para se comunicar com as gerações mais novas, Millenials, Gen Z e até Alphas, muitas vezes nem é preciso usar palavras; em vez disso, eles preferem emojis, gif's e, mais recentemente, os memes.


Cuidado com as gerações


Antes de encerrar esse artigo, precisamos deixar para você um recado importante: cuidado com as gerações. Não caia na armadilha de acreditar cegamente nessa informação.


Em primeiro lugar, não existe um consenso absoluto sobre as gerações; por exemplo, as datas exatas em que cada geração começa é um ponto sobre o qual muitos discordam. Em segundo lugar, dentro de uma mesma geração, existem muitos perfis diferentes. As pessoas podem compartilhar alguns traços, mas não outros. Nem todo Millenial é individualista; nem todo Gen Z é idealista.


Imagine duas pessoas: uma do sexo masculino, nasceu em São Paulo, de classe social A ou B, tem ensino superior completo; outra do sexo feminino, nasceu no Ceará, de classe social C, com ensino básico incompleto. Mesmo que os dois sejam Millenials, sem dúvida, existem diferenças importantes entre eles, certo? E essas diferenças precisam se refletir na comunicação.


Por isso, você não deve reduzir seus clientes a uma visão generalista. Saber com qual geração você está falando é apenas uma parte do trabalho; você precisa ir mais a fundo e desenvolver uma persona (ou várias personas) dos seus clientes.


Uma persona é uma representação bastante detalhada, que inclui a informação sobre a geração, mas também traz muitas outras informações relevantes sobre o perfil do cliente: sexo e gênero, classe social, localização, escolaridade, formação, profissão, interesses, e assim por diante. A persona, então, orienta as principais decisões de marketing.


Quer aprender mais sobre comunicação em marketing? O vídeo é considerado um dos meios mais eficientes para falar com os clientes. Então, aproveite para descobrir porque o vídeo é indispensável para o seu negócio!

fale com a monking
Por Grupo Monking 02 ago., 2023
O marketing digital pode ser uma incrível fonte de oportunidades, mas também pode ser uma porta para furadas. Hoje, vamos dar algumas dicas de como não cair em armadilhas e aproveitar todo o potencial que o marketing tem para o seu negócio.
Dia Mundial do Rock: o gênero musical que tem tudo a ver com marketing
Por Grupo Monking 13 jul., 2023
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, um blog conteúdo especial falando dessa data tão importante para os amantes do rock e da música e sua relação intíma com o marketing.
Por Grupo Monking 13 jun., 2023
Grandes marcas conquistaram o amor e a fidelidade dos consumidores ao longo do tempo, e podemos aprender com suas estratégias. Neste blog, vamos explorar o que é branding, como grandes marcas fidelizam seus usuários e como você pode usar essas dicas valiosas para construir a sua marca.
Por Grupo Monking 23 mai., 2023
Você sabe como conquistar leads e oportunidades de negócio através do networking? Se liga nessas dicas e comece hoje já a colocá-las em prática!
Por Grupo Monking 10 mai., 2023
Se você é um profissional de marketing que deseja atuar na indústria musical, este blog é para você.
Por Grupo Monking 11 abr., 2023
Com o aumento da conscientização sobre a importância da inclusão social, muitas empresas de todos os lugares do mundo estão investindo em ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. Uma empresa que promove a inclusão social pode melhorar a imagem que o público tem dela, além de atrair e reter talentos mais variados e engajados. Hoje, trouxemos alguns estudos de casos de empresas que estão fazendo a diferença na promoção da inclusão social. Continua lendo para conferir!
Por Grupo Monking 09 mar., 2023
A gente sabe que inovação é a chave para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em um mundo em constante mudança. No entanto, muitas empresas lutam para implementar efetivamente a inovação em seus negócios. Quer entender o que não pode faltar em sua empresa para garantir a inovação? Se liga nesse checklist completo para uma inovação bem-sucedida! De cultura interna até a tecnologia de ponta, tudo o que é necessário para inovar e se destacar no mercado. Fortalecimento da cultura Uma cultura de inovação é fundamental para fazer com que as ideias floresçam e sejam implementadas. É importante incentivar e recompensar a criatividade e a inovação dentro da empresa. Para isso, crie um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas ideias e recebam feedback construtivo. Liderança comprometida A liderança deve estar comprometida com a inovação e dar o exemplo para o resto da empresa. Eles devem ser os defensores da inovação e investir tempo e recursos para torná-la uma realidade. Líderes abertos a experimentar novas ideias e abraçar o fracasso como parte do processo, abrem as portas para a inovação. Estrutura de inovação Criar uma estrutura dedicada à inovação, como uma equipe de inovação ou um laboratório de inovação, é crucial para o sucesso da inovação na empresa. Esta equipe deve ter acesso a recursos e apoio da liderança para testar e implementar ideias inovadoras. Tecnologia de ponta A tecnologia é uma parte fundamental da inovação em qualquer empresa. Investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual, pode ajudar sua empresa a inovar e se destacar no mercado. Mas lembre-se: é necessário ter uma equipe de TI comprometida e habilitada para implementar e gerenciar essas tecnologias. Parcerias e colaboração Colaborar com outras empresas traz ideias frescas. Mais repertório na mesa para trabalhar e pensar em formas diferentes de inovar. Inovação é mais sobre pessoas do que tecnologia em si. Pense nisso na hora de fazer networking e adicionar novas conexões ao seu dia a dia. Uma boa rede de apoio faz um novo mundo de inovação se abrir, começando de dentro para fora.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Na era digital, não há como negar o poder do conteúdo audiovisual. De TikToks a longas-metragens e comerciais de televisão, podemos comunicar nossas histórias e mensagens a milhões de pessoas em todo o mundo de maneiras que antes não eram possíveis. Nunca foi tão fácil criar visuais exclusivos, diálogos e músicas cativantes e mensagens poderosas que ressoam com os espectadores em um nível emocional. Mas como exatamente garantimos que essas histórias audiovisuais permaneçam? Para criar uma experiência envolvente para o espectador, você precisa de uma combinação de técnicas criativas de narrativa e elementos de produção especializados. Preparamos alguns pontos para você entender a importância do Audiovisual: O conteúdo audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas do mundo moderno, pois pode capturar nossa atenção e nos manter engajados O uso de conteúdo audiovisual pode ajudar a visualizar ideias e conceitos de maneiras que não são possíveis apenas com a linguagem escrita ou falada Uma apresentação audiovisual eficaz tem o potencial de influenciar, persuadir e inspirar o público que, de outra forma, seria difícil de alcançar As possibilidades criativas do conteúdo audiovisual nos permitem dar vida às histórias de uma forma que o texto e as fotografias não podem O uso de dispositivos audiovisuais como drones, animação 3D, realidade virtual etc. pode criar uma experiência verdadeiramente imersiva para os espectadores Ao alavancar o impacto das apresentações audiovisuais, marcas e empresas podem ficar à frente em um cenário digital em constante evolução Se você deseja que sua marca se destaque da multidão, pesquisar as possibilidades audiovisuais é uma ótima maneira de fazer isso. De conteúdo de vídeo e anúncios a podcasts e histórias baseadas em áudio, existem infinitas oportunidades para dar vida à mensagem de sua marca de forma criativa. Ao se envolver com um meio audiovisual, você também tem mais controle sobre como os clientes experimentam sua marca. Pense fora da caixa e explore o que os elementos audiovisuais podem fazer por você - você pode se surpreender com os resultados.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Você acabou de começar uma Startup e percebeu que o marketing é a única coisa entre você e o sucesso? Você deixou de criar uma estratégia de marketing sólida desde o início? Nesse caso, sua startup pode estar lutando para decolar. Mas é o seguinte: investir em marketing desde o início é essencial para criar um negócio de sucesso. Veja bem, o marketing não é apenas promover a si mesmo e fazer vendas, é estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes e nutrir relacionamentos até que eles se tornem seguidores leais. Sem um marketing adequado, mesmo as pequenas empresas não têm como atingir seu público potencial e desenvolver uma base de clientes saudável. Portanto, não cometa o erro de pular o marketing no início – invista nas estratégias certas, adote a fidelidade do cliente ao longo da vida e veja seu negócio decolar para novos patamares! Começar um negócio baseado em tecnologia pode ser assustador. Há muito em que pensar - desenvolvimento de produtos, experiência do usuário, marketing, jurídico e assim por diante. Mas a verdade é que, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você deve se concentrar no marketing desde o início . Aqui estão 6 dicas que ajudarão você a começar no caminho certo com seus esforços de marketing o mais rápido possível: 1. Comece com um plano sólido mapeando suas metas e objetivos para o seu negócio. 2. Desenvolva uma compreensão de quem é seu cliente ideal e como você pode alcançá-lo. 3. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca e aumentar sua autoridade digital. 4. Utilize as mídias sociais para se envolver com clientes em potencia l e difundir conhecimento sobre tendências emergentes. 5. Permanecer ágil para ajustar-se rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado local e globalmente. 6. Aproveite os insights orientados por dados para garantir que as decisões sejam baseadas em informações precisas e ajudem a aumentar o ROI. As startups têm uma oportunidade única de aproveitar o poder do marketing, mas muitos empreendedores não percebem isso. Investir em marketing não apenas cria reconhecimento e confiança da marca, mas também traz informações valiosas e feedback do cliente que podem ajudar a informar o desenvolvimento do produto. Você pode estar com um orçamento apertado, mas deve garantir que o marketing faça parte do seu plano de inicialização, porque sem ele você não conseguirá alcançar o sucesso que almeja. ..
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
Show More
Share by: