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Checklist essencial para produção de conteúdo

Eduardo Vieira
produção de conteúdo

Quer aprender tudo sobre produção de conteúdo para gerar leads qualificados e ter um maior retorno sobre seu investimento em marketing?


Para ajudar nessa missão, compartilhamos aqui a nossa experiência no assunto e como alcançamos o sucesso para nossos clientes. Acompanhe.


Checklist para produção de conteúdo


Produzir conteúdo é um trabalho a muitas mãos. É difícil para uma ou duas pessoas sozinhas darem conta de tudo, especialmente quando falamos de consistência de produção. Esse é um dos pré requisitos para alcançar um bom desempenho com sua estratégia.


Portanto, não deixe de conferir nossa dica especial no fim deste artigo para facilitar a produção de conteúdo da sua empresa. Além disso, que tal já salvar esta página para não se esquecer de nada depois?


Etapa 1: Planejamento


Criação de um calendário editorial


O primeiro passo, e que ajudará na constância de publicações, é elaborar um cronograma de comunicação. Aí entram questões como:


  • Qual será a frequência de publicações?
  • Quantos conteúdos serão destinados a cada fase do funil de vendas?
  • Quais conteúdos combinam mais com cada época do ano?

Se a produção de conteúdo ainda é recente na sua empresa, vale intensificar a frequência de publicações no começo, postando de dois a cinco novos conteúdos por semana. Isso contribuirá para a otimização nos mecanismos de busca e dará mais possibilidades de engajamento com o público.


Mapeamento de feriados e datas comemorativas


Uma forma de ajudar a preencher o calendário editorial é ficar de olho nas datas importantes do seu segmento. Eventos do setor e da sua própria empresa, como lançamentos de produtos ou serviços e comemorações, também fazem parte dessa agenda. Pensar nisso com antecedência evitará que algum conteúdo indispensável fique para a última hora ou, pior, seja esquecido.


Benchmarking de concorrentes e referências do setor


Outra dica é estudar o que seus concorrentes estão produzindo em marketing de conteúdo. Mas, atenção! O objetivo não é copiar, e sim ver quais são as estratégias que estão funcionando (ou não) para eles e como sua empresa pode fazer melhor.


Use essas e outras fontes que sejam relevantes no seu setor para ter um termômetro do que mais engaja com o público-alvo. Com o passar do tempo, você terá seus próprios dados nos quais basear suas estratégias.


Etapa 2: Pesquisa


Mapeamento de palavras-chave do ecossistema da marca


A partir do planejamento, sua equipe tem ideia de quantos conteúdos precisa produzir, em que momentos e o que costuma funcionar com o público.


Obviamente, sua empresa fará uma produção de conteúdo voltada apenas aos temas que lhe dizem respeito, para atrair as pessoas certas para seu negócio.


Portanto, foque nas palavras-chave de cauda curta e de cauda longa que tenham relação mais próxima com sua marca. Para descobrir quais são, no começo é possível usar inclusive algumas ferramentas gratuitas, como o Ubersuggest, o Planejador de Palavras-Chave e o Google Trends. É só pesquisar algum termo essencial do seu negócio que elas darão dicas de palavras-chave relacionadas nas buscas on-line.


Levantamento de dúvidas frequentes e assuntos de interesse


Outra ferramenta gratuita para usar na sua estratégia de produção de conteúdo é o próprio Google. O recurso do Google Suggest, por exemplo, mostra sugestões de pesquisas relacionadas ao digitar algo no campo de busca. Isso dá uma boa ideia de como o público interage com determinado assunto. O Google também mostra um campo de perguntas frequentes nos resultados das buscas. Só aí você já tem quatro temas para sua produção de conteúdo.


Além disso, conhecendo o seu público no dia a dia da empresa, busque identificar as dúvidas mais frequentes e perguntas que clientes têm sobre o seu produto ou serviço. Elas certamente serão um bom material para os conteúdos da sua página e funcionam como uma ferramenta educativa sobre o seu setor.


Curadoria de materiais, portais e blogs relevantes no setor


Da mesma forma que pesquisou no mercado as práticas de conteúdo que tinham melhor desempenho, poderá coletar ideias de escrita nessas mesmas fontes. Quando forem fontes não concorrentes, como um portal de notícias do setor, você pode inclusive compartilhar algumas matérias importantes ou citá-las nos seus posts.


É sempre bom elencar profissionais e portais confiáveis dentro do seu setor. Buscar fontes confiáveis e seguras ajudam a transmitir um conteúdo mais qualificado e assertivo para o seu público.


Etapa 3: Pré-produção 


Briefing


Este é um documento indispensável para a criação de qualquer material de marketing. Nele é estabelecido o tom de voz da marca, o objetivo do conteúdo, para qual momento do funil de venda ele servirá, que tópicos devem ser abordados e a palavra-chave que será destacada em SEO.


Quanto mais detalhado for o briefing, mais certeira será a entrega.


Divisão de tarefas


Dependendo do formato, haverá mais ou menos funções de criação. Uma equipe de produção de conteúdo para blog, por exemplo, é diferente de uma equipe de produção de vídeo. O importante é saber quais profissionais serão necessários para o bom andamento do projeto e atribuir responsabilidades bem definidas a cada um.


Cronograma de prazos


Uma dessas responsabilidades é garantir que tudo ocorra no tempo determinado. Portanto, deixe claro os prazos de cada etapa, já considerando a necessidade de ajustes e aprovações para não atrasar o processo da equipe.


Etapa 4: Criação de texto


Crie um Título que atraia a atenção


Enfim chegamos às dicas da produção de conteúdo propriamente dito!


O título é a vitrine do seu conteúdo. Em até 60 caracteres (tamanho recomendado), ele precisa instigar o leitor a saber mais. O segredo está em apresentar a palavra-chave por meio de algum elemento que desperte a curiosidade:


  • Listas;
  • Números;
  • Perguntas;
  • Verbos no imperativo;
  • Ou algo surpreendente.

Argumentação


O recheio da produção de conteúdo são os argumentos usados para educar e convencer o público, prezando por boas práticas de SEO, pela facilidade de leitura e pela correção da escrita.


Uma dica essencial é focar na necessidade da persona, em vez de falar só do produto ou da marca. Afinal, o leitor quer se informar sobre o problema e os desafios dele. Seu negócio entra uma resposta ou conclusão aos argumentos, e não como um fim em si próprio do conteúdo.


Chamada para ação


Para funcionar, a produção de conteúdo deve ter um objetivo bem definido. Isso deve estar claro no call to action (CTA), geralmente colocado no final do texto. Essa chamada para ação é um convite para o consumidor dar um próximo passo no funil de vendas: ver um conteúdo mais aprofundado ou mesmo entrar em contato.


Etapa 5: Criação de arte


Seleção de imagens


O sucesso do conteúdo depende sempre do engajamento de uma dupla: redação e arte. Texto e arte precisam conversar, fazer sentido e atrair o público. Imagens bem selecionadas e tratadas serão fundamentais para gerar engajamento com o público.


Busque estabelecer uma identidade visual para a sua marca, que diferencie o seu estabelecimento da concorrência e destaque os pontos fortes do seu produto ou serviço. Unificar a comunicação com um padrão bem definido é essencial para fortalecer o branding da marca e a identificação do público. Tenha sempre o cuidado de selecionar imagens de acordo com o manual de marca, para não destoar da sua linguagem visual.


Atente-se, também, como como cada rede redimensiona a imagem e adota um formato específico, procure manter a informação principal no centro dela.


Etapa 6: Publicação 


Revisão final


Para garantir que o público tenha uma boa experiência com o material, vale dar uma última revisada. O texto está livre de erros? As imagens conversam com o texto? O conteúdo é relevante para os objetivos de briefing? Se sim, pode publicar.


Compartilhamento


Depois de tantas tarefas ao criar um conteúdo rico de informações, o compartilhamento deve fazer jus a todo o trabalho. Divulgue nas redes sociais, por e-mail e até por mensagem direta para as pessoas mais próximas e para seus maiores fãs. E não faça isso apenas uma vez — de tempos em tempos compartilhe novamente seus artigos para chamar a atenção das pessoas que não viram a publicação na primeira vez.


Como medida básica, dedique 50% do tempo à produção e outros 50% à divulgação do conteúdo. De quebra, essa prática ajudará sua empresa a ter mais frequência de postagens nas redes sociais.


Acompanhamento das interações


Sempre que postar algo, fique de olho nos engajamentos com o conteúdo. Responda os comentários para manter o post em destaque no feed das redes sociais e monitore o engajamento para avaliar o desempenho da publicação. Para fazer isso com agilidade, é recomendado ter um profissional dedicado a interagir com o público on-line.


Etapa 7: Monitoramento de resultados


Análise das métricas de desempenho da publicação


Conteúdo bom é aquele que engaja e ajuda nas conversões. Portanto, anote aí alguns indicadores para medir o sucesso das suas publicações:


  • Interação e engajamento: cliques, salvamentos, comentários e compartilhamentos;
  • Tempo de sessão na página (blogs) ou tempo de visualização (vídeos);
  • Taxa de abertura de links;
  • Leads conquistados graças ao conteúdo;
  • Proporção de acessos orgânicos, entre outros.

Categorização das publicações com melhor performance


Ao olhar para esses resultados, alguns padrões começam a surgir. Observe então quais abordagens, temas, formatos de publicação, títulos, imagens e até dias e horários de postagem funcionam melhor para sua estratégia.

Sem essa mensuração e análise do desempenho, é como dar tiros no escuro esperando atingir o alvo.


Retroalimentação: recomeçando o ciclo


A produção de conteúdo não tem uma conclusão definida. Pense nela como um ciclo ao qual sua empresa estará constantemente retornando.


Com base nos seus melhores resultados, você poderá ter um parâmetro para criar novos conteúdos e editar os passados. Mas cuidado para não escrever nada em pedra: os interesses do público mudam com o tempo e seu negócio precisa ficar de olho nesse movimento.


Por que contar com uma agência de marketing digital?


Vimos até aqui uma lista enorme de tarefas e de competências diferentes, não é mesmo?

Vamos, então, recapitular todas as etapas de produção de conteúdo:


  1. Planejamento: calendário editorial, mapeamento de datas, benchmarking;         
  2. Pesquisa: palavras-chave, dúvidas e assuntos de interesse, curadoria de fontes;
  3. Pré-produção: briefing, divisão de tarefas, prazos;
  4. Criação de texto: título, argumentação, chamada para ação;
  5. Criação de arte: imagens, outros elementos, SEO das imagens;
  6. Publicação: revisão final, compartilhamento, acompanhamento;
  7. Monitoramento de resultados: análise de métricas, categorização, retroalimentação.

É um trabalho imenso! Por isso tantas empresas têm dificuldade em ter constância na produção de conteúdo. Além disso, já imaginou o custo de reunir uma equipe interna com tantos talentos diferentes?


Para simplificar todo esse processo, uma agência de marketing digital como a Monking é a solução ideal. Temos uma equipe com profissionais especializados em cada uma das áreas de criação e otimização da comunicação, com experiência em trazer resultados para nossos clientes.


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