Responda rápido: o que é uma boa estratégia de SEO para você? Acredita que usar palavras-chave nos textos é suficiente para atrair cliques? Se sim, pode estar perdendo o grande potencial do texto alternativo de imagem (alt text).
Neste artigo, vamos mostrar essa forma diferente de melhorar seu ranqueamento nas buscas on-line e atrair visitantes para suas páginas. Fique por dentro!
O futuro das buscas na internet será cada vez mais visual. Para 62% dos consumidores das novas gerações, a pesquisa por imagem já é mais desejada que outras tecnologias na jornada de compra.
A Moz revela também que 27% das pesquisas entre os maiores buscadores on-line nos Estados Unidos são feitas no Google Imagens. Além disso, em quase um terço das páginas de resultados do Google aparece uma sugestão como esta:
Ainda segundo a Moz, essas imagens recomendadas recebem 3% de todos os cliques no buscador.
Como visto, usar imagens na sua estratégia de SEO funciona para atrair visitantes. Mas não só isso — elas são capazes de melhorar seu conteúdo:
No entanto, aí surge um problema. Os buscadores não conseguem “ler” as imagens como nós. Então, de que modo o Google sabe o que são fotos de calças masculinas quando alguém pesquisa por elas, como no exemplo acima? Essa é a função do texto alternativo de imagem para descrevê-las.
Também conhecido como “alt text”, “descrições alt” ou apenas “descrição”, o texto alternativo de imagem é uma breve descrição em palavras da imagem que fica escondida no código de HTML para os casos em que a figura não possa ser visualizada.
O texto alternativo de imagem tem algumas utilidades. Uma das principais é auxiliar as pessoas com alguma dificuldade de visão a entender o conteúdo das páginas. A descrição pode, assim, ser lida como texto por uma ferramenta específica.
Outra função é descrever as imagens quando, por algum motivo, elas não podem ser carregadas pelo site. Nesses casos, uma falha técnica, a limitação de um dispositivo ou o uso de um bloqueador de imagem não prejudicará o entendimento delas.
Com relação a SEO, os mecanismos de buscas se valem dessas descrições para saber o que as imagens mostram. Assim, podem exibir resultados precisos aos usuários.
O texto alternativo de imagem também será usado para avaliar a relevância do conteúdo, impactando o ranqueamento das suas páginas nas buscas on-line. Por isso, é essencial dominar esse recurso na produção de conteúdo.
Embora seja um texto dentro do código da página, não é preciso ter conhecimento de programação para inserir alt text nas imagens.
Ao usar uma ferramenta de CMS (content management system, ou sistema de gerenciamento de conteúdo), é possível incluir título, legenda e descrição junto da imagem.
No WordPress, por exemplo, essas informações são solicitadas quando se insere uma imagem nos artigos.
Então, o alt text automaticamente ficará oculto no código sob o atributo “alt=” e só será usado quando a imagem não puder ser visualizada e nas buscas on-line.
O grande segredo do texto alternativo de imagem não está em como inseri-lo na página, mas em como escrever a descrição corretamente. Confira, então, alguns exemplos práticos para melhorar a escrita dos alt texts.
O primeiro passo para fazer um bom alt text é fornecer os detalhes essenciais para que alguém tenha uma ideia razoável do que se trata a foto ou ilustração mesmo de olhos fechados. Lembre-se: no marketing digital, quanto mais específicas as informações fornecidas, mais qualificado o visitante chegará às suas páginas.
Nessa foto, um texto alternativo de imagem ruim seria apenas: alt:“massa” Agora, podemos melhorar o texto e deixá-lo mais claro: alt:“prato de farfalle ao pesto com tomate e folhas verdes”.
Assim, as pesquisas que envolverem o termo “farfalle”, um tipo específico de massa, terão muito mais chances de apresentarem o conteúdo em questão. Mas foque no essencial: não é preciso falar do formato do prato ou da superfície da mesa a menos que sejam esses os temas do artigo.
Digamos que você esteja escrevendo um artigo com a palavra-chave de cauda longa “como usar sapato masculino sem meia”.
Nesse caso, como inseri-la também no texto alternativo da imagem para melhorar sua posição nas buscas? A dica aqui é nunca sacrificar o entendimento e a fluidez do alt text — que não deixa de ser um texto — para encaixar exatamente a palavra-chave. Prefira uma versão mais curta ou uma variação dos termos.
Essa foto poderia ter uma descrição pouco natural como:
alt=“homem sentado exemplo de como usar sapato masculino sem meia”
Ou descrever a cena mais espontaneamente, com pequenas adaptações e leitura facilitada:
alt=“homem sentado vestindo traje social e sapato sem meia”
Como “homem”, “vestindo” e “traje social” estão todos no campo semântico da moda masculina, essa solução contribui para a otimização nos mecanismos de busca.
Uma das dificuldades de trabalhar com bancos de imagens é que as fotos costumam ser genéricas. Elas podem ser descritas da mesma forma se você tem uma startup, uma instituição de ensino ou uma agência de marketing digital.
Portanto, o terceiro passo é recontextualizar o texto alternativo da imagem para sua área de atuação.
No caso da agência, um alt text fraco seria assim: alt=“mulher mostra notas na parede para colegas em reunião” É descritivo, mas sem relação direta com a empresa. Melhor seria: alt=“equipe de agência digital discute etapas da estratégia de marketing” Desse modo, tanto “agência digital” quanto “estratégia de marketing” podem atrair visitantes mais qualificados para o conteúdo.
Além desses passos, vale destacar as seguintes boas práticas de alt text.
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