Imagine ganhar 10 mil seguidores da noite para o dia. Não seria ótimo impulsionar desse modo suas redes sociais? Essa é uma tentação que leva muitas pessoas a comprar seguidores no Instagram, Facebook etc.
Mas essa é uma prática que vale a pena? Qual é o verdadeiro custo para seu marketing digital? Confira as respostas a seguir.
Vamos supor a seguinte situação: 1.000 pessoas entram em uma loja, enquanto no estabelecimento ao lado, que vende os mesmos tipos de produtos, entram apenas 100.
Qual dessas lojas você gostaria de ter?
Então considere que a primeira fez apenas 10 vendas com esses 1.000 visitantes. A segunda, no mesmo período, fez 50 vendas. Qual delas parece mais interessante agora?
A conversão é o que separa o joio do trigo nos negócios. Muitas empresas focam em métricas como quantidade de visitantes no site e número de fãs nas redes sociais sem considerar o impacto final. Por isso, é importante escolher muito bem suas métricas para responder se vale a pena comprar seguidores ou não.
Portanto, antes de trabalhar qualquer métrica na sua comunicação digital, é preciso analisar a qualidade dela e se tem impacto nas conversões.
O problema de comprar seguidores nas redes sociais é que, na maioria das vezes, o número de fãs é uma métrica de vaidade.
Como o exemplo da loja que atrai 1.000 visitantes e só faz 10 vendas, a quantidade nada tem a ver com qualidade. E comprar seguidores é pior ainda: nem são pessoas de verdade.
Uma rápida busca no Google revela diversas empresas que prometem uma chuva de followers e likes na sua conta. Mas de onde eles vêm? Na maior parte, de bots, contas inativas e usuários que nem falam sua língua. Como venderá algo para eles?
Se você consegue perceber claramente que são contas falsas, pode ter certeza que as pessoas reais que acessarem seu perfil também vão notar. Então, não somente você estará investindo em uma estratégia que não traz resultado no longo prazo, como afastará visitantes mais qualificados.
Afinal, quem quer seguir uma marca que é obrigada a comprar seguidores? Outro sinal de alerta para o público é o número baixo de interações. Se uma empresa tem 10.000 seguidores no Instagram e uma média de 10 curtidas por post, o conteúdo pode ser percebido como de baixo valor para acompanhar.
A resposta à questão de comprar seguidores é que não vale a pena. Além de comprometer a reputação digital da sua empresa, podemos listar outros motivos para não adotar essa prática.
O que parecia um atalho para o sucesso tornou-se um dos maiores problemas do marketing hoje em dia. Estima-se que essa prática de comprar seguidores ponha a perder 1,3 bilhão de dólares em ações que não geram qualquer resultado positivo para as marcas. Então, o que seu marketing pode fazer em vez de comprar seguidores?
Outra serviço comum oferecido na internet são bots que colocam sua conta para seguir pessoas e curtir postagens. A prática, aparentemente inocente, já é mais do que manjada e deve ter acontecido com você: a marca segue, curte as três últimas fotos e depois de alguns dias deixa de seguir.
Embora essa atividade seja melhor do ponto de vista de conexão com pessoas reais, esse ainda não é um engajamento verdadeiro. Se sua marca está dando os primeiros passos nas redes sociais, há outra forma de interagir com o público. Primeiro, saiba que esse começo exigirá um trabalho mais manual, mas compensará depois.
O que você fará é selecionar algumas contas de influenciadores dentro do seu segmento e identificar as marcas concorrentes. Siga os influenciadores, comente assuntos relevantes nas postagens deles e, com o passar do tempo, proponha parcerias de conteúdo para mesclar audiências e atrair mais visitantes para sua conta.
Siga também os fãs mais engajados deles, interaja quando conveniente e aproveite as oportunidades para mostrar as soluções que você oferece.