Vamos falar de conversão. No fundo, é a conversão que separa uma estratégia de marketing digital eficiente de uma estratégia fraca. Você pode ter 1.000.000 de seguidores na página do Facebook ou no perfil do Instagram da sua empresa; mas, se esses seguidores não são convertidos em leads e os leads em clientes, então esses números não trazem nenhum retorno concreto para o seu negócio. Desta forma, uma das metas essenciais de qualquer estratégia de marketing digital é aumentar a conversão.
O interessante é que o aumento de conversão não é muito diferente de uma engenharia: envolve uma série de testes e sempre existe alguma inovação surgindo. Por isso, é importante estar atento às tendências!
Nesse artigo, vamos ver algumas dicas para promover o aumento de conversão, de acordo com as tendências mais atuais para 2020. Confira!
Comunicação pessoal já demonstrou ser uma forma eficiente para o aumento de conversão, e a tendência é levar isso cada vez mais longe. No relacionamento com sua lista de e-mails, por exemplo, é possível fazer isso de maneira muito simples, inserindo na mensagem variáveis que permitem tratar cada contato pelo nome e passando a imagem de que o texto foi escrito especialmente para ele.
Mesmo quando esse recurso não está disponível, você ainda pode se comunicar de forma pessoal com o público. Basta escolher a linguagem adequada. Por exemplo, em uma postagem de rede social, escreva como se estivesse conversando com uma pessoa específica. Isso é o que chamamos de comunicação "one-to-one", ou seja, um a um.
O CTA é o momento em que você convoca seu público para realizar uma ação que vai converter o visitante em lead, ou o lead em cliente. Por isso, ele pode ser considerado o coração da conversão. Logicamente, se você deseja ver um aumento de conversão, precisa aprimorar os CTAs.
Até aqui, não falamos nenhuma novidade. A tendência é para os CTAs de redes sociais, especificamente, do Facebook. Agora a rede social permite criar anúncios com um botão de cadastro dentro do próprio Facebook.
Com o método tradicional, você precisa colocar um CTA para a pessoa sair do Facebook e visitar seu site, e outro CTA no site para que ela se cadastre na lista de e-mail. Agora, com esse botão disponível no Facebook, a pessoa não precisa sair da rede social para se cadastrar na sua lista de e-mail.
Resumindo, o processo torna-se mais simples e a taxa de conversão aumenta. Se você está construindo uma lista de e-mail para desenvolver relacionamento com seus leads, vale a pena explorar essa nova funcionalidade do Facebook!
Ao longo do processo de conversão, imagine só, se você precisasse enviar mensagens para cada pessoa individualmente; seria um trabalho absurdo, mesmo com um time de marketing. Por isso, softwares de automação de marketing são indispensáveis.
A tendência do momento é que as automações não se limitam mais apenas à comunicação por e-mail. Agora, é possível aplicar essa ferramenta nas redes sociais, como Facebook e Instagram, e até no Whatsapp. A vantagem é que certas audiências utilizam primariamente esses canais no dia a dia, o que significa que você pode alcançar taxas maiores de leitura e de conversão nas mensagens enviadas.
Porém, não se esqueça: o canal é apenas um dos elementos da estratégia de marketing. Implementar uma automação usando o Messenger, por exemplo, pode ajudar no aumento de conversão, mas não vai resolver a situação se a sua estratégia tiver problemas.
Dentro da sua audiência, você certamente tem grupos com características distintas; por exemplo, de gerações diferentes. Reconhecendo esses grupos, é possível criar mensagens específicas para cada um deles, com um potencial maior de conversão. É por isso que a segmentação da audiência é uma tática muito poderosa.
A tendência é que exista cada vez mais informação disponível para fazer essa segmentação. Um bom exemplo são os anúncios do Facebook. Você pode criar vários anúncios diferentes para a sua empresa, cada um deles focando em usuários com características diferentes. Na hora de determinar quem vai visualizar cada anúncio, é possível estabelecer critérios muito específicos, como o tipo de música que a pessoa gosta de ouvir. Combine a segmentação com a copy certa para cada perfil, e você terá um aumento de conversão significativo.
É claro que, para aproveitar completamente o potencial da segmentação, você precisa conhecer sua audiência. Você pode começar realizando algumas pesquisas com seus clientes, para entender melhor quem eles são.
Se você quiser um aumento de conversão neste ano, não se esqueça de integrar suas estratégias de marketing. É importante que a sua empresa esteja presente em vários canais e, mais do que isso, que as ações realizadas em todos os canais sejam vinculadas entre si.
Não se esqueça de que as pessoas transitam entre vários canais. Um mesmo indivíduo usa o e-mail, o Whatsapp, diferentes redes sociais. Ele pode ter contato com sua empresa em um canal, mas executar a ação de conversão (ou querer executar essa ação) em outro.
Imagine que um potencial cliente viu uma oferta na página da sua empresa no Facebook, mas, em vez de entrar em contato pelo próprio Messenger, ele prefere conversar com um representante pelo Whatsapp. E aí, ele vai conseguir fazer isso? Se não, ele pode até desistir da ação, e é uma conversão perdida.
Nesse artigo, abordamos algumas das tendências para aumento de conversão que você pode aplicar no marketing digital da sua empresa este ano. É claro que novas táticas e ferramentas podem surgir a qualquer momento. Então, quer ficar por dentro de todas as novidades, e acompanhar mais dicas da Monking? Siga nosso perfil no Instagram!