Quando se fala em otimizar as ações de marketing, é comum mencionar grandes temas, como inbound marketing e estratégia de vídeo. Mas até mesmo os menores detalhes da sua comunicação, como a assinatura de e-mail, podem ser otimizados.
Descubra a seguir dez dicas de como fazer uma boa assinatura de e-mail e transformá-la em fonte de conversões para seu negócio.
De acordo com um estudo da Radicati, contas profissionais podem, em média, receber até 83 e-mails e enviar 43. Isso sem contar spams.
Pense nesses enviados. São 43 oportunidades de promover você e seu negócio. Então, como tem aproveitado esse espaço?
Felizmente, a assinatura de e-mail evoluiu bastante para ajudar você a dar aquele toque final de profissionalismo às suas mensagens. Elas permitem oferecer ao público mais informações relevantes, promover seu site e redes sociais, e fazer chamadas para ação.
Para tornar a assinatura de e-mail mais atraente, prefira aquelas baseadas em HTML em vez de apenas texto. Elas permitem inserir imagens e botões, usar hierarquia de informações e configurar links rastreáveis.
No entanto, existem formas ideais de fazer isso. Pense na assinatura como um cartão de visitas: você não entregaria um feito de qualquer jeito, não é mesmo?
Aprenda, então, as dez melhores práticas com exemplos para assinaturas de e-mail.
A boa visibilidade em dispositivos móveis vem em primeiro lugar porque ela faz a diferença entre os destinatários lerem ou não suas mensagens.
Segundo dados da Return Path, ainda em 2017 a maioria das aberturas de e-mail já eram em dispositivos móveis (55%) e a tendência é esse percentual aumentar cada vez mais. Além disso, uma pesquisa da Adestra revela que os e-mails são apagados em até três segundos em 70% dos casos quando não são exibidos corretamente.
Na assinatura de e-mail, isso diz respeito a preferir imagens com maior altura que largura, evitando que ela apareça “cortada” nas telas menores. Uma boa medida para isso é 320 pixels de largura por 600 pixels (ou menos) de altura. Portanto, se pretende usar sua foto ou logo da empresa na assinatura, ela deve ficar entre 170 pixels de largura por 170 pixels de altura para deixar espaço às demais informações.
É importante também se atentar ao tamanho do arquivo e mantê-lo abaixo dos 20 KB, nos formatos PNG, JPEG ou GIF comprimidos.
Outra dica importante: se você está trabalhando com ícones acionáveis na assinatura de e-mail, como botões para redes sociais, mantenha certa distância entre eles para facilitar o toque com os dedos.
A assinatura de e-mail é como um banner. Quanto mais informações forem amontoadas ali, menos atenção elas chamarão individualmente. Portanto, evite transformá-las em um currículo pessoal.
Apresente apenas as informações relevantes para seu negócio. Faz sentido mencionar a localização se a empresa só atende virtualmente? E o telefone? Se sim, neste caso use o código de país e de área para facilitar.
Uma ótima forma de trazer informações em pouco espaço é usar ícones para redes sociais e site. Eles são facilmente reconhecíveis e evitam que você precise escrever cada endereço por extenso.
Mesmo com poucas informações, elas têm pesos diferentes na assinatura de e-mail. É preciso chamar mais atenção para as mais importantes por meio do tamanho que ocupam no layout, da dimensão da fonte ou de algum outro destaque, como negrito no texto.
Uma hierarquia básica de informações seria, em ordem decrescente:
Para ajudar nessa hierarquia de informações, é possível delimitar espaços na assinatura de e-mail. O uso de uma simples barra de separação cria um descanso para os olhos e distribui melhor os elementos do layout.
Uma exceção possível à dica número 4 é quando se usa uma chamada para ação. Essa é uma boa oportunidade para atrair alguns cliques a mais para aquela landing page que sua empresa está promovendo, compartilhar vídeos, divulgar conteúdos úteis, ou conquistar mais seguidores nas redes sociais.
Aqui entram também os ícones, que podem ter o mesmo tamanho ou aparecerem até maiores que o nome, conforme o design escolhido.
Evite misturar muitas cores e fontes de texto na tentativa de destacar certas informações. Como falamos anteriormente, isso deve ser feito de outras formas, com tamanhos diferentes de uma mesma fonte e disposição cuidadosa dos elementos.
Uma ou duas cores e fontes que tenham boa visualização, de acordo com a identidade visual da empresa, são o suficiente.
Sempre que inserir links nas suas chamadas para ação, no redirecionamento para páginas e ícones de redes sociais, faça-o com uma url personalizada para poder mensurar o tráfego em ferramentas como o Google Analytics. Isso permitirá saber se sua assinatura de e-mail está realmente gerando conversões.
Este é um espaço de publicidade gratuito. Aproveite-o em promoções e lançamentos da sua empresa, como a oferta de um novo material rico para baixar. Apenas se lembre de manter esse anúncio atualizado e retirá-lo assim que perder a validade.
Outra forma de estimular as conversões é disponibilizar uma ferramenta de calendário, como Calendar, Doodle, AgendaAí, Reservio etc. Ela pode ser usada para solicitar ligações e videochamadas, marcar reuniões de demonstração, agendar consultas, entre outras funções, com base nos horários disponíveis na sua agenda.
Criar uma assinatura de e-mail otimizada exige dois conhecimentos essenciais: design e HTML.
O design será responsável pela melhor distribuição e visualização dos elementos no layout, respeitando a sua identidade visual e a experiência do destinatário em diferentes dispositivos. A partir disso, a assinatura será programada em HTML para o carregamento on-line.
Se tiver dúvidas de como fazer isso, que tal consultar uma agência especializada em marketing digital? Tire suas dúvidas e aproveite para saber como otimizar toda a sua comunicação corporativa. Entre em contato.