Quando falamos de marketing, logo vem à mente a definição de posicionamento de uma marca no mercado com seus produtos ou serviços. Mas existe outro lado dessa questão: propagar a cultura da empresa. Para isso, ter um código de cultura é essencial.
É dessa união do código de cultura empresarial com as estratégias de marketing que surgem marcas fortes. Neste artigo, vamos mostrar os impactos positivos de unir esses dois aspectos e como alcançar isso. Boa leitura!
No caminho para uma empresa alcançar os resultados desejados existem vários documentos importantes para registrar. O plano de negócios, o manual de marca e a estratégia de marketing são essenciais nesse quesito. Agora, e quanto ao código de cultura, ou culture code?
Para quem ainda não ouviu falar, código de cultura empresarial são os princípios e valores sob os quais uma empresa atua. Um plano de negócios mostrará, por exemplo, aonde o negócio precisa chegar e como fará isso. Já o código cultural filtrará os caminhos para chegar lá e dirá o porquê de o negócio existir em primeiro lugar.
Esse é um documento aberto aos públicos interno e externo, mostrando os princípios que guiam as decisões da organização e a realização das tarefas do dia a dia. Além disso, deixa claro as características que deve ter todo aquele que queira se juntar à empresa.
Existem diversas formas de apresentar o código de cultura. A Netflix tem uma página on-line dedicada a isso, enquanto a Resultados Digitais tem uma apresentação de slides. Vídeos são outra boa opção.
O problema é quando isso se torna apenas um apanhado de frases bonitas na página de missão, visão e valores de um site, ou a mensagem é usada sem estar presente no dia a dia da empresa.
Muitas marcas têm sido chamadas à atenção pelos consumidores por terem um discurso diferente da prática.
Especialmente no caso da representatividade, costuma-se levantar bandeiras que não são vistas dentro dos próprios escritórios.
Por isso, o código de cultura não deve ser apenas um discurso nem uma ordem de cima para baixo. A cultura da empresa, afinal, é uma construção por todos que estão nela.
Não basta ter foco em resultados e oferecer a “média do mercado” aos colaboradores. Sem um posicionamento cultural forte, a empresa perde tanto do lado dos consumidores quanto dos funcionários.
Com um maior acesso à informação, o consumidor espera mais das marcas e passa a selecioná-las também pela identificação com elas.
Quando produtos ou serviços se tornam similares em preço e características técnicas, são os valores e as causas defendidas pelas empresas que servem de diferencial aos olhos dos clientes.
Você sabia que, de acordo com um relatório da TINYpulse, 43% dos colaboradores trocariam de empresa por um aumento de nada mais que 10% de salário? Outro relatório, da Gallup, ainda mostra que 63% dos funcionários não estão engajados com as organizações onde estão.
Para reduzir a rotatividade e aumentar o engajamento, é essencial ter uma cultura empresarial clara. Um código de cultura tem a vantagem de ajudar a atrair pessoas com a mesma visão e os mesmos valores, que de fato vestirão a camiseta do negócio.
Os lucros, com isso, são maiores, em média 21% a mais que nas empresas não engajadas, também de acordo a Gallup. Percebe-se ainda que profissionais motivados são 50% mais produtivos, segundo uma pesquisa da Right Management.
Por essas razões é importante ter um código de cultura bem definido e torná-lo conhecido — e vivido — por meio do marketing.
O marketing contribui para gerar e transmitir valores ao público. Entretanto, muito além dos valores materiais e comerciais, existem aqueles intangíveis que estão expressos no código de cultura empresarial, como já comentamos.
Nesse sentido, é fundamental se fortalecer tanto externamente, no mercado, quanto internamente, atraindo e retendo os melhores talentos.
O código de cultura deve ser uma pauta constante do endomarketing, um tipo de marketing voltado para dentro. Manter a equipe engajada e alinhada com o negócio envolve lembrar o porquê do trabalho e para onde ele caminha. Com um propósito firme é mais fácil encarar os desafios do caminho.
Mas o endomarketing serve também para mostrar como é possível fazer as coisas melhor e avançar o código de cultura. Pode ser um espaço para levantar bandeiras sociais, ambientais e até de maior eficiência dentro da empresa.
Por fim, e não menos importante, endomarketing é fundamental para conectar os colaboradores e celebrar conquistas.
Divulgue o que os setores estão fazendo, como estão contribuindo e quais resultados expressivos alcançaram. Isso fará com que as pessoas se sintam mais valorizadas pelo desempenho delas e aprendam a valorizar cada vez mais a contribuição dos colegas.
Essa comunicação pode ser off-line, como em murais, publicações impressas e eventos da empresa, ou on-line, por meio de e-mail marketing, grupos nas redes sociais e outros canais privados.
Além das campanhas promocionais, as institucionais são importantes para fortalecer a marca. São estas que difundem o branding na mente do público para que este não apenas reconheça a marca, mas também saiba por que ela é diferente das demais.
Portanto, além de falar de produtos e serviços, expresse os valores e princípios do seu negócio. Mostre como é feito o trabalho na sua empresa e quem o faz, com mostras dos bastidores. Traga também sua equipe para os holofotes: isso ajudará a estreitar a relação com o público consumidor e a posicionar sua empresa, cada vez mais, como autoridade no seu ramo de atuação. Os colaboradores igualmente se sentirão mais valorizados nesse caso.
As redes sociais são ótimas para isso. Stories no Instagram e no Facebook, depoimentos e vídeos explicativos no YouTube ou até mesmo campanhas institucionais multiplataforma estão entre os recursos à sua disposição.
E-mails, especialmente em datas especiais e na divulgação de grandes conquistas da sua empresa, são outra boa oportunidade para reforçar seus princípios para o público externo.
Além disso, ter uma página no site da empresa com o código de cultura é bastante útil para facilitar o acesso e a divulgação.
Trabalhar o código de cultura no marketing, em meios como as redes sociais e o e-mail, podem ajudar a aumentar o engajamento na empresa, impulsionar a produtividade e o lucro, e ainda destacar o negócio aos olhos do consumidor.
Isso só é possível, claro, com uma estratégia bem elaborada e experiência na execução para trazer bons resultados com a comunicação. Por isso, contar com uma agência especializada faz uma grande diferença na hora de fortalecer a marca.
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