Investir em marketing de conteúdo — e principalmente em conteúdo digital — já era uma estratégia de muitas empresas para aumentar as vendas. Agora é um imperativo para superar os desafios dos próximos meses.
A seguir, entenda por que o marketing de conteúdo será essencial em 2020.
Antes de 2020, segundo dados da HubSpot, 70% dos profissionais de marketing já adotavam a prática de investir em marketing de conteúdo. Isso porque consideravam que ter uma boa estratégia de conteúdo foi importante para o sucesso que tiveram nos últimos anos.
Você também já deve ter ouvido que o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e gera cerca de três vezes mais leads, como revela a Demand Metric.
Ainda, podemos condensar os benefícios desse tipo de marketing da seguinte forma:
Diante disso, mais de 85% das empresas brasileiras de B2B (business to business, ou negócio para negócio) já pretendiam aumentar o investimento em marketing de conteúdo, de acordo com uma pesquisa nacional da Intelligenzia. Agora, com a súbita guinada para um mundo cada vez mais digital, ter uma boa estratégia de content marketing será imprescindível para a continuidade das empresas.
O mundo mudou profundamente com o impacto do novo coronavírus. Em meio a tudo, ainda assim há boas razões para ter esperança nos negócios. No entanto, para sair desse momento por cima, é preciso manter a cabeça no lugar, adaptar o que for necessário e dar continuidade ao trabalho.
Já estamos percebendo um forte movimento de as empresas levarem a relação com o consumidor para um contexto 100% digital, em vez de interromperem a comunicação. É justamente essa adaptação, mesmo entre negócios de atividade presencial, que fortalecerá a marca e reduzirá o impacto da situação.
Estamos vendo academias oferecer aulas pela internet, novas lojas virtuais surgindo e todo tipo de negócio flexibilizando formas de pagamento e atendimento digital. O importante é agir rápido e aprender a funcionar on-line, como puder.
Já o público consumidor, uma vez que está obrigado a manter-se em casa, adotou de vez as compras pela internet. E se engana quem pensa que ele está buscando apenas por itens essenciais, como comida e remédios. Quando tudo precisa ser feito dentro do lar, do trabalho cotidiano à educação das crianças e aos exercícios físicos, diversas categorias de produtos cresceram nas buscas, desde cadeiras de escritório a equipamentos de ginástica.
Nesse cenário, a Amazon vai contratar 100 mil funcionários nos Estados Unidos para dar conta da maior demanda de pedidos on-line. Outras companhias seguem esse exemplo.
Empresas que já ofereciam algum serviço digital estão aproveitando o aumento da demanda para oferecer descontos, períodos de testes e até soluções gratuitas com o intuito de primeiro atrair novos consumidores, para depois fidelizá-los. Com foco na estratégia é possível reagir a esta situação — e o marketing de conteúdo pode ajudar tanto no curto quanto no longo prazo.
Especialmente neste momento, podemos destacar três grandes vantagens do marketing de conteúdo para sua empresa:
Vejamos adiante como isso funciona na prática.
Sabemos que muitos negócios estão com o funcionamento limitado ou tiveram de parar completamente. Porém, isso não significa que devam sumir da mente do público.
Interromper por completo a comunicação agora diminuirá a capacidade de reação da empresa. É hora de fortalecer o relacionamento e agregar valor ao produto ou serviço com informações relevantes para não perder todo o trabalho que seu negócio já fez até agora. Manter uma produção de conteúdo constante também ajudará a preservar sua relevância nas buscas on-line e perante os algoritmos das redes sociais.
Adaptação e contextualização são palavras-chave neste momento. Um consultório odontológico, por exemplo, pode ajudar o público com conteúdos focados na saúde bucal no período de quarentena e distanciamento social. Uma loja de produtos naturais pode investir em um marketing de conteúdo baseado em cuidar do bem-estar dentro de casa. E assim por diante.
Uma dica nesse sentido é usar as redes sociais para conversar diretamente com os seguidores. Pergunte quais são as maiores dificuldades que estão sentindo e crie conteúdos procurando usar sua expertise para ajudá-los.
Isso não apenas fortalecerá o relacionamento com a base atual, como ainda pode conquistar novos seguidores.
Devido ao impacto econômico do novo coronavírus, espere um consumidor mais exigente nos próximos meses. Ele pesquisará muito mais, colocará as informações na balança e será bastante seletivo.
Aí entra a importância do marketing de conteúdo para munir o público de informações úteis que o ajudem a escolher entre diferentes soluções disponíveis no mercado. A capacidade de a sua empresa entregar conteúdo relevante impactará diretamente as conversões no fundo do funil de vendas.
Vimos que as pessoas estão fazendo mais buscas on-line, mas elas conseguem encontrar seu negócio com facilidade?
Conhecer as melhores práticas de otimização para motores de busca, como o Google, é fundamental para atrair acessos neste período em que você mais precisa.
Além disso, o marketing de conteúdo é um trabalho cumulativo: quanto mais a empresa produz conteúdo otimizado, maior a possibilidade de retorno no longo prazo.
Mas saiba também que você precisa cuidar com a otimização das redes sociais, de palavras-chave em vídeos e fotos, e da presença no Google Maps. Neste aspecto, as buscas por “_______ perto de mim” devem aumentar ainda mais agora.
Ainda está em dúvida sobre como reagir ao impacto do coronavírus e adotar as melhores estratégias para seu negócio? A Monking está preparada para ajudar você neste momento e sempre.
Consulte os serviços que oferecemos para sua empresa, incluindo o marketing de conteúdo, ou entre diretamente em contato conosco. Juntos, construiremos um caminho para superar esse desafio.