Dois poderosos recursos, Facebook Ads e e-mail marketing, quando unidos são capazes de aumentar as conversões da sua estratégia de comunicação digital.
No entanto, muitas empresas ainda não descobriram esse potencial e trabalham esses pontos de contato com o público de forma isolada. A seguir, vamos mostrar como fazer essa integração e otimizar os resultados do seu marketing na internet. Confira.
Individualmente, tanto os anúncios no Facebook quanto o e-mail marketing são essenciais dentro de uma estratégia digital.
Por um lado, o Facebook é a rede social mais usada no mundo, com 2,45 bilhões de usuários mensais, de acordo com o site Statista. Dados do Pew Research Center mostram que 74% dos usuários se conectam diariamente à rede e passam, como revela a eMarketer, 38 minutos por dia na plataforma, em média. Marcas que queiram estar presentes no dia a dia do consumidor precisam estar atentas a esses números.
Por outro lado, 99% dos consumidores abrem o e-mail todos os dias e 59% dizem que ele influencia as decisões de compra, conforme dados levantados pela HubSpot. O e-mail marketing também é um dos canais de marketing com maior retorno de investimento (ROI), segundo Campaign Monitor.
Agora, eles juntos são ainda mais fortes. Uma pesquisa da Sprout Social mostra que são os dois canais favoritos dos consumidores para receber informações das empresas, com o e-mail marketing escolhido em 46,4% das vezes e as redes sociais em 38,5%. Além disso, eles podem se complementar em uma estratégia de inbound marketing, como veremos adiante.
Para enviar e-mail marketing, primeiro é preciso ter um contato. Ou seja, converter um potencial cliente em lead.
Aí entram os Facebook Ads, ou anúncios no Facebook. Eles são responsáveis por atrair o público para uma landing page com um formulário para fazer essa conversão.
As redes sociais como um todo também são fundamentais para a distribuição da sua produção de conteúdo. Elas atraem visitas, aumentam o alcance da marca e dão um impulso necessário para melhorar o ranqueamento das páginas nas buscas on-line.
Depois de tanto trabalho e cuidado, seu marketing de conteúdo merece essa atenção nas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn para chegar ao maior número possível de pessoas. Isso ajudará a converter mais leads para usar no e-mail marketing.
Também é possível usar o e-mail marketing para aumentar o engajamento nas redes sociais.
Por exemplo, digamos que sua empresa esteja realizando um sorteio ou um concurso no Facebook. Para reforçar a mensagem e fomentar a participação do público, uma dica é divulgar essa ação em um newsletter, convidando as pessoas a participar. Do mesmo modo, vale sempre indicar suas redes sociais nos disparos de e-mail.
A comunicação digital não funciona em uma única direção. Ela pode percorrer diversos canais, ir e vir conforme o objetivo de marketing da empresa e envolver o consumidor de diferentes formas.
Vamos, então, dar algumas orientações para integrar Facebook Ads com e-mail marketing para aumentar suas conversões.
Não queremos qualquer lead, apenas leads com maior potencial de qualificação. Essa qualificação otimiza o investimento no pré-venda e evita problemas no pós-venda, com clientes que desde o início não pertenciam ao público-alvo da empresa.
O primeiro passo para qualificar o lead é segmentar seus anúncios no Facebook. Defina um perfil específico de consumidor, mesmo que isso reduza o alcance total do anúncio. É melhor mostrá-lo para 5.000 pessoas que realmente são capazes de comprar seu produto ou serviço do que para 50.000 indivíduos sem interesse na sua solução.
O segundo passo é segmentar listas de contatos para o e-mail marketing. Mesmo pessoas com o perfil ideal terão necessidades um pouco diferentes ou estarão em momentos distintos da jornada de compra. Para cada contexto é preciso ter uma comunicação específica, como se você estivesse falando com indivíduos de gerações diferentes.
O jeito mais indicado de conquistar leads para e-mail marketing por meio de Facebook Ads é levar os usuários até uma landing page com formulário para preencher. Em troca desses dados, ofereça um conteúdo, um cupom de desconto ou alguma outra recompensa.
Contudo, tenha o cuidado de simplificar ao máximo essa tarefa. Use um link direto para a página de formulário e peça apenas informações essenciais. Quanto mais cliques a tarefa exigir, maior a chance de desistência do público.
Ao ir do anúncio no Facebook para o e-mail marketing e vice-versa, o lead espera encontrar a mesma empresa. Se em um canal a identidade visual e o tom de voz são uma coisa, e em outro canal a impressão é bem diferente da primeira, a credibilidade da comunicação é posta em dúvida.
Portanto, siga um padrão de identidade em todos os pontos de contato com o consumidor.
Esse padrão, no entanto, não se refere a um conteúdo 100% igual no Facebook e no e-mail. Certa variação da mensagem é essencial para manter o público atento a ambos os canais, então pense em algumas exclusividades para cada canal.
Não pense que os Facebook Ads só servem para atrair leads com conteúdos de topo de funil e o e-mail marketing para convertê-los no fundo de funil. Como comentamos, existem diferentes tipos de consumidor dentro de um mesmo público-alvo, que estão em momentos variados da jornada de compra.
Lançar apenas um tipo de “isca” limitaria sua capacidade de atrair mais tipos de consumidor. A segmentação, portanto, deve atender também a variados níveis de intenção de compra.
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