Nós até imaginamos que você esteja um pouco cansado de ouvir falar em marketing, em conteúdo, em blogs e redes sociais. Toda semana, aparece uma nova tendência que você aparentemente precisa seguir para alavancar o seu negócio.
No final, você se pergunta: afinal de contas, esse negócio de inbound é mesmo necessário? O que ele efetivamente faz pelo meu negócio, e porque eu deveria gastar tempo ou dinheiro (ou os dois) com ele?
Essas são questões comuns para quem já foi bombardeado com informações sobre inbound marketing, mas nunca realmente teve a oportunidade de bater um papo com um profissional. E isso seria a maioria dos empresários porque, entre tantas coisas que você tem para fazer, acaba não sobrando espaço para ter essa troca de ideias.
Por isso, preparamos esse conteúdo. Ele não vai tentar explicar nenhuma nova estratégia ou ferramenta de inbound. Em vez disso, vamos simplesmente voltar ao básico e responder, de uma vez por todas: por que inbound?
As empresas que não adotam inbound, de maneira geral, praticam o método da caça. Elas precisam caçar os clientes. Em outras palavras, precisam identificar um alvo e correr atrás dele até ele se cansar e desistir. Aí, ele compra.
Infelizmente, esse método é pouquíssimo eficiente. O primeiro problema é que você perde tempo correndo atrás de muitos clientes que não vão se cansar. O segundo é que, mesmo quando o cliente tem potencial para fazer uma compra, a tática agressiva acaba colocando ele na defensiva e aumentando a sua resistência a fechar um negócio.
O terceiro é que você precisa de muitos recursos para uma caçada minimamente eficiente; por exemplo, uma equipe de vendas para acompanhar individualmente os prospectos.
Resumindo, o método da caça pode ser comum, mas está longe de ser o melhor.
Enquanto isso, as empresas que adotam inbound marketing praticam o método da atração. Em vez de sair correndo atrás dos clientes, elas criam uma presença online e esperam que os clientes cheguem até elas. Isso exige muito menos esforço, menos recursos e, por incrível que pareça, também ajuda a estabelecer um relacionamento mais saudável, com menos desconfiança.
Agora, você pode estar se perguntando: como criar essa presença online que atrai clientes? Colocando anúncios por toda parte na internet? Não, muito pelo contrário; de fato, os anúncios online não deixam de ser um método de caça.
Perceba que não é o fato de ser praticado online que distingue o inbound. Seu verdadeiro diferencial é que ele se apoia em geração de valor para os consumidores. Para isso, a produção de conteúdo é a chave.
É por isso que, no inbound, fala-se tanto de blog, redes sociais, e-mail. Porque esses são canais para levar o conteúdo até os consumidores. E aqui tiramos outra informação importante: eles não são o fim, apenas o meio. Uma rede social sem conteúdo não adianta para absolutamente nada.
Com o conteúdo, você consegue filtrar entre os consumidores aqueles que têm perfil para ser clientes da sua empresa ou não. Por exemplo, um conteúdo sobre "Como alcançar sucesso na carreira depois dos 30" só vai atrair pessoas que têm mais de 30 anos e que se preocupam com a carreira.
Você consegue educar seus potenciais clientes. Por exemplo, ao publicar um conteúdo sobre "Os três erros na hora de trocar o óleo do carro", você consegue ensinar a esse público o que não fazer, as práticas que eles devem evitar.
Você consegue aproximar a audiência da sua marca, construir autoridade e credibilidade, apresentar as vantagens do seu produtos. E tudo isso, se for feito com uma boa estratégia, leva à venda – sem precisar correr atrás do cliente até ele cansar.
Quando você adota o inbound, está optando por um método que, além de eficiente, tem um custo muito mais baixo do que outras alternativas, como os próprios anúncios. Para as empresas que têm um orçamento de marketing mais apertado, é o melhor caminho.
Por exemplo, criar um perfil em uma rede social para sua empresa é gratuito, você pode fazer isso agora mesmo, sem tirar um centavo do bolso. Se você quiser criar um site, domínio e hospedagem estão disponíveis por valores acessíveis.
Criar conteúdo também não custa nada: basta usar seus conhecimentos sobre a área de atuação da sua empresa, fazer um pouco de pesquisa e começar a escrever.
É possível que você queira contratar uma agência de marketing, já que ela tem uma equipe com a expertise necessária para conduzir esse trabalho do jeito certo e gerar melhores resultados. Mesmo assim, você ainda não vai gastar tanto quanto seria preciso com uma estratégia de marketing tradicional. Basta considerar que, dependendo do segmento, um único clique em um anúncio do Google Ads pode custar R$10 ou mais!
Também vale a pena comentar que o inbound tem um potencial de retorno sobre o investimento muito maior do que o marketing tradicional. O motivo é que ele consegue atingir uma base mais ampla de pessoas, até consumidores com potencial de compra, mas que ainda não sabem que precisam do seu produto.
Quando você faz o marketing de caça, você identifica um "alvo" em potencial e vai atrás dele. Esses alvos são pessoas que já chegam na porta do seu negócio basicamente prontas para comprar. Todos os seus concorrentes também identificam esses alvos, o que torna o processo de venda bem mais difícil, devido à alta competição.
Só que existem muito mais pessoas que podem se interessar pelo seu produto e que você não identifica como alvos óbvios. Então, você não direciona nenhuma atenção para elas e acaba perdendo oportunidades de venda.
Já com o marketing de atração, essas pessoas que não parecem alvos vêm até você, porque alguma coisa no seu conteúdo desperta o interesse delas. E elas vão desenvolvendo uma relação, entendendo melhor seu produto, conhecendo melhor sua empresa... até o momento em que estão prontas para comprar.
Resumindo, então, o inbound resolve dois problemas: ele custa menos e traz um retorno maior. Não é à toa que todas as grandes empresas estão apostando forte nessa forma de marketing para alavancar seus negócios.
E aí, conseguiu entender melhor o porquê vale a pena fazer inbound marketing no seu negócio? Então, aproveite para começar a colocar em prática, conferindo nosso checklist essencial para produção de conteúdo!