O universo do marketing digital é muito maior do que se imagina. Por exemplo, seu negócio já pratica geomarketing ou sabe que é possível ter uma estratégia de marketing no Google Maps?
Pois é justamente sobre isso que falaremos a seguir. Neste artigo, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência para ajudar sua empresa a ser encontrada nas buscas on-line. Aproveite!
Antes da internet, como os consumidores encontravam uma empresa? Eles viam um anúncio na rádio, no jornal ou na televisão, quem sabe um outdoor na rua. Ou procuravam na lista telefônica ou nos classificados. Se a empresa quisesse fazer um burburinho localizado, poderia distribuir flyers nos arredores.
Em todos esses casos, a empresa teria de pagar para aparecer. Aliás, muitas ainda gastam fortunas com mídias que trazem cada vez menos retorno. Isso pode comprometer todo o orçamento de marketing de pequenos e médios negócios.
O comportamento do consumidor mudou e as marcas precisam adequar suas estratégias. Mas temos uma boa notícia: essa mudança trouxe a possibilidade de sua empresa ser descoberta até de graça. É aí que entram o geomarketing, ou marketing de localização, e mais especificamente o marketing no Google Maps.
O Google Maps exibe informações importantes além da localização, como horário de funcionamento e avaliação.
Além da internet, a popularização dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, foi responsável por revolucionar como o consumidor encontra onde comprar. Com isso, o público passou a pesquisar no ato de interesse, de forma imediata e espontânea, esteja onde for. Isso o Google chama de micromomentos.
E como isso funciona na prática?
Podemos citar, por exemplo, que entre 2016 e 2018 as buscas por “onde comprar ________ perto de mim” cresceram 500% no Google. Outras pesquisas de caráter imediato e local também cresceram no mesmo período:
De acordo com uma projeção da Forrester, esse tipo de busca no celular deve gerar 1,4 trilhão de dólares em vendas locais pelo mundo em 2021.
Além disso, o Brasil acompanha de perto essa tendência. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 97% dos internautas brasileiros buscam informações on-line antes de realizarem uma compra em loja física.
Entendeu por que sua empresa precisa ter uma estratégia de marketing no Google Maps para ser encontrada?
Como vimos, a primeira vantagem é aumentar a presença on-line da marca. E o melhor é que pode ser de graça.
Para que fique bem claro, estar presente no Google Maps é poder ser descoberto em milhares de buscas, por consumidores que estão diretamente interessados na compra. Eles não estão à espera de um anúncio seu, querem resposta imediata e por isso recorrem ao buscador.
Além disso, ter um bom perfil no Google Meu Negócio, onde você insere os dados que aparecerão no Google Maps, é um atalho de SEO. A otimização para mecanismos de busca refere-se justamente a boas práticas para colocar seu negócio em evidência nas pesquisas pela internet. Como veremos em seguida, existem algumas orientações também para o Google Maps, que colocarão sua marca à frente dos resultados.
Outro benefício diz respeito à reputação do seu negócio. Mostrar que ele de fato existe, ser transparente com as formas de contato e, melhor ainda, poder receber avaliações de outros consumidores são fatores que passam mais confiança a um novo interessado.
Por fim, o Google Maps ainda permite fazer anúncios dentro do mapa para colocar a marca em maior destaque. Vamos mostrar, então, como usar essa ferramenta indispensável do Google para seu negócio.
Para gerenciar as informações da sua empresa no Google Maps é preciso ter uma conta Google Meu Negócio. Pode ser usado o mesmo e-mail que se usa no Analytics ou no Drive para isso.
Além de disponibilizar um perfil público com dados essenciais da companhia, o Google Meu Negócio oferece outras funções:
Depois de fazer o login, você será guiado pelos seguintes passos para preencher as informações que aparecerão no Google Maps.
Na primeira tela você deverá encontrar ou adicionar sua empresa.
Ao preencher o campo “Digite o nome da sua empresa”, o Google automaticamente vai sugerir algumas correspondências. Se alguma delas for de fato seu negócio, conferindo o endereço, você será levado a uma nova tela para solicitar acesso ou reivindicar a empresa para poder atualizar informações.
Caso não haja qualquer registro, selecione a primeira opção no menu suspenso, “Criar uma empresa com esse nome”. Na parte inferior da tela, também é possível clicar diretamente em “Inclua sua empresa no Google”.
A tela seguinte exibirá novamente o nome da empresa, conforme o preenchimento na etapa anterior, e pedirá seu OK aos termos de uso e à política de privacidade do Google. Clique em “Próxima” para continuar.
Lembra-se de que comentamos que as buscas por “_______ perto de mim” cresceram recentemente? Elas podem referir-se a todo tipo de serviço, como “restaurante perto de mim”, “bar perto de mim”, “conserto de geladeira perto de mim” etc.
Aí está a importância de preencher corretamente esta etapa. É por meio dela que você aumentará as chances de a sua empresa ser encontrada nas buscas que usam o Google Maps.
Existem diversas categorias para escolher, desde genéricas a específicas. Se quiser alterar ou acrescentar categorias depois, é só acessar novamente sua conta no Google Meu Negócio.
Para vincular os dados fornecidos aos resultados do mapa, selecione a opção “Sim” neste passo e clique em “Próxima” novamente.
Muita atenção! É aqui onde você deve inserir os dados de endereço para ser encontrado pelo público. Portanto, preencha com cuidado e revise as informações fornecidas para não gerar equívocos depois.
Nesta fase você precisa definir sua forma de atendimento. Para empresas que atendam apenas no estabelecimento, a resposta é “Não” à pergunta “Você também atende clientes fora desse local?”.
No caso de restaurantes, lanchonetes ou outros serviços que envolvam entrega ou visita a clientes, então a resposta é “Sim”. Nesse contexto, surgirá uma nova tela para preencher a área de cobertura, por estado, cidade e até bairros específicos. Escolha quantas áreas forem necessárias.
Agora você coloca o número de telefone pelo qual as pessoas poderão chamar ao tocar no botão “Ligar”, além do site, se tiver.
Esta opção lhe permite receber dicas personalizadas para continuar otimizando o marketing no Google Maps.
Pronto! Agora é só finalizar o processo para ir diretamente até seu painel no Google Meu Negócio.
Nesse painel, é importante observar três sessões indispensáveis para administrar sua conta:
Viu como é fácil literalmente colocar sua empresa no mapa? Vamos recapitular.
Passo a passo para otimizar o marketing no Google Maps:
Para aumentar ainda mais o desempenho da sua estratégia digital, nossos especialistas compartilham mais três dicas especiais.
Elas podem ser um grande atrativo para aumentar o número de visitas de clientes, ou afastá-los antes mesmo de passarem na frente do estabelecimento. Portanto, as imagens aqui devem ter o mesmo cuidado envolvido na apresentação do seu site ou das suas redes sociais, por exemplo. Com boas fotos dos produtos e do ambiente, você cria um apelo muito rápido e efetivo para despertar o interesse do consumidor.
Os comentários dos usuários podem gerar importantes aprendizados para sua empresa. Fique de olho, principalmente, nos pontos em que deve melhorar para não ter sua imagem prejudicada.
No começo, vale incentivar os próprios colaboradores e conhecidos a avaliar seu negócio no Google para gerar maior respaldo aos clientes que virão.
O geomarketing, como dissemos logo no início deste artigo, é apenas uma fração do universo de marketing digital. Existem outras inúmeras formas de posicionar sua marca on-line e conquistar leads para ter sucesso nas vendas.
Uma agência digital antenada com as melhores práticas de comunicação e atenta às constantes transformações pode cuidar de tudo isso para você. Quer saber, então, quais outras áreas são indispensáveis para seu crescimento? Entre em contato e nós teremos prazer em ajudar.