A internet representa, sem dúvida, o futuro do marketing como conhecemos. Agora mais do que nunca, as empresas reconhecem as grandes oportunidades que surgem ao estabelecer presença online, criar canais de comunicação com o cliente e anunciar nas redes sociais.
Nesse cenário, o marketing de mídia social é uma tendência que cresce rapidamente. Os benefícios das mídias sociais para empresas são vários e, por isso, mesmo, são pauta frequente na internet.
Falar sobre como anunciar nas redes sociais inclui várias atividades individuais que se juntam para ajudar as marcas a se impulsionarem online. Mas afinal, o que são os anúncios, ou ads, de mídia social? É disso que vamos falar agora.
Antes de mais nada, vamos estabelecer o que significa o termo ads, ou anúncios de mídias sociais. Essa expressão nada mais é que uma forma de marketing online que se concentra principalmente em
conteúdos pagos em sites de redes sociais.
Os ads são anúncios de conteúdo criados para serem patrocinados nas redes sociais, ou conteúdos existentes que podem ter resultados quando "impulsionados" por um investimento financeiro.
Com isso em mente, veja as vantagens de investir em uma estratégia de anúncios em redes sociais:
Todo produto tem seu consumidor e, para conseguir faturar vendendo para ele, basta saber onde essa pessoa vai estar.
Simplificando, o primeiro passo para fazer uma venda é a conscientização, por isso você quer anunciar nos lugares onde as pessoas estão vendo de tudo. Os produtos existem para aliviar as dores e necessidades do consumidor, além de melhorar sua qualidade de vida. A publicidade permite lembrar os consumidores do que eles precisam, e veiculando conteúdo nas redes sociais você pode mostrar isso a elas facilmente.
Anunciantes e plataformas de mídia social têm uma relação de cooperação entre si. Os anunciantes precisam que as plataformas sejam capazes de aumentar a conscientização sobre seus produtos, serviços e empresa. E a maioria das plataformas precisa de anunciantes para financiá-las.
Como tal, as plataformas de mídia social fornecem uma infinidade de serviços para ajudar os anunciantes em seus esforços para alcançar os usuários. Por exemplo, você pode segmentar os consumidores da maneira mais ampla ou restrita que desejar para criar a mensagem certa para a pessoa certa. Essas opções de segmentação altamente personalizadas são ótimas razões para anunciar nas redes sociais.
As plataformas de mídia social direcionam o tráfego segmentado para o seu site ou página de destino
Quando se trata de
medir o sucesso de sua campanha publicitária, o clique é uma das métricas mais importantes. O engajamento com anúncios também continuou melhorando durante o mesmo período, à medida que os anunciantes se tornavam mais sofisticados e as plataformas de mídia social melhoravam as opções de segmentação e as experiências de desktop e dispositivos móveis.
Uma das vantagens da propaganda na mídia social é que ela oferece algo para todos. Se você quiser alcançar adultos de meia-idade e mais velhos, você pode usar o Facebook. Se você deseja segmentar a geração do milênio, pode tentar o Snapchat. Se seus anúncios dependem principalmente da estética visual, tente usar o Instagram ou o Pinterest. Quaisquer que sejam seus objetivos, é provável que haja uma plataforma de mídia social para utilizar.
O que mais importa no final de qualquer campanha de publicidade é se ela pode ou não transformar o engajamento em vendas para sua empresa. Você ficará feliz em saber que as mídias sociais estão provando ser um canal de vendas bem-sucedido para muitas marcas.
De acordo com um relatório da Feedback Systems, 61% das organizações engajadas socialmente relataram um impacto positivo no crescimento da receita. Além disso, em uma pesquisa realizada em 2014 pela Aberdeen, 46% dos vendedores sociais relataram que atingiram sua cota em comparação com 38% dos representantes de vendas que não atingiram as vendas esperadas.
Na maioria das vezes, é mais econômico anunciar em plataformas de mídia social em relação a outros sites digitais. O custo médio por clique no Google Adwords é de US $ 2,32 em todos os setores, mas para uma postagem de impulso direcionada no Facebook ou no Pinterest, você pode pagar apenas US $ 0,12 por clique.
Com um retorno sobre investimento (ROI) como esse, a mídia social, então, oferece resultado rápido, fácil e acessível.
Talvez a coisa mais incrível sobre publicidade nas mídias sociais seja que você pode obter insights reais sobre o desempenho de seus anúncios e como eles funcionam para público-alvo. Serviços como o Facebook Analytics fornecem a você uma grande quantidade de dados para ajudar você a entender o desempenho de seus anúncios com os consumidores.
Mesmo além desses recursos analíticos, você pode ver o desempenho de um anúncio social ao observar o número de curtidas, compartilhamentos ou comentários em seus anúncios.
Sabendo das vantagens dos anúncios em social media, o que falta é de fato anunciar!
Antes de mais nada, você precisa estar na rede social certa, onde seu público está. Não adianta querer estar em todas as redes sociais, investir nelas, e não ter o público-certo alcançado. Por isso, antes de adotar qualquer estratégia, entenda bem onde seu consumidor estará consumindo conteúdo.
Outro ponto importante é manter uma certa frequência de conteúdo e acompanhar de perto as campanhas. Afinal, ninguém quer perder dinheiro por falta de acompanhar o andamento do trabalho, certo?
Por fim e talvez a dica mais importante é buscar entender as formas de segmentar corretamente seus anúncios. Anunciar de forma ampla demais pode te fazer alcançar público que não vão engajar e muito menos comprar da sua empresa.
Para finalizar, uma boa dica é entregar essa tarefa na mão de especialistas. Veja aqui por que você deve considerar uma agência para cuidar das suas estratégias.