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Guia completo de estratégias de marketing digital

Eduardo Vieira
estratégias de marketing digital

Quando se trata de estratégias de marketing digital, há muito a aprender. Sua presença digital pode ser distribuída em diversos canais, desde as redes sociais, às estratégias mais abrangentes, como marketing de conteúdo e SEO, para direcionar tráfego para seu website.


Através de copywriting eficaz e otimização da taxa de conversão, você precisa converter esses visitantes em clientes. Finalmente, você deve manter seu cliente próximo, nutrindo com conteúdos relevantes e marketing de e-mail eficaz, entre outros.


Vamos abordar agora o principal que você precisa saber para implementar as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio.


Veja o nosso guia completo sobre o assunto abaixo:

Transição do marketing offline para online


Já não é novidade que, nos últimos anos, o marketing fez uma
transição forte do ambiente offline para o online. 

Qualquer marketing que uma empresa ou marca fizer na Internet pode ser considerado "marketing online". Qualquer marketing feito por uma empresa offline seria considerado marketing offline, mesmo que as ações offline possam existir simplesmente para direcionar o tráfego para a presença online de uma empresa.


A transição do marketing offline para o online aconteceu junto com o surgimento da internet, o boom das redes sociais e de novos e poderosos canais de divulgação de produtos e serviços.


Para investir em marketing na era digital, a internet vai ajudar consideravelmente. Com estratégias que podem ser até mesmo gratuitas, todo tipo de empresa consegue usar o meio online para se mostrar, ser vista e falar com seu consumidor.

Transformação digital: do que se trata?


A transformação digital é o processo de utilização de tecnologias digitais para criar ou modificar processos nos negócios.


Essas mudanças também são sentidas na cultura organizacional e na experiência de clientes, atendendo às mudanças constantes do mercado. Estratégias de marketing digital eficazes de verdade devem considerar esse cenário para saírem do papel.


A transformação digital chegou e os profissionais de marketing e que desejam usar o online para se destacar, precisam estar atentos a isso.

Por que investir em estratégias de marketing digital


O marketing digital é extremamente eficaz por alguns motivos:


  • Pode ser muito mais fácil de fazer e acessível em comparação com as formas tradicionais de marketing e publicidade.
  • Pode ser muito mais fácil encontrar o seu público-alvo (ou tornar mais fácil encontrá-lo) e comunicar-se especificamente com eles.
  • Ele pode ser usado para gerar receita e até administrar uma empresa inteira sem um local físico.
  • Muitas vezes pode ser escalado mais rapidamente e com menos complicações.


A tecnologia está se movendo em um ritmo acelerado e, às vezes, é difícil acompanhar, especialmente se você não for inteligente. Isso atinge as "eupresas" (empresas de uma única pessoa) mais do que as empresas estabelecidas, mas ainda é um desafio bastante universal.


Mesmo com suas falhas, o marketing on-line é uma nova e brilhante fronteira com infinitas possibilidades.

Quem deve investir em marketing digital?


A verdade é que toda empresa pode investir em marketing digital.


Não importa se você acabou de abrir um pequeno negócio, está lançando uma startup ou comanda uma empresa mais tradicional. Seu cliente certamente tem presença online e sua marca também deverá ter. 


Existem estratégias de marketing digital para empresas de todos os portes, segmentos e públicos. Mais ainda, existe sempre uma estratégia que cabe no seu bolso, desde as gratuitas até as mais robustas e com orçamentos maiores.

Sabendo onde seu público está e como ele se comporta online, pode ter certeza: estratégias de marketing digital trarão bons negócios para sua empresa.


Canais e formatos de marketing digital


Marketing de conteúdo


Uma das principais estratégias para direcionar o tráfego para um site de uma empresa é o marketing de conteúdo. Na prática, isso acontece criando conteúdo atraente, divertido e útil para capturar a atenção de seu público.

O marketing de conteúdo é popular porque é altamente eficaz, dimensiona, agrega valor e pode ser criado gratuitamente. O artigo que você está lendo agora, por exemplo, é marketing de conteúdo.


Seu trabalho, como proprietário de uma empresa ou comerciante online, é descobrir quais tipos de conteúdo funcionam melhor para você capturar a atenção de seu público e convertê-los em leads e vendas. Saber o que seu público busca na internet, que tipo de conteúdo fala com ele, sua linguagem e o canal onde postar é o centro dessa estratégia.


Esse conteúdo pode se apresentar de algumas formas básicas principais. Podemos estar falando de posts de blogs, de conteúdo de redes sociais ou, mais ainda, de vídeos!


O importante é que todo o marketing de conteúdo seja relevante e útil para seu público.


Marketing nas redes sociais


Se você está liderando uma empresa pequena e familiar ou atuando em nível global, as estatísticas deixam claro: seus clientes estão online.


Eles estão interagindo em canais sociais com seus amigos, colegas e outras marcas em busca de informações, recomendações e entretenimento. Se sua empresa não estiver por perto para responder, um concorrente certamente estará. Ao fazer isso, seu concorrente provavelmente levará o cliente em mãos, junto com qualquer outra pessoa que esteja ouvindo.


Uma coisa que é importante entender é que cada plataforma de mídia social tem um público demográfico diferente e exige um conjunto exclusivo de estratégias. 


Esta é a estratégia básica de marketing em mídias sociais de três etapas:


  • Estabeleça sua presença nas plataformas de mídia social nas quais seu mercado-alvo tem mais probabilidade de sair.
  • Capture a atenção de seu público sendo divertido e útil e acumule autoridade ao longo do tempo.
  • Faça conteúdos diretos para seu público, capture-os em uma lista de e-mails e gere receita indiretamente a partir da criação da marca.

Por que fazer marketing nas redes sociais?


As mídias sociais são tão relevantes entre as estratégias de marketing digital que merecem um tópico mais aprofundado. São várias plataformas, com públicos e possibilidades diferente, mas que trazem uma série de benefícios.

Quando usadas de forma eficaz, as mídias sociais podem ter todos os benefícios do marketing tradicional ou mesmo do boca a boca, ainda em uma escala maior!


Vantagens potenciais das mídias sociais podem incluir:


  • custos de marketing reduzidos
  • aumento de vendas
  • aumento do tráfego para o seu site
  • melhor classificação nos motores de busca
  • maior envolvimento do cliente
  • oportunidade para feedback do cliente
  • oportunidade de conduzir pesquisas de mercado sobre seus clientes
  • melhores oportunidades de networking com clientes e outras empresas.

Mesmo com algumas dificuldades que podem aparecer na hora de produzir e postar o conteúdo, a mídia social ainda é muito eficaz como um canal de marketing online. Você só precisa saber como jogar o jogo efetivamente com base no canal que está segmentando. Veja uma visão geral dos canais de mídia social mais populares:


Os usuários do Facebook são 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino, com 87% da base de usuários entre 18 e 29 de demonstração. Essa plataforma é uma das mais versáteis e dinâmicas em termos do tipo de conteúdo que você pode postar e das maneiras pelas quais você pode interagir com as pessoas. É também a maior plataforma de mídia social do mundo e, de longe, a plataforma de mídia social mais popular.


Embora o alcance orgânico no Facebook para as páginas de marca seja mais baixo do que por meio de anúncios, os perfis pessoais e os Grupos do Facebook ainda são aspectos muito eficazes da plataforma.


O Instagram é usado por mais de 800 milhões de usuários pelo mundo. 59% dos usuários de internet entre 18 e 29 anos usam o Instagram e 33% dos usuários de internet entre 30 e 49 anos usam o Instagram. Essa plataforma é focada principalmente em fotos e vídeos com a capacidade de criar postagens públicas, vídeos ao vivo e enviar mensagens particulares.


37% dos usuários do Twitter têm entre 18 e 29 anos e 25% têm entre 30 e 49 anos. 24% de todos os usuários masculinos da internet e 21% de todas as usuárias da internet têm uma conta no Twitter.


Infelizmente, o engajamento no Twitter vem declinando há algum tempo e a maioria dos profissionais de marketing luta para conseguir engajamento. O Twitter ainda pode ser bom para networking, micro-engajamento, porém.


O Linkedin também expandiu significativamente sua plataforma nos últimos anos e agora é um forte canal de marketing, se sua meta for alcançar empresas e funcionários. 28% de todos os usuários masculinos da internet e 27% de todas as usuárias da internet usam o Linkedin.


Marketing por vídeos


Os vídeos são uma forma crescente de engajar público relevante para seu negócio.

Explorar seu negócio em forma de vídeo chama a atenção do consumidor, prende seu interesse e pode trazer resultados muito expressivos no engajamento. Afinal, quem não gosta de assistir vídeos?


Pensando em vídeos como estratégias de marketing digital não dá para não falar do YouTube.

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet. Ele também se comporta como um mecanismo de busca secundário para centenas de milhões de pessoas.


Qualquer pessoa pode iniciar um "canal" no YouTube, publicar vídeos e começar a criar uma audiência de inscritos.

O YouTube funciona como um mecanismo de pesquisa. Assim, você pode criar um público diretamente pela plataforma sem ter que enviar inscritos para seu canal de outras plataformas.


Esta é a estratégia básica de marketing do YouTube em três etapas:


  • Crie e personalize seu canal no YouTube.
  • Publique vídeos que envolvam seu mercado-alvo e, assim, gerem relevância para aparecer na pesquisa do YouTube para criar uma base de inscritos.
  • Use sua autoridade, influência e calls to action para converter seus espectadores em leads e vendas.

Qual é o escopo e a oportunidade de escala? É enorme. O YouTube tem 1,5 bilhão de usuários ativos por mês assistindo a vídeos por mais de uma hora por dia em média (e isso é apenas em dispositivos móveis).


Os espectadores do YouTube tendem a ser muito leais também. Se eles gostarem de seu conteúdo e personalidade, eles se inscreverão e continuarão voltando ao seu canal várias vezes.


Outra vantagem para o YouTube é a capacidade de transmitir ao vivo para o seu público. Quando você transmitir ao vivo, o YouTube priorizará seu conteúdo no feed e informará as pessoas que você está no ar. Isso pode atrair mais atenção para você e permitir que você envolva seu público de uma maneira realmente relevante.


Outra vantagem importante dos vídeos é que eles não precisam se limitar ao YouTube. O formato também é bem aceito e consegue engajar público em todas as redes sociais.


No Facebook, você pode explorar muito além dos posts tradicionais com textos e imagens. No Instagram, vídeos não são aceitos apenas no feed, mas também nos stories e até mesmo em uma plataforma específica que a rede lançou para divulgar esse formato de conteúdo - o IGTV.


A regra para usar vídeos nessas outras redes é a mesma. Produzindo conteúdo de qualidade, postando com frequência e falando do que seu consumidor quer saber, sua estratégia tem tudo para dar certo!


Publicidade paga no marketing digital


A publicidade online paga é uma estratégia de marketing online mais tradicional.


Além de ganhar tráfego, leads e vendas ao longo do tempo por meio de métodos orgânicos, como marketing de conteúdo e marketing de mídia social, você ainda pode impulsionar mais o seu tráfego (e, em última análise, leads) de forma paga.


A razão disso é que o profissional de marketing, com disposição e capacidade de investir na aquisição de clientes, tem uma enorme vantagem competitiva.


Ser capaz de comprar novos clientes com lucro é enorme.


Esta é a estratégia básica de três etapas para publicidade online:


  • Identifique onde seu público-alvo está online.
  • Pague para chegar na frente deles.
  • Crie uma oferta relevante para gerar vendas, leads ou conhecimento da marca.

Tenha em mente que a criação de um funil de publicidade paga pode ser difícil, mas não é o bicho de sete cabeças que pode parecer.


Especialmente quando falamos em anúncios nas redes sociais, serão necessários investimentos, mas que custam a partir de poucos reais. 


Mesmo no LinkedIn, que é conhecido como uma rede social de anúncios caros, você consegue ótimos resultados em campanhas investindo muito pouco e obtendo leads qualificados. Aliás, por lá é possível descobrir muito sobre o perfil do seu consumidor, especialmente em relação à sua qualificação profissional e de educação.


Com essas campanhas é possível obter uma série de resultados. Você pode atrair mais visitantes para o seu site ou blog, divulgar produtos diretamente nas mídias sociais ou mesmo fortalecer sua marca e sair na frente da concorrência.

O importante é investir a quantia certa, com o conteúdo certo, na rede mais adequada para encantar seu público. E se ficar com dúvidas na hora de usar as redes sociais, não hesite em procurar ajuda especializada.


Agências de conteúdo são uma realidade bem próxima de quem quer investir nas melhores estratégias de marketing digital. Com preços acessíveis e profissionais que garantem resultados, apostar em uma agência pode ser o grande diferencial de quem quer faturar usando a internet - e sem gastar muito.


Agora que chegou até aqui, você já está pronto para dar início às suas estratégias de marketing digital. Para obter resultados positivos expressivos de verdade, fale com a Monking. Nós podemos te ajudar a alcançar seus objetivos de marketing digital!

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Na era digital, não há como negar o poder do conteúdo audiovisual. De TikToks a longas-metragens e comerciais de televisão, podemos comunicar nossas histórias e mensagens a milhões de pessoas em todo o mundo de maneiras que antes não eram possíveis. Nunca foi tão fácil criar visuais exclusivos, diálogos e músicas cativantes e mensagens poderosas que ressoam com os espectadores em um nível emocional. Mas como exatamente garantimos que essas histórias audiovisuais permaneçam? Para criar uma experiência envolvente para o espectador, você precisa de uma combinação de técnicas criativas de narrativa e elementos de produção especializados. Preparamos alguns pontos para você entender a importância do Audiovisual: O conteúdo audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas do mundo moderno, pois pode capturar nossa atenção e nos manter engajados O uso de conteúdo audiovisual pode ajudar a visualizar ideias e conceitos de maneiras que não são possíveis apenas com a linguagem escrita ou falada Uma apresentação audiovisual eficaz tem o potencial de influenciar, persuadir e inspirar o público que, de outra forma, seria difícil de alcançar As possibilidades criativas do conteúdo audiovisual nos permitem dar vida às histórias de uma forma que o texto e as fotografias não podem O uso de dispositivos audiovisuais como drones, animação 3D, realidade virtual etc. pode criar uma experiência verdadeiramente imersiva para os espectadores Ao alavancar o impacto das apresentações audiovisuais, marcas e empresas podem ficar à frente em um cenário digital em constante evolução Se você deseja que sua marca se destaque da multidão, pesquisar as possibilidades audiovisuais é uma ótima maneira de fazer isso. De conteúdo de vídeo e anúncios a podcasts e histórias baseadas em áudio, existem infinitas oportunidades para dar vida à mensagem de sua marca de forma criativa. Ao se envolver com um meio audiovisual, você também tem mais controle sobre como os clientes experimentam sua marca. Pense fora da caixa e explore o que os elementos audiovisuais podem fazer por você - você pode se surpreender com os resultados.
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Você acabou de começar uma Startup e percebeu que o marketing é a única coisa entre você e o sucesso? Você deixou de criar uma estratégia de marketing sólida desde o início? Nesse caso, sua startup pode estar lutando para decolar. Mas é o seguinte: investir em marketing desde o início é essencial para criar um negócio de sucesso. Veja bem, o marketing não é apenas promover a si mesmo e fazer vendas, é estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes e nutrir relacionamentos até que eles se tornem seguidores leais. Sem um marketing adequado, mesmo as pequenas empresas não têm como atingir seu público potencial e desenvolver uma base de clientes saudável. Portanto, não cometa o erro de pular o marketing no início – invista nas estratégias certas, adote a fidelidade do cliente ao longo da vida e veja seu negócio decolar para novos patamares! Começar um negócio baseado em tecnologia pode ser assustador. Há muito em que pensar - desenvolvimento de produtos, experiência do usuário, marketing, jurídico e assim por diante. Mas a verdade é que, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você deve se concentrar no marketing desde o início . Aqui estão 6 dicas que ajudarão você a começar no caminho certo com seus esforços de marketing o mais rápido possível: 1. Comece com um plano sólido mapeando suas metas e objetivos para o seu negócio. 2. Desenvolva uma compreensão de quem é seu cliente ideal e como você pode alcançá-lo. 3. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca e aumentar sua autoridade digital. 4. Utilize as mídias sociais para se envolver com clientes em potencia l e difundir conhecimento sobre tendências emergentes. 5. Permanecer ágil para ajustar-se rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado local e globalmente. 6. Aproveite os insights orientados por dados para garantir que as decisões sejam baseadas em informações precisas e ajudem a aumentar o ROI. As startups têm uma oportunidade única de aproveitar o poder do marketing, mas muitos empreendedores não percebem isso. Investir em marketing não apenas cria reconhecimento e confiança da marca, mas também traz informações valiosas e feedback do cliente que podem ajudar a informar o desenvolvimento do produto. Você pode estar com um orçamento apertado, mas deve garantir que o marketing faça parte do seu plano de inicialização, porque sem ele você não conseguirá alcançar o sucesso que almeja. ..
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
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