Ao começar a investir em marketing digital, especialmente em marketing de conteúdo, todo empreendedor se pergunta: meu investimento terá retorno? Para responder a essa questão com confiança, é essencial ter uma estratégia de SEO com otimização de palavras-chave.
Mas você sabe o que são palavras-chave, por que elas são importantes e como descobrir os melhores termos para sua comunicação? Isso é o que veremos a seguir, acompanhe!
A resposta não é nenhum “abracadabra”. Resumidamente, são palavras ou frases usadas nas buscas on-line para tirar dúvidas das pessoas. Ou ainda, são os termos que o internauta coloca em um campo de pesquisa no Google, por exemplo, para encontrar assuntos de seu interesse, ajuda para suas necessidades, empresas que trabalham em determinado segmento etc.
Criar conteúdos com palavras-chave é uma forma de se posicionar nesses resultados de busca e mostrar ao público que sua empresa tem o que ele procura. Esses conteúdos podem ser posts de blog, páginas do site, vídeos, perfis nas redes sociais, e-books, entre outros.
Mas entender o comportamento por trás do uso dessas palavras-chave é tão importante quanto colocá-las aqui e ali nos seus textos, meta tags e imagens. Nem todo termo associado ao seu negócio é útil em uma estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca).
Para explicar por que nem toda palavra-chave é eficaz na comunicação, vamos utilizar o conceito de palavras-chave de cauda curta e cauda longa.
Digamos que sua empresa seja uma companhia aérea. Aviões são essenciais ao seu negócio, porém, como palavra-chave, não são o caminho ideal para atrair o público nas buscas.
Note que em pesquisas sobre “avião”, os resultados são mais orientados a notícias e a explicar o que são aviões. Esse é um exemplo de palavra-chave de cauda curta, que se refere a termos genéricos com uma ou duas palavras.
O problema da cauda curta é que ela tem muito mais concorrência nas pesquisas, dificultando chegar a boa posição nas páginas de resultados (SERPs), têm pouca relação direta com seu negócio e custam muito mais para impulsionar em buscas pagas. Em um orçamento em marketing digital, isso pode desequilibrar as contas.
Já as palavras-chave de cauda longa são mais específicas e refletem mais precisamente o interesse do usuário nas pesquisas on-line. Em vez de digitar “avião”, uma pessoa procuraria por “comprar passagem aérea”, se este fosse seu interesse. Ou ainda “como comprar passagem aérea”, “passagem aérea barata”, “passagem aérea on-line” entre tantas possibilidades.
Veja como os resultados mudam completamente:
Quanto mais específicas as buscas, menor a concorrência para posicionar seu conteúdo nos resultados e mais visibilidade sua marca ganha para um público altamente segmentado. Uma boa estratégia de palavras-chave envolve então o uso de alguns termos de cauda curta, escolhidos a dedo, com dezenas ou centenas de caudas longas dando suporte aos termos genéricos em SEO e falando diretamente com diferentes segmentos de pessoas.
O segredo para encontrar caudas longas é tentar definir seu produto ou serviço sem mencionar o nome. No caso da companhia aérea, se trabalhasse só com passagens para Portugal, poderia investir na palavra-chave “passagem aérea para Lisboa”.
Existem inúmeras formas de fazer buscas on-line e, dependendo do seu conteúdo, pode haver centenas de palavras-chave relacionadas a ele. Então como descobrir quais são os melhores termos associados à sua comunicação digital?
A boa notícia é que existem ferramentas, inclusive gratuitas, para fazer essa tarefa por você. Elas dão ideias de palavras-chave, termos relacionados para usar em suas páginas e até servem de fonte de inspiração para criar conteúdos de interesse do público.
Entre as ferramentas gratuitas, podemos citar as do próprio Google: o Planejador de Palavras-Chave e o Google Trends. No planejador, você insere palavras e ele indica outras buscas relacionadas, qual é o volume das pesquisas e a concorrência por elas. Já no Trends é exibido um histórico da frequência dessas buscas, em que regiões estão sendo feitas e tópicos em alta que têm a ver com elas.
Outras ferramentas grátis para descobrir palavras-chave são o Ubersuggest e o plugin Keywords Everywhere. A primeira, do guru de SEO Neil Patel, funciona como o Planejador de Palavras-Chave, mas com um visual muito mais fácil de entender. O plugin, por sua vez, trabalha dentro do próprio buscador e lhe traz várias informações relevantes sobre essas palavras-chave, sempre que procurar por elas.
Se quiser um olhar mais detalhado e profissional, com um volume de dados muito maior e análise da concorrência, pode investir em ferramentas pagas de SEO como SEMrush. Esse é um serviço bastante completo para otimizar suas ações de marketing digital, com diversas funcionalidades para ajudar sua empresa a obter melhores resultados.
Agora, nada se compara a ter uma equipe dedicada a descobrir as melhores palavras-chave para seu negócio, criar conteúdos que convertem e otimizar sua presença on-line. Com um time multidisciplinar à sua disposição, além das ferramentas certas e com inteligência para criar estratégias de sucesso para clientes, você pode ter muito mais confiança de que seu investimento terá retorno. Além, é claro, de ter tranquilidade para focar nas vendas e no atendimento.
Entre em contato e nos diga: qual tem sido seu maior desafio em comunicação digital? Nós da Monking faremos de tudo para ajudar.