Ao pesquisar conteúdos sobre marketing digital, você verá com muita frequência essas três letras: SEO, ou Search Engine Optimization. Em português, significa otimização para mecanismos de busca e se refere a boas práticas para tornar seu negócio mais facilmente encontrável na internet.
Mas você sabe por que isso é importante? Ou por que tantos negócios querem estar nas primeiras posições das SERPs? Aliás, o que são essas tais SERPs?
São as páginas de resultados das ferramentas de busca, ou search engine results page. Sempre que alguém procura algo em um buscador como o Google ou Bing, os resultados que aparecem como resposta são definidos pelos parâmetros de SEO. Daí a importância desse tema para seu marketing digital, que explicamos um pouco mais a seguir.
Um desses parâmetros é o uso de palavras-chave, que ajudam o buscador a definir sobre o que o conteúdo trata para mostrá-lo a quem estiver pesquisando a respeito. Apenas no Google, são 63.000 buscas por segundo, de acordo com o site Search Engine Land.
Entender quais são as palavras-chave do seu negócio é fundamental para fazer SEO corretamente e tornar seus produtos ou serviços mais visíveis na internet. Isso porque o hábito de pesquisa dos internautas está mais relacionado a temas ou necessidades que a nomes de empresas propriamente ditos.
Veja sua própria forma de fazer pesquisas on-line. Ao procurar ajuda para fazer search engine optimization, muito provavelmente não foi atrás, um a um, dos nomes das agências que trabalham com isso. Uma busca com as palavras-chave “como fazer SEO” ou “agência de marketing digital SEO” são mais naturais.
Na SERP então aparecem conteúdos como este, que utilizam os termos relacionados ao assunto desejado, entre outros fatores que colaboram para um bom ranqueamento nas buscas.
SEO é um dos pilares do marketing de atração, também conhecido como inbound marketing. Essa é uma estratégia de comunicação que atende melhor às necessidades do consumidor, sem interromper o dia a dia dele.
Mas além de search engine optimization ser uma forma efetiva de aumentar a visibilidade do seu negócio, é também mais eficaz. Ela pode tornar sua empresa visível para quem realmente importa.
Digamos, como ilustração, que você tenha uma padaria. As palavras-chave “comprar pão” e “padaria” portanto são relacionadas ao tipo de conteúdo que terá na internet, embora ainda não sejam muito certeiras para gerar bons resultados. Isso porque no Brasil inteiro se procura por esses termos.
Para posicionar seu negócio com eficácia, a estratégia de SEO deve ser direcionada a palavras-chave do tipo “onde comprar pão em Florianópolis” ou “padaria perto de mim”. Ou seja, mais segmentadas. Essas buscas por empresas próximas, inclusive, cresceu 500% entre 2016 e 2018, segundo o Google. Assim você alcança as pessoas com maior probabilidade de serem convertidas em clientes.
Existem muitos conteúdos na internet focados em SEO para Google. Mas é importante lembrar que falamos de otimização para ferramentas de busca em geral. Além de existirem outros buscadores, como Bing e Yahoo!, muitas pesquisas on-line são feitas em fontes diversas. Podemos citar:
Mesmo se considerarmos só o Google, existem outras formas de ranqueamento além das buscas orgânicas que você vê à direita da página de resultados. Ao redor há os anúncios, as imagens, o mapa, as sugestões de empresas no Google Meu Negócio.
É preciso ter um pensamento mais amplo quando se trata desse tipo de otimização do marketing digital. Diante disso, é normal que muitas empresas que estejam começando a fazer SEO agora se percam em meio a todas as possibilidades que essa estratégia oferece. Elas acabam focadas só nas palavras-chave ou só nas buscas orgânicas por conteúdos do site ou blog e esquecem que há todo um universo além disso.
Para posicionar sua marca do jeito certo na internet é importante ter o apoio de uma agência de marketing digital com experiência em inbound marketing. Com a ajuda de especialistas, é possível otimizar seu posicionamento on-line em diversas ferramentas de busca ao mesmo tempo. Entre em contato para podermos lhe mostrar o caminho.