Quem não é visto não é lembrado, diz o ditado. Para as marcas, isso significa que sem uma comunicação adequada não há como estar presente no momento da decisão de compra pelo consumidor. E, para se comunicar na era da internet, é essencial ter um orçamento de marketing digital.
O investimento no marketing on-line tem aumentado rapidamente no Brasil. Segundo a Pesquisa IAB Brasil Digital Adspend 2018, o investimento brasileiro em digital já chega perto dos R$ 15 bilhões.
Para se ter uma ideia de dimensão, essa forma de investir superou meios tradicionais como a rádio e a revista, e nesse ritmo em breve passará também o jornal e a TV por assinatura, segundo os valores apontados pelo Kantar IBOPE Media.
Então por que algumas empresas ainda têm dificuldade de encarar o orçamento de marketing digital com a importância que este assunto necessita?
Marketing digital é investimento, não custo. Quando feito do jeito certo, tem ótimo retorno para sua empresa. Ainda mais: tem retorno comprovável.
De fato, existem modos e modos de investir. Sem entender as necessidades e os interesses dos consumidores, segmentar seu público e avaliar constantemente o desempenho das suas ações digitais, provavelmente não fará o melhor uso do seu dinheiro.
Mas quando se aproveita as imensas vantagens que o ambiente on-line oferece para sua comunicação, o sucesso é evidente. Um relatório da Campaign Monitor, por exemplo, aponta que algumas estratégias de marketing digital são capazes de alcançar um ROI de 380%, muito acima de meios tradicionais como televisão e rádio.
Esta é a regra de ouro na hora de pensar o orçamento: cada real que sua empresa coloca em redes sociais, marketing de conteúdo e outras estratégias digitais é multiplicado em seu faturamento quando o investimento é feito de forma de inteligente.
Um dos grandes problemas de se pensar o marketing nos meios de comunicação tradicionais é a dificuldade de mensurar resultados. Como se define um reconhecimento de marca? Como saber exatamente quais pessoas que viram seus comerciais na televisão ou receberam seus panfletos na rua foram atraídas para seu negócio?
Já no marketing digital tudo pode ser analisado, mensurado e otimizado. Você sabe que o anúncio A funciona melhor que o anúncio B porque tem o número exato de cliques em cada um. Melhor ainda: pode intensificar o investimento no anúncio A a qualquer momento, potencializando suas campanhas.
Em um jornal, por exemplo, sua empresa não poderia alcançar mais pessoas com um anúncio de sucesso, pois o próprio veículo tem um limite. Na internet, os únicos limites são a segmentação de público e a disponibilidade do orçamento.
É essa capacidade analítica do marketing digital, baseada em resultados concretos e não em achismos, que torna o investimento muito mais seguro para os gestores. E quando lidamos com uma verba limitada, como é o caso de pequenos e médios negócios, essa segurança é indispensável para a saúde financeira da gestão.
As vantagens de investir em marketing digital são evidentes, então a pergunta que fica é: como fazer o orçamento da minha empresa?
Bem, existem diferentes formas de responder a essa questão. A definição pode vir tanto da diretoria para o marketing quanto do marketing para a diretoria.
No primeiro caso, a possibilidade de investimento é definida de acordo com a receita, a margem de lucro ou o orçamento total da empresa. A verba é considerada então, sem muita discrição, entre os demais recursos necessários para o funcionamento do negócio.
Por outro lado, o melhor é que o próprio setor de marketing defina seu orçamento. Isso porque ele é capaz de fazer um cálculo baseado no resultado que pode trazer, nas vendas que pode gerar, e não somente em retrospecto do quanto já foi investido.
Um exemplo prático disso seria a necessidade de contratar uma agência digital para cuidar das mídias sociais. O marketing faz essa solicitação de orçamento pensando na conquista de novos clientes com a ajuda de profissionais experientes e 100% focados em desempenho, sabendo que a própria equipe não tem condições de cuidar sozinha desse trabalho.
Nesse caso, é acrescido esse investimento porque o resultado esperado é muito maior.
Quer saber qual é a melhor estratégia digital para sua empresa? Deve investir em conteúdo, redes socais, e-mail marketing, display ou buscas pagas? Nós podemos ajudar a resolver essas questões.
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