Você está por dentro das novidades do Instagram para ajudar seu negócio durante a pandemia de Covid-19?
Se as redes sociais já eram importantes para conectar marcas a consumidores, neste período de distanciamento social por causa do novo coronavírus elas se tornaram indispensáveis. Em alguns casos, têm sido a única forma de comunicação de pequenas empresas.
O próprio público está muito mais ativo nas redes sociais. O maior tempo passado em casa levou metade dos brasileiros a usar mais Instagram, Facebook e Twitter, segundo dados do Statista. A Nielsen ainda revela que as redes chegaram a representar quase 25% do uso de aplicativos.
As novidades do Instagram vêm conciliar essa maior necessidade das empresas com o aumento na presença dos usuários. Confira, então, quais são as novas soluções digitais para o seu negócio.
OK, não é uma grande revolução, mas com a popularização das transmissões ao vivo na estratégia de vídeo de empresas, empreendedores digitais, influenciadores e artistas, esse recurso pode facilitar em alguns casos. Segundo o blog do Instagram para Negócios, entre fevereiro e março deste ano houve um aumento de 70% nas visualizações de lives na rede social.
Agora não é mais necessário baixar o vídeo da live e subi-lo no IGTV. Assim que acabar a transmissão, você verá um novo botão para compartilhá-la no IGTV e permitir o acesso por mais de 24 horas.
Mas há um problema com essa ferramenta do Instagram: o compartilhamento direto não mostrará as reações e comentários do público. Portanto, se a live tiver uma proposta bastante interativa, com respostas diretas ao engajamento do público, quem assistir ao vídeo depois ficará sem entender direito.
Além disso, você não poderá editar o vídeo nesse processo, como remover trechos sem tanta relevância para o conteúdo. Por isso, continua existindo a opção de baixar a live para carregá-la posteriormente no IGTV.
Com a valorização desse espaço, ele se torna mais atrativo para as marcas anunciarem. Então, a proposta do Instagram é permitir a veiculação de anúncios de até 15 segundos. Eles são exibidos quando a pessoa assiste a uma prévia do vídeo no feed e clica para ver o conteúdo completo no IGTV.
Outra novidade do Instagram é a compra do Giphy pelo Facebook. GIFs tornam a comunicação mais divertida, mais expressiva e até mais memorável e eles já são amplamente usados no marketing digital.
A aquisição de uma das maiores plataformas de GIFs do mundo pode facilitar esse uso não só no Instagram, como nas outras redes do Facebook.
Agora sim uma das novidades do Instagram com impacto direto no seu negócio.
As pequenas empresas têm enfrentado grandes desafios neste período de pandemia. No entanto, os consumidores estão engajados em apoiar negócios locais, independentes ou com propósitos sociais bem definidos. Só é preciso facilitar a canalização desse apoio e o Instagram está ajudando nisso.
No Stories agora há o recurso “Apoie as pequenas empresas”, que fica ao lado de outros stickers já populares, como os de inserir enquetes e espaços para perguntas. Os seguidores de uma marca podem usá-lo para recomendá-la a seus contatos, exibindo uma prévia do conteúdo dela.
Uma vez que eles façam essa recomendação (e a conta estiver aberta ao público), você verá a marcação e poderá recompartilhá-la nos seus próprios Stories.
Essa é uma ótima forma de ter divulgação orgânica, mas a empresa também pode estimulá-la. Peça para seus seguidores compartilharem esse tipo de apoio, reposte quando receber uma marcação para estimular outras pessoas a fazerem o mesmo e indique outros negócios para criar uma corrente do bem.
Além disso, é possível pensar em estratégias mais ousadas, como um sorteio em que a condição para participar seja usar o recurso “Apoie as pequenas empresas” em modo público.