E-mail marketing e WhatsApp são dois canais de comunicação imensamente populares e muito usados em estratégias de marketing digital.
Por serem dois pesos-pesado da internet, muitos profissionais de marketing e vendas acreditam que podem escolher apenas um para enfrentar a batalha pela conquista de clientes. Então surge a dúvida sobre qual é o melhor para isso: e-mail marketing ou WhatsApp Business?
Vamos responder a essa questão analisando os dados e a vantagens de cada um, para então comparar as soluções para potencializar os resultados da empresa. Acompanhe!
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que funciona também como rede social, graças aos grupos e à variedade de formatos de conteúdo que podem ser enviados pela ferramenta. Whats ou Zap para os íntimos, já é o aplicativo mais usado do mundo, à frente até do Facebook, e tem no Brasil seu principal mercado, com cerca de 130 milhões de usuários.
Os dados do WhatsApp impressionam não só pelo volume, mas pela frequência. Segundo informações do próprio app, um usuário o acessa em média 23 vezes por dia e passa nele 3 horas e 15 minutos por semana.
Uou! Então o WhatsApp é a solução para a comunicação da empresa na internet?
O correio eletrônico, por sua vez, chega perto dos 4 bilhões de usuários no mundo. Mais de 90% dos adultos on-line têm uma conta, seja pessoal, seja de trabalho.
Dados da DMA também mostram que 99% dos consumidores na internet acessam o e-mail todos os dias, em uma média de 20 acessos diários. Mais do que isso, 72% dos consumidores preferem receber novidades das marcas por esse meio.
Será o e-mail marketing, por vezes abreviado como e-mail mkt, a melhor estratégia? Vamos analisar mais a fundo essa questão.
O WhatsApp, mesmo na sua versão para negócios, o WhatsApp Business, precisa ser entendido mais como uma rede social. Ele possibilita uma interação muito mais próxima e em tempo real entre consumidores e empresas.
Os grupos, que permitem levar produtos ou serviços das marcas a novos públicos e criar comunidades de clientes engajados, são o maior diferencial do WhatsApp frente ao e-mail.
Quando a empresa tem um perfil comercial nele, pode utilizar mais funções interessantes para o marketing digital. Por exemplo, pode definir mensagens automáticas, como em períodos de ausência, respostas rápidas a dúvidas comuns e listas de contatos por segmentos.
Agora, muito cuidado funções extras oferecidas por meio de ferramentas pagas de terceiros. Envios em massa e outras automatizações são proibidas pelo WhatsApp, que prevê inclusive medidas legais para punir essa prática. Sua empresa pode ter o número bloqueado ou pior.
Se o que sua empresa procura é automatização com segurança, nutrição de leads e capacidade de analisar métricas de desempenho, o e-mail oferece melhores condições para isso.
Primeiro porque a prática de automatizar o fluxo de mensagens de e-mail marketing já é amplamente difundida e aceita. Se feita dentro dos parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados, com anuência do usuário, serve tanto para avançar o lead no funil de vendas quanto para a comunicação transacional. E-mails transacionais são aqueles automáticos que recebemos ao fazer uma compra pela internet, com confirmação do pedido, informações de envio etc.
Em segundo lugar, existem ferramentas sérias e muito robustas no mercado de marketing digital para otimizar os resultados das campanhas de e-mail. Elas permitem segmentar com precisão seus contatos, medir diversas métricas e acompanhar o desempenho envio a envio.
Além disso, a caixa de entrada do e-mail é um ambiente mais focado. Lembra-se de que falamos que o consumidor prefere receber informações da marca pelo correio eletrônico? Pois bem, isso tem muito a ver com a capacidade de organização desse canal.
O WhatsApp absorveu uma parte mais brincalhona e efêmera que havia no e-mail. Ali, tudo se mistura: assuntos de trabalho, família, memes de amigos, grupos, mensagens comerciais… Já o e-mail é mais centrado e as informações ficam mais bem organizadas para o acesso do consumidor. E sabemos bem: para conquistar o cliente, antes precisamos conquistar a atenção dele.
Isso confere ao e-mail marketing, de acordo com dados da VentureBeat, um dos maiores retornos sobre investimento em comunicação.
Diante dos dados aqui apresentados e das vantagens exclusivas do e-mail marketing e do WhatsApp para a comunicação digital, qual é o melhor?
Por um lado, ambos os canais são populares e estão enraizados no dia a dia do brasileiro.
Por outro, o WhatsApp é melhor para ter um contato direto e superpersonalizado com o consumidor, enquanto o e-mail marketing oferece mais controle e mais automatização.
Escolher e-mail marketing ou WhatsApp para negócios é difícil. Mas temos uma ótima notícia para você: não é necessário optar por um em detrimento do outro. Muito pelo contrário, sua empresa tem o melhor de dois mundos ao combinar esses dois canais.
O importante é integrar esses dois canais, em vez de trabalhá-los isoladamente na sua estratégia digital. A linguagem da comunicação deve ser a mesma e as informações de um devem estar conectadas com as de outro.
Por exemplo, se um consumidor começa o contato pelo WhatsApp para tirar uma dúvida sobre um tipo de serviço e fornece um e-mail de contato, ele não pode cair em um fluxo de nutrição de outro serviço. Para isso, vale unir todas as informações em uma ferramenta de customer relationship management (CRM, ou gestão de relacionamento com o consumidor).
Confira agora nossas soluções para saber como podemos colocar esses conceitos em prática para ajudar sua empresa a se posicionar melhor na internet e a vender mais. Se preferir, entre em contato direto com nossa equipe para tirar suas dúvidas.