Agora que o Instagram já bateu mais de 800 milhões de usuários mensais, nada mais natural que as marcas já estejam usando muito o Instagram para vendas.
Os usuários de Instagram são compradores de verdade. O estudo do Iconosquare no Instagram mostra que 70% dos usuários do IG relatam já ter procurado uma marca na rede social. Além disso, 62% dos usuários seguem uma marca apenas porque gostam dela.
Já uma pesquisa do Opinion Box descobriu que 25% dos internautas diz que o Instagram é sua rede social mais utilizada. Outro ponto interessante é que 47,5% disseram na pesquisa que já compraram ou contrataram algo indicado por alguém via Instagram. Mas como aproveitar desses benefícios do Instagram para vendas?
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Se você for recorrer ao Instagram para vendas da sua empresa, sua conta deve ser separada da sua conta pessoal. Esse é o primeiro passo para se estabelecer por lá.
Além disso, é preciso pensar no tom do conteúdo antes mesmo de postá-lo. O Instagram é uma ferramenta poderosa para engajar e falar diretamente com o seu consumidor, e isso deve ser levado em conta em cada imagem ou vídeo postado por lá.
Conheça a fundo o seu cliente para entender o que ele gostaria de ver a sua marca postando. A própria pessoa por trás da empresa raramente deve aparecer na página IG da sua marca ou mesmo não ser exibida.
Criando o seu perfil empresarial, então, você deverá começar a postar. Então vamos falar agora do conteúdo que vai ajudar a interagir com o seu público e impulsionar as vendas.
Instagram é uma plataforma visual. Então, acima de tudo, você só deve postar imagens de alta qualidade.
É imprescindível que suas imagens sejam criativas e atraentes, e destaquem adequadamente os produtos que você deseja promover. Quando seus clientes chegarem ao seu perfil, eles devem reconhecer sua marca imediatamente.
Aposte nos vários formatos de fotos, vídeos e gifs, além dos stories, a fim de contar porque você está ali e por que o seu público deveria se interessar pelo seu conteúdo.
A publicidade no Instagram pode ajudar você a alcançar um novo público-alvo. É um investimento que vale a pena, especialmente se a sua marca ou empresa for relativamente nova.
Durante muito tempo, o problema com o marketing do Instagram era que você não podia colocar links clicáveis em sua postagem, portanto, as marcas precisavam direcionar seus fãs para o link em sua biografia, e atualizar continuamente esse link. Mas agora você pode incluir links para o seu site no Instagram, inclusive nos stories - se você anunciar.
Para melhorar ainda mais a eficácia dos seus anúncios no Instagram, você pode fazer ações de retargeting para engajar pessoas que já visitaram seu website. Em outras palavras, consumidores que já expressaram um nível de interesse no que sua marca oferece.
Retargeting é essencialmente publicidade que visa especificamente os visitantes do site que saem sem fazer uma compra. Originalmente, foi lançado no Facebook em 2015 antes de ser adicionado ao arsenal de tecnologia de anúncios do Instagram em 2016.
Como o Instagram para vendas atrai seu público consumidor ideal, é natural que seu perfil também sirva como canal para dar voz à insatisfação e esclarecer dúvidas que seus clientes podem ter. Ainda de acordo com o Opinion Box, 37,5% dos entrevistados na pesquisa dizem, inclusive, já terem usado o Instagram para falar sobre reclamações e dúvidas com as empresas.
Por isso, seja amigável, responda rapidamente e sempre coloque a devida importância no suporte e atendimento ao cliente na sua rede social.
Você deve não apenas conhecer, mas usar o recurso Instagram Stories, através do qual você pode postar e compartilhar vídeos que duram 24 horas para seus seguidores leais. As marcas podem realmente aproveitar esse recurso para aumentar suas vendas.
Mas como você pode usá-lo efetivamente?
Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar você a criar histórias do Instagram eficazes e impactantes:
As hashtags são usadas de forma diferente nas várias redes sociais, mas com o mesmo propósito. No Instagram para vendas, as tags são usadas para agrupar fotos e vídeos por assuntos semelhantes e representam mais uma forma de chamar atenção.
Incluir hashtags que têm a ver com seu produto fazem com que ele apareça em buscas de usuários e ganhe relevância, likes e, claro, o olhar do seu público.
Influenciadores são personalidades do Instagram que já têm um público estabelecido. Seus seguidores procuram recomendações e conselhos sobre compras, por isso não é surpresa que cada vez mais as marcas estejam se voltando para os influenciadores para promover seus produtos.
Como uma plataforma visual, o Instagram oferece o caminho perfeito para envolver seu público-alvo usando a ajuda de influenciadores. Uma boa estratégia de marketing do influenciador do Instagram pode ajudá-lo a obter alto tráfego e mais engajamento, o que acaba gerando retornos e conversões mais altos.
Para aumentar o número de vendas geradas pelo conteúdo do influenciador, forneça aos influenciadores um código de desconto ou um link promocional. Se você pretende usar vários influenciadores para promover seus produtos, atribua a cada um deles um código ou link exclusivo para poder acompanhar suas conversões individuais.
Para finalizar, uma boa dica é entregar as estratégias de redes sociais e marketing na mão de especialistas.