Embora Mark Zuckerberg tenha avisado lá no mês de abril, durante o Facebook F8 (conferência anual realizada pela empresa), que as redes sociais da corporação passariam por uma forte mudança, o "sumiço" dos likes no instagram pegou muitos usuários e empresas de surpresa. Na conferência, Zuckerberg já havia adiantado que as plataformas teriam um novo padrão de privacidade e, possivelmente, a contagem de curtidas seria ocultada.
A mudança ainda está em uma fase de testes, e passou a ser implementada em diversos países ao redor do mundo. No Brasil, segundo maior em número de usuários da plataforma, a mudança começou a ocorrer gradativamente nesta quarta-feira, 17 de julho.
Esta atualização passa a "ocultar" as curtidas no feed (mas elas não sumiram, viu?). Agora, apenas o proprietário da publicação consegue visualizar o número total de curtidas, ficando invisível para o restante dos usuários.
A justificativa da empresa está na preocupação com a "corrida por likes" e a pressão por ver este número subir. Na busca por maior visibilidade, muitos usuários acabam recorrendo a métodos desesperados para crescer o número de likes, como a compra de seguidores e a associação de perfis fakes para alavancar este número.
Até ontem, a função das curtidas no instagram provocava uma certa divisão de opiniões. Alguns consideravam os likes uma “métrica de vaidade” e outros viam neles uma forma relevante de avaliar o
desempenho dos posts. Com a mudança, a tendência é colocar os comentários como verdadeiros protagonistas da estratégia de marketing digital.
Com isso, a produção de um conteúdo rico passa a ser ainda mais importante para conquistar a atenção do seu público e trazer maior autoridade para sua marca. É importante lembrar que, para aproximar os usuários do perfil da sua empresa, o algoritmo leva em consideração uma série métricas, como as impressões (quantas vezes seu conteúdo é visto), as interações com a postagem, os itens salvos e o engajamento (os comentários, respostas, compartilhamentos, mensagens e envios).
Com as curtidas em menor foco, a plataforma acena com um recado: é hora de cuidar, cada vez mais, da relevância do conteúdo e das interações com outros usuários.
Como falamos acima, as métricas que mensuram a relevância e o interesse da sua página para o público estão mudando, com grande prioridade para a interação e o engajamento.
Quando uma pessoa interage com o seu material, através de um comentário, marcando um amigo ou compartilhando seu conteúdo para mais pessoas, as plataformas entendem que o seu material é relevante e merece a atenção de mais pessoas.
O foco está no relacionamento. E isto, nas redes sociais, se conquista através de duas métricas: interação e engajamento.
Abaixo, trazemos 4 dicas para você engajar mais pessoas no seu perfil:
É importante levar em consideração que a mudança ainda está em fase de testes na plataforma e é muito cedo para medir o seu impacto nos resultados das mídias.
Fato que esta mudança não surgiu da noite para o dia, e já faz parte de um processo de adaptação das plataformas para os novos meios de interação e as necessidades de seus usuários, além de sinalizar para uma preocupação sobre o impacto das redes no cotidiano de todos os usuários.
Seguiremos atentos a cada novidade e estaremos atualizando você sobre as atualizações do mundo digital em nossas redes. Acompanhe!
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