Conheça a Jornada de Compras, estratégia importante do Marketing usada para definir o estágio do consumidor ao longo do seu processo de compra.
A Jornada de Compras é uma estratégia de muita relevância para o Marketing e que pode ser empregada para o meio digital. Ela é usada para definir o estágio em que um potencial cliente está ao longo do seu processo de compra. Além disso, essa técnica pode ser dividida em 4 etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.
Atualmente as marcas contam com uma nova forma de divulgar e vender os seus produtos e os seus serviços. Através da Jornada de Compras essa divulgação deixou de ser invasiva e passou a focar nos consumidores que realmente possuem interesse nas soluções oferecidas por essas empresas.
No meio digital é importante que as marcas desenvolvam estratégias e planejamentos que levam em consideração as ações de atração dos clientes e também os seus mecanismos de vendas.
Ao utilizar o modelo da Jornada de Compras, é imprescindível que se conheça primeiramente o seu público-alvo e todas as suas necessidades, seus desejos e claro, seus hábitos de consumo. Somente com essas informações que essas técnicas podem ser executadas.
Mas afinal, o que é a Jornada de Compras? Continue com a leitura e entenda tudo sobre essa estratégia de atração de clientes.
A Jornada de Compras é a responsável por dizer em que estágio da compra o consumidor está. Através do monitoramento do potencial cliente sobre seus hábitos de consumo, suas buscas e seu comportamento na internet, é possível saber o quão próximo ele está de adquirir um produto ou serviço.
Dessa forma, é possível saber se ele está longe ou muito perto de fechar um negócio. Com esse conhecimento você consegue produzir conteúdos certeiros que vão atingir da forma correta o consumidor, atendendo os seus desejos e as suas necessidades.
Ao fazer isso, é possível conduzi-lo pelas diferentes etapas de venda, aumentando assim a chance da compra ser concluída. Mas afinal quais são essas etapas?
A Jornada de Compras é dividida em 4 etapas:
A equipe de marketing é a responsável por criar os conteúdos que guiarão os consumidores por cada uma das diferentes etapas do processo de venda.
Depois que o consumidor considera a aquisição de um produto ou serviço, ele entra para o funil de vendas. O trabalho realizado nas etapas do funil são os responsáveis por qualificar o cliente para que ele feche o negócio.
As etapas citadas anteriormente são essenciais para o funil de vendas e servem para orientar que tipo de conteúdo pode ser usado para atrair o cliente em cada etapa do funil.
Quanto mais uma pessoa avança pelo funil de vendas, mais ela está qualificada e preparada para a realização da compra.
O uso dessa estratégia no Marketing Digital é muito importante para as vendas de uma empresa graças às informações coletadas sobre os consumidores. Permitindo assim que o trabalho da equipe de marketing e da equipe de vendas seja melhor direcionado respeitando cada etapa em que o potencial cliente está.
Os consumidores estão em momentos diferentes da compra e através da Jornada de Compras é possível identificar o momento certo para a venda. Dessa forma, evita que a equipe de vendas tenha seus esforços desperdiçados, oferecendo um produto ou serviço para uma pessoa que ainda está na etapa de aprendizado.
Além de tentar vender algo para alguém que nem sabe que você existe, pode causar uma má impressão sobre a sua marca ao consumidor.
Mas se a equipe de vendas entra em contato com uma pessoa que já está na etapa de decisão, as chances de fechar uma venda são muito maiores.
Com a Jornada de Compras também é possível desenvolver um conhecimento muito grande sobre quem são seus clientes. Pois para que esta estratégia funcione é preciso conhecer quem é o seu público-alvo, quais são os seus desejos, quais são as suas necessidades, quais são os seus interesses e quais são os seus hábitos de consumo.
Ter acesso a todas essas informações aproxima a empresa das pessoas e permite a construção de estratégias capazes de reforçar esse relacionamento. Além disso, se torna mais fácil conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.
Conhecer os clientes em potencial e seus hábitos de consumo também aumentam a produtividade pois é possível saber em qual momento da compra eles se encontram e quais são as suas necessidades.
Isso facilita o trabalho da equipe de marketing, que é capaz de desenvolver conteúdos para cada etapa do funil de vendas, trazendo resultados positivos para a empresa.
Além disso, através da estruturação do processo de vendas, o consumidor enxerga a empresa como um canal de confiança e a compra se torna uma consequência natural. Por isso, investir na Jornada de Compras é essencial para dinamizar e melhorar as vendas da sua empresa.
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