O universo do marketing está em constante mudança: novas maneiras de comunicar, trazer boas experiências aos clientes e escalar negócios são aperfeiçoadas o tempo todo. Apesar de recente aqui no Brasil, o marketing de produto está conquistando espaço e muitas empresas vêm criando equipes e implementando estratégias próprias da área.
Mas o que é marketing de produto? Em poucas palavras, é o processo de trazer um produto para o mercado. A seguir, vamos entender melhor o que essa definição significa e te mostrar alguns motivos para ficar de olho nessa área!
Quando lemos a definição de marketing de produto mostrada acima, algumas dúvidas podem vir à mente, como: “o que é esse processo?”, “que tipo de produto?” ou “qual o mercado?”.
Vamos por partes:
É simplesmente a estratégia que a sua empresa utiliza para comunicar um lançamento de um novo produto, de uma nova funcionalidade ou um reposicionamento para os seus clientes, possíveis clientes e também internamente. Ou também fazer o caminho inverso, comunicando as respostas e anseios do mercado ao seu time de produto.
Dentro dessa estratégia é preciso pensar em alguns pontos, como: quem é o público-alvo, como atingir esse público, qual o preço, o posicionamento e o canal adequado para atraí-lo. O conjunto de estratégias de go-to-market são as mais conhecidas para o lançamento de produtos.
Algum tempo atrás, o marketing de produto era implementado geralmente em empresas de software. Isso acontecia porque nesse segmento a venda é complexa e existe a criação de novas funcionalidades e uma jornada do usuário para adoção do produto.
Nos últimos anos, porém, isso tem mudado. Zachary Fox, diretor de produto e customer marketing da RD Station, nos mostrou na última semana em sua palestra no RD Summit que empresas que vendem cursos ou serviços, por exemplo, também podem aplicar algumas estratégias de marketing de produto.
Você precisa se perguntar: a quem interessa esse reposicionamento, novo produto ou funcionalidade? Quais são as equipes envolvidas nesse processo?
Por exemplo, se você está lançando uma nova funcionalidade, as estratégias de comunicação devem ser dirigidas aos clientes atuais da sua base, além dos times de customer success e suporte. O time de vendas também deve ser comunicado, além dos possíveis clientes, que talvez vejam maior valor agregado à sua solução depois da implementação desta funcionalidade.
Resumidamente, o marketing de produto tem como objetivo trazer demanda e adoção ao produto em si, garantindo que as equipes de vendas e customer success conheçam os benefícios do produto e os consumidores saibam como usar.
Na prática, a área de marketing de produto é responsável por:
Você deve estar pensando: eu já tenho pessoas na minha empresa que desempenham algumas dessas funções. Então por que ter um profissional dedicado ou até mesmo uma área completa?
Como vimos, as funções que a área exerce são bem estratégicas, além de ela ter intersecção com áreas distintas da empresa, como vendas, produto e CS. Dessa forma, com um profissional com habilidades multidisciplinares dedicado, você consegue garantir que o seu produto terá uma comunicação bem planejada e executada, para os mais diversos públicos, internos e externos.
Estratégias de marketing de produto bem executadas aumentam o lucro da empresa de 3 maneiras:
Para que você possa se aprofundar no assunto e amadurecer a ideia de ter uma área de marketing de produto na sua empresa, listamos aqui duas comunidades de entusiastas e profissionais de marketing de produto, além de um podcast de altíssima qualidade:
Ficou com vontade de criar essa área na sua empresa? Nos próximos conteúdos vamos destrinchar alguns dos conceitos deste artigo. Continue com a gente!