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Marketing de produto: o que é e porque inserir na sua empresa

marketing de produto

O universo do marketing está em constante mudança: novas maneiras de comunicar, trazer boas experiências aos clientes e escalar negócios são aperfeiçoadas o tempo todo. Apesar de recente aqui no Brasil, o marketing de produto está conquistando espaço e muitas empresas vêm criando equipes e implementando estratégias próprias da área. 

 

Mas o que é marketing de produto? Em poucas palavras, é o processo de trazer um produto para o mercado. A seguir, vamos entender melhor o que essa definição significa e te mostrar alguns motivos para ficar de olho nessa área!


O que é marketing de produto?


Quando lemos a definição de marketing de produto mostrada acima, algumas dúvidas podem vir à mente, como: “o que é esse processo?”, “que tipo de produto?” ou “qual o mercado?”.


Vamos por partes:


O que é o processo?


É simplesmente a estratégia que a sua empresa utiliza para comunicar um lançamento de um novo produto, de uma nova funcionalidade ou um reposicionamento para os seus clientes, possíveis clientes e também internamente. Ou também fazer o caminho inverso, comunicando as respostas e anseios do mercado ao seu time de produto.

 

Dentro dessa estratégia é preciso pensar em alguns pontos, como: quem é o público-alvo, como atingir esse público, qual o preço, o posicionamento e o canal adequado para atraí-lo. O conjunto de estratégias de go-to-market são as mais conhecidas para o lançamento de produtos.


Que tipo de produto?


Algum tempo atrás, o marketing de produto era implementado geralmente em empresas de software. Isso acontecia porque nesse segmento a venda é complexa e existe a criação de novas funcionalidades e uma jornada do usuário para adoção do produto.

 

Nos últimos anos, porém, isso tem mudado. Zachary Fox, diretor de produto e customer marketing da RD Station, nos mostrou na última semana em sua palestra no RD Summit que empresas que vendem cursos ou serviços, por exemplo, também podem aplicar algumas estratégias de marketing de produto.


Qual o mercado?


Você precisa se perguntar: a quem interessa esse reposicionamento, novo produto ou funcionalidade? Quais são as equipes envolvidas nesse processo?

 

Por exemplo, se você está lançando uma nova funcionalidade, as estratégias de comunicação devem ser dirigidas aos clientes atuais da sua base, além dos times de customer success e suporte. O time de vendas também deve ser comunicado, além dos possíveis clientes, que talvez vejam maior valor agregado à sua solução depois da implementação desta funcionalidade. 

 

Resumidamente, o marketing de produto tem como objetivo trazer demanda e adoção ao produto em si, garantindo que as equipes de vendas e customer success conheçam os benefícios do produto e os consumidores saibam como usar.


Quais as funções da equipe de marketing de produto?


Na prática, a área de marketing de produto é responsável por:

 

  • Posicionamento e mensagem: o ponto principal é conhecer a persona, sua jornada de compra e suas dores, comunicar como a sua solução resolve essa dor e como ela é diferente das outras soluções do mercado;
  • Lançamento do produto: com a definição e aplicação da estratégia de lançamento, como o go-to-market;
  • Geração de demanda e uso: com a produção de conteúdos de fundo de funil, mais voltados ao “como funciona” e “como usar”, a equipe de marketing de produto pode aumentar a geração de demanda e a adoção do produto;
  • Preparação de marketing e vendas: o profissional de marketing de produto tem o papel de preparar o time de vendas através da criação de pitches de venda adequados aos públicos-alvo do produto e também com análises de concorrência para ajudar na quebra de objeção;
  • Análise de resultados e coleta de feedbacks: o marqueteiro de produto também analisa a performance da jornada do cliente e seus feedbacks, devolvendo à área de produto para melhorias ou criação de novos produtos.

Por que vale a pena ter alguém dedicado ao marketing de produto?


Você deve estar pensando: eu já tenho pessoas na minha empresa que desempenham algumas dessas funções. Então por que ter um profissional dedicado ou até mesmo uma área completa?

 

Como vimos, as funções que a área exerce são bem estratégicas, além de ela ter intersecção com áreas distintas da empresa, como vendas, produto e CS. Dessa forma, com um profissional com habilidades multidisciplinares dedicado, você consegue garantir que o seu produto terá uma comunicação bem planejada e executada, para os mais diversos públicos, internos e externos.

 

Estratégias de marketing de produto bem executadas aumentam o lucro da empresa de 3 maneiras:

 

  • Aumentando as vendas: a comunicação direcionada ajuda a trazer leads qualificados para venda, que têm clareza sobre o que estão comprando. Além de um time de vendas mais preparado para comunicar e rebater objeções;
  • Aumentando a retenção: através das estratégias de adoção do produto, o time garante que o usuário saiba usá-lo e continue sendo cliente da empresa;
  • Gerando novos insights para o time de produto: ao coletar feedbacks dos usuários, como já falamos neste artigo, o time de marketing de produto consegue repassar informações valiosas de melhoria e até criação de novas funcionalidades ou produtos.

Comunidade e conteúdos de marketing de produto


Para que você possa se aprofundar no assunto e amadurecer a ideia de ter uma área de marketing de produto na sua empresa, listamos aqui duas comunidades de entusiastas e profissionais de marketing de produto, além de um podcast de altíssima qualidade:

 

  • Product Marketing Alliance: a PMA é uma comunidade que reúne mais de 10 mil profissionais e entusiastas de marketing de produto em todo o mundo. Eles contam com os mais diversos formatos de conteúdo, como conta no slack para networking, summits, cursos, podcasts, artigos, entre outros.
  • Product Marketing Brasil: primeira comunidade brasileira de marketing de produto. Também possui conta no slack e organiza encontros para troca de experiências, além de conteúdos no site.
  • Lança Produto: primeiro podcast brasileiro sobre marketing de produto, organizado pelo time da RD Station. Além do time, o podcast conta com convidados de outras empresas nos episódios.

 

Ficou com vontade de criar essa área na sua empresa? Nos próximos conteúdos vamos destrinchar alguns dos conceitos deste artigo. Continue com a gente!

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Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
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