Entre em contato
(48)98441-3400
contato@monking,com.br

Os principais erros ao fazer um planejamento de marketing

planejamento de marketing

Este artigo é baseado na palestra “3 erros que você deve evitar no seu planejamento digital em 2021” do Rafael Kiso, co-fundador e CMO da mLabs, no Hostel by RD Summit 2020.

 

Se você deseja alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente, o melhor caminho é fazer um bom planejamento. Com marketing não é diferente. Um planejamento claro e embasado pode te ajudar a conquistar resultados sólidos e obter um bom retorno do investimento.

 

A maior parte das empresas já faz planejamento de marketing, mesmo que simples. No entanto, deve-se ter um cuidado especial com esta etapa da construção do seu trabalho de marketing, pois é ela que fundamenta a sua estratégia. Neste artigo, trouxemos os principais erros, elencados pelo Rafael Kiso, que você deve evitar no seu planejamento de 2021.


1º erro: não usar uma metodologia para planejar


O primeiro erro que você deve evitar é não usar uma metodologia para fazer o planejamento de marketing. As metodologias ajudam você a ter clareza dos passos a serem seguidos no planejamento.

 

Existem algumas metodologias para fazer planejamento de marketing. A seguir, colocamos os 5 passos da metodologia que o Rafael Kiso apresentou na palestra dele:

 

  • Diagnóstico: nesta etapa é feita a análise do contexto no qual sua empresa se insere 
  • Objetivo: onde sua empresa quer estar? qual o seu propósito e seus critérios norteadores? Estas são algumas das perguntas que devem ser feitas nesta etapa
  • Estratégia: como você vai chegar nesse objetivo? Aqui entra a construção de jornada, funil, linhas editoriais, públicos e distribuição de canais
  • Tática e ações: o que é preciso fazer para chegar lá. Nesta etapa você monta o calendário de ações, designa o time e as mídias
  • Controle e análise: monitorar a execução do planejamento, através dos KPIs (indicadores-chave de desempenho)

 

Dentro das primeiras etapas do planejamento, Kiso trouxe os principais erros que as pessoas cometem ao montar seu planejamento. São eles:


Não entender os ambientes


O primeiro passo da metodologia mostrada acima é referente à análise do contexto no qual sua empresa está inserida. Existem três cenários: o macroambiente, o microambiente e o ambiente interno.

 

O macro e o microambientes são cenários que não conseguimos controlar. Dentro do macro ambiente estão a política, a economia, as macro tendências e a cultura, por exemplo. E dentro do micro estão os concorrentes, o mercado como um todo, o cliente, o comportamento dos consumidores, os fornecedores e os parceiros.

 

Já o ambiente interno, que engloba a empresa em si, a marca e os funcionários, pode ser controlado. Você deve usar o ambiente interno para se adequar aos estímulos do macro e micro ambientes.


Ignorar o perfil do cliente ideal


Já falamos anteriormente sobre a criação das buyer personas. Elas servem para direcionar melhor o que é realmente útil e relevante para o seu público, ajudando a ter melhor engajamento e conversão em vendas. No entanto, você precisa olhar para dentro de casa, para sua própria base de clientes e se perguntar: “quem é o meu cliente ideal?”

 

O perfil do cliente ideal (ICP, na sigla em inglês) é traçado com base em alguns dados, tais quais: qual cliente traz mais receita, qual o LTV (Lifetime Value) desse cliente, dentre outros. Conhecer o ICP faz com que você possa repensar sua persona e melhorar o público-alvo, trazendo mais rentabilidade e previsibilidade para a sua empresa.


Não definir a estratégia com base na análise de SWOT


Depois que você ambientou sua empresa, você precisa saber extrair o máximo de ganho com as decisões que toma. A matriz de SWOT é a ferramenta que vai te ajudar a analisar diferentes cenários para facilitar a tomada de decisão.

matriz swot

No quadro acima, os quadrantes que representam as forças e as fraquezas são relacionados ao ambiente interno, que você pode controlar. As forças são as vantagens que a sua empresa tem frente à concorrência e as fraquezas são os pontos que podem prejudicar ou interferir no andamento da empresa.

 

Já os quadrantes inferiores representam as oportunidades e ameaças, fatores externos que você não pode controlar. As oportunidades são as forças externas que impactam positivamente o seu negócio e as ameaças influenciam negativamente.


2º erro: continuar focando somente no funil de vendas


O objetivo principal de todo negócio é vender. Porém, você precisa ir além e pensar na jornada do consumidor não apenas como um funil que desemboca na venda, mas sim como um megafone. A ideia aqui é dar devida atenção ao consumidor depois da primeira venda, para que ele se torne um promotor da marca.

 

A jornada então seria assim: descoberta > consideração > compra > experiência própria > experiência compartilhada. Desta maneira, sua empresa passa a vender uma experiência, não apenas um produto ou serviço. Em todos os pontos de contato com a empresa, o consumidor deve ter uma experiência positiva.

 

Kiso faz analogia a um bumerangue. Você faz uma força inicial para jogar ele, que seriam os investimentos em redes sociais e anúncios, por exemplo. Quanto menos atrito esse bumerangue encontrar, ou seja, quanto menos experiências negativas ele tiver, mais rápido ele volta pra você e compra de novo.

 

Dentro deste erro existem outros que Kiso apresenta como sendo relacionados, como focar em quantidade de posts ao invés de quantidade de impactos. Outros erros que você deve evitar são:

 

  • Focar somente no que é mais popular no momento: para fugir desse erro você deve diversificar as plataformas. Kiso compara com o mundo dos investimentos e diz que o Instagram, o YouTube e o LinkedIn são as plataformas consideradas “renda fixa”, ou seja, plataformas seguras para investir. Porém, você deve investir em outras plataformas que tenham a ver com o seu negócio, como o TikTok e o Pinterest, por exemplo
  • Continuar postando a mesma em todas as redes sociais: você deve pensar em uma campanha como um conjunto de mensagens e ideias que podem ser passadas de maneira complementar nas plataformas que você usa, aproveitando o diferencial de cada uma.
  • Postar somente conteúdo próprio: o conteúdo gerado pelo usuário (ou UGC, na sigla em inglês) é considerado um conteúdo autêntico, que tem maior índice de confiabilidade e traz mais vendas. Por isso, toda a jornada do cliente deve ser de experiências positivas, levando ele ao estágio de experiência compartilhada.
  • Priorizar interagir somente com as ocorrências negativas: Kiso traz o dado de que as marcas ignoram 77% das pessoas que desejam uma resposta nas redes sociais. Ou seja, elas priorizam as ocorrências negativas e não dão atenção às outras pessoas. Você não pode esquecer o positivo, pois essas pessoas geralmente gostam da marca e podem se tornar promotoras, voltando a fazer negócio e indicando outras pessoas.

3º erro: continuar medindo somente engajamento


O terceiro erro é relacionado à etapa de controle e análise do seu planejamento de marketing. A maior parte das empresas se atém ao que chamamos de métricas de vaidade ou métricas sociais, que são os seguidores e as curtidas, por exemplo. Porém, existem outras métricas que são importantes em diversas etapas da jornada.

 

Cada etapa da jornada do consumidor tem um indicador-chave de sucesso e tem uma métrica de acompanhamento. Os indicadores são para o seu negócio, eles são relacionados com os seus objetivos, com a sua ambientação e com a sua análise de SWOT. Eles não podem ser só sobre comunicação.

 

Sabemos que são muitos detalhes para a criação de um plano de marketing, porém, é de suma importância que ele receba a atenção devida. Dessa maneira, os resultados serão muito mais consistentes e previsíveis, dando escalabilidade ao seu negócio. 

fale com a monking
Por Grupo Monking 02 ago., 2023
O marketing digital pode ser uma incrível fonte de oportunidades, mas também pode ser uma porta para furadas. Hoje, vamos dar algumas dicas de como não cair em armadilhas e aproveitar todo o potencial que o marketing tem para o seu negócio.
Dia Mundial do Rock: o gênero musical que tem tudo a ver com marketing
Por Grupo Monking 13 jul., 2023
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, um blog conteúdo especial falando dessa data tão importante para os amantes do rock e da música e sua relação intíma com o marketing.
Por Grupo Monking 13 jun., 2023
Grandes marcas conquistaram o amor e a fidelidade dos consumidores ao longo do tempo, e podemos aprender com suas estratégias. Neste blog, vamos explorar o que é branding, como grandes marcas fidelizam seus usuários e como você pode usar essas dicas valiosas para construir a sua marca.
Por Grupo Monking 23 mai., 2023
Você sabe como conquistar leads e oportunidades de negócio através do networking? Se liga nessas dicas e comece hoje já a colocá-las em prática!
Por Grupo Monking 10 mai., 2023
Se você é um profissional de marketing que deseja atuar na indústria musical, este blog é para você.
Por Grupo Monking 11 abr., 2023
Com o aumento da conscientização sobre a importância da inclusão social, muitas empresas de todos os lugares do mundo estão investindo em ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. Uma empresa que promove a inclusão social pode melhorar a imagem que o público tem dela, além de atrair e reter talentos mais variados e engajados. Hoje, trouxemos alguns estudos de casos de empresas que estão fazendo a diferença na promoção da inclusão social. Continua lendo para conferir!
Por Grupo Monking 09 mar., 2023
A gente sabe que inovação é a chave para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em um mundo em constante mudança. No entanto, muitas empresas lutam para implementar efetivamente a inovação em seus negócios. Quer entender o que não pode faltar em sua empresa para garantir a inovação? Se liga nesse checklist completo para uma inovação bem-sucedida! De cultura interna até a tecnologia de ponta, tudo o que é necessário para inovar e se destacar no mercado. Fortalecimento da cultura Uma cultura de inovação é fundamental para fazer com que as ideias floresçam e sejam implementadas. É importante incentivar e recompensar a criatividade e a inovação dentro da empresa. Para isso, crie um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas ideias e recebam feedback construtivo. Liderança comprometida A liderança deve estar comprometida com a inovação e dar o exemplo para o resto da empresa. Eles devem ser os defensores da inovação e investir tempo e recursos para torná-la uma realidade. Líderes abertos a experimentar novas ideias e abraçar o fracasso como parte do processo, abrem as portas para a inovação. Estrutura de inovação Criar uma estrutura dedicada à inovação, como uma equipe de inovação ou um laboratório de inovação, é crucial para o sucesso da inovação na empresa. Esta equipe deve ter acesso a recursos e apoio da liderança para testar e implementar ideias inovadoras. Tecnologia de ponta A tecnologia é uma parte fundamental da inovação em qualquer empresa. Investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual, pode ajudar sua empresa a inovar e se destacar no mercado. Mas lembre-se: é necessário ter uma equipe de TI comprometida e habilitada para implementar e gerenciar essas tecnologias. Parcerias e colaboração Colaborar com outras empresas traz ideias frescas. Mais repertório na mesa para trabalhar e pensar em formas diferentes de inovar. Inovação é mais sobre pessoas do que tecnologia em si. Pense nisso na hora de fazer networking e adicionar novas conexões ao seu dia a dia. Uma boa rede de apoio faz um novo mundo de inovação se abrir, começando de dentro para fora.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Na era digital, não há como negar o poder do conteúdo audiovisual. De TikToks a longas-metragens e comerciais de televisão, podemos comunicar nossas histórias e mensagens a milhões de pessoas em todo o mundo de maneiras que antes não eram possíveis. Nunca foi tão fácil criar visuais exclusivos, diálogos e músicas cativantes e mensagens poderosas que ressoam com os espectadores em um nível emocional. Mas como exatamente garantimos que essas histórias audiovisuais permaneçam? Para criar uma experiência envolvente para o espectador, você precisa de uma combinação de técnicas criativas de narrativa e elementos de produção especializados. Preparamos alguns pontos para você entender a importância do Audiovisual: O conteúdo audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas do mundo moderno, pois pode capturar nossa atenção e nos manter engajados O uso de conteúdo audiovisual pode ajudar a visualizar ideias e conceitos de maneiras que não são possíveis apenas com a linguagem escrita ou falada Uma apresentação audiovisual eficaz tem o potencial de influenciar, persuadir e inspirar o público que, de outra forma, seria difícil de alcançar As possibilidades criativas do conteúdo audiovisual nos permitem dar vida às histórias de uma forma que o texto e as fotografias não podem O uso de dispositivos audiovisuais como drones, animação 3D, realidade virtual etc. pode criar uma experiência verdadeiramente imersiva para os espectadores Ao alavancar o impacto das apresentações audiovisuais, marcas e empresas podem ficar à frente em um cenário digital em constante evolução Se você deseja que sua marca se destaque da multidão, pesquisar as possibilidades audiovisuais é uma ótima maneira de fazer isso. De conteúdo de vídeo e anúncios a podcasts e histórias baseadas em áudio, existem infinitas oportunidades para dar vida à mensagem de sua marca de forma criativa. Ao se envolver com um meio audiovisual, você também tem mais controle sobre como os clientes experimentam sua marca. Pense fora da caixa e explore o que os elementos audiovisuais podem fazer por você - você pode se surpreender com os resultados.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Você acabou de começar uma Startup e percebeu que o marketing é a única coisa entre você e o sucesso? Você deixou de criar uma estratégia de marketing sólida desde o início? Nesse caso, sua startup pode estar lutando para decolar. Mas é o seguinte: investir em marketing desde o início é essencial para criar um negócio de sucesso. Veja bem, o marketing não é apenas promover a si mesmo e fazer vendas, é estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes e nutrir relacionamentos até que eles se tornem seguidores leais. Sem um marketing adequado, mesmo as pequenas empresas não têm como atingir seu público potencial e desenvolver uma base de clientes saudável. Portanto, não cometa o erro de pular o marketing no início – invista nas estratégias certas, adote a fidelidade do cliente ao longo da vida e veja seu negócio decolar para novos patamares! Começar um negócio baseado em tecnologia pode ser assustador. Há muito em que pensar - desenvolvimento de produtos, experiência do usuário, marketing, jurídico e assim por diante. Mas a verdade é que, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você deve se concentrar no marketing desde o início . Aqui estão 6 dicas que ajudarão você a começar no caminho certo com seus esforços de marketing o mais rápido possível: 1. Comece com um plano sólido mapeando suas metas e objetivos para o seu negócio. 2. Desenvolva uma compreensão de quem é seu cliente ideal e como você pode alcançá-lo. 3. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca e aumentar sua autoridade digital. 4. Utilize as mídias sociais para se envolver com clientes em potencia l e difundir conhecimento sobre tendências emergentes. 5. Permanecer ágil para ajustar-se rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado local e globalmente. 6. Aproveite os insights orientados por dados para garantir que as decisões sejam baseadas em informações precisas e ajudem a aumentar o ROI. As startups têm uma oportunidade única de aproveitar o poder do marketing, mas muitos empreendedores não percebem isso. Investir em marketing não apenas cria reconhecimento e confiança da marca, mas também traz informações valiosas e feedback do cliente que podem ajudar a informar o desenvolvimento do produto. Você pode estar com um orçamento apertado, mas deve garantir que o marketing faça parte do seu plano de inicialização, porque sem ele você não conseguirá alcançar o sucesso que almeja. ..
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
Show More
Share by: