Nos últimos meses o termo cringe ganhou a internet e só se falava sobre isso nas redes sociais. Caso você não saiba, o termo significa sentir vergonha alheia em inglês e está sendo usado na guerra geracional entre os millennials e a geração Z.
A geração Z deixa claro na internet que acha a geração millennials e os seus hábitos cringe, como tomar café da manhã, usar calça skinny ou reclamar dos boletos para pagar.
Essa brincadeira entre as gerações veio para mostrar como elas podem ser diferentes. A geração Z, de maneira resumida, é formada por nativos digitais, aquelas pessoas que já nasceram na era da internet. Os GenZ costumam ser militantes e cada vez mais conscientes das causas atuais.
A geração Z quer atuar na resolução dos problemas globais como questões climáticas, de igualdade social e representatividade. Quando falamos de marketing e vendas, podemos dizer que essa é uma geração que tem consumo engajado e não tem limites de gastos.
Para saber posicionar a sua marca e influenciar da maneira correta os seus consumidores, é preciso primeiro saber quem são eles. Há muitas diferenças de uma geração para a outra e para saber como atingir cada uma delas é preciso entendê-las primeiro.
Por isso, neste post você vai entender quais as principais características dessas gerações e como é o comportamento delas na internet, para assim se comunicar com esses públicos.
As datas de nascimento que estão incluídas em cada grupo podem variar. Além disso, fatores como país, situação socioeconômica e criação, podem definir ainda mais em que geração a pessoa se encontra. Por exemplo, uma pessoa que nasceu em 1990 pode ter um comportamento parecido com alguém que nasceu em 1980.
Outro fator importante a considerar é que os nascidos no início de uma geração são influenciados pela geração anterior, fazendo com que comportamentos sejam misturados entre as diferentes gerações. É possível que alguém nascido no final dos anos 90 tenha mais características da geração Y do que da geração Z, por exemplo.
Sendo assim, essas separações geracionais por data de nascimento são apenas uma tendência criada para identificar grande parte de um grupo, mas não pode ser generalizada e levada ao pé da letra.
Abaixo entenda as características dessas gerações e seus comportamentos na internet:
Os millennials foram os últimos a conhecer o mundo sem a internet. Essa geração viu o nascimento da internet e a globalização do mundo, que se tornou mais veloz e passou a ter informações compartilhadas em segundos.
Os millennials presenciaram muitas mudanças do mundo em que nasceram para o que vivem hoje e por isso é uma geração considerada flexível às mudanças. Sendo assim, são ávidos pela inovação e pelos desafios das transformações.
Os millennials cresceram junto com a globalização e por isso desenvolveram uma visão global. Não querem o mesmo mundo que seus pais e avós deixaram, por isso se preocupam com o futuro do planeta, defendem o consumo consciente e são engajados em causas sociais.
A internet foi a responsável por transformar os millennials em cidadãos globais. Por estar constantemente conectados, fazem parte de grupos que confirmam os seus valores e ideais.
Um fato interessante sobre a geração Y é que são considerados imediatistas e são uma geração que quer o que desejam o mais rápido possível. E como consequência disso, desenvolvem problemas psicológicos como ansiedade e depressão.
Talvez você esteja se perguntando porque as mudanças de comportamento da geração Y na internet pode influenciar no posicionamento da marca no marketing. Pois saiba que essa geração representa a maior parte da população economicamente ativa do país e têm um alto poder de influência no consumo. Vale a pena se preocupar com os millennials, né?
A geração Z já nasceu em um mundo conectado e com acesso à internet. Esse grupo está conectado a todo momento e em todo lugar. Por serem o futuro do mercado de consumidores, eles têm grande poder de influência e ditam como as marcas devem se comportar.
As pessoas da GenZ são ágeis, multitarefas e capazes de absorver grande quantidade de informações. Assim como a geração Y, se preocupam com questões sociais e ambientais, mas vão além e transformam sua preocupação em ativismo.
Esses jovens defendem causas ligadas à identidade de gênero e movimentos contra a homofobia, racismo e machismo, por exemplo. Além disso, costumam sempre expor suas ideias e opiniões sobre temas importantes nas redes sociais.
A geração Z é aquela que está disposta a lutar pelas causas que acreditam, compartilhar seus pensamentos com outras pessoas e mobilizar movimentos que saem da internet e vão para as ruas. Além disso, são engajados politicamente em movimentos de contestação ao governo.
Costumam ser pragmáticos e realistas, devido a insegurança com o futuro que é uma marca dessa geração. Além disso, se preocupam com o dinheiro e entendem que a carteira assinada é um caminho para a estabilidade financeira mesmo que não seja no emprego dos seus sonhos.
De forma marcante, a geração Z é composta por pessoas que não se definem, são plurais e dinâmicos e não podem ser repreendidos, eles são o que querem no momento que querem.
Para se manter relevante é preciso acompanhar os comportamentos dessas gerações, suas características, suas necessidades e seus desejos, para assim aprender a se comunicar com eles.
A geração Y quer conteúdos que aliviam a sua ansiedade, que os ajudem a aprender e a realizar seus sonhos e projetos. Além disso, eles querem se comunicar com as marcas e sentir que são ouvidos.
Para a geração Z as marcas precisam ir além de discursos vazios sobre temas como sustentabilidade ou responsabilidade social. Essa geração quer ver compromissos reais e marcas que se posicionam e que tenham posições coerentes em todos os seus processos.
Os jovens, em especial da geração Z, estão dispostos a pagar mais por uma marca que tem valores semelhantes aos seus, pois acreditam que possuem a responsabilidade de contribuir positivamente ao mundo em que vivem.