No marketing de conteúdo, é imprescindível conhecer o seu público para manter uma conversa contínua e ter mais possibilidades de venda, não é mesmo? Para isso, é necessário saber os detalhes do seu cliente, e a criação de personas pode ajudar a desenvolver estratégias mais efetivas tanto para os negócios B2B quanto para B2C.
Através das personas, é possível entender melhor como a sua audiência reage ao seu produto ou serviço. E elas também auxiliam como guia para o seu conteúdo de marketing digital. Vamos ver como funciona na prática? Continue lendo o post do nosso blog de hoje!
Dentro do marketing, você precisa das buyer personas para direcionar melhor o que é realmente útil e relevante para o seu público. Baseado no comportamento e características demográficas reais, a persona é uma representação do cliente. Também podem ser considerados sua história, motivação e sentimentos.
Para desenvolvê-las, você precisa ter em mente alguns tópicos, como: que tipo de conteúdo deseja criar, qual estratégia será usada, quais são os objetivos do negócio e também quem precisa conhecer os seus projetos. A sugestão é criar de três a cinco personas, número suficiente para incluir a maior parte dos seus clientes. Mas como desenvolver as chamadas “personas”?
Ter a persona bem definida é importante para todo tipo de negócio. Para a construção da sua própria persona, você precisa reunir algumas informações. Veja abaixo as principais.
Você deve estar se perguntando se é sempre necessário seguir todos esses passos. Para as buyer personas B2B, nem sempre é preciso considerar todos esses quesitos, podendo ser menos amplas e mais objetivas. Ou ainda, dependendo da área de atuação, é possível segmentar por função na empresa, direcionando assim a um setor específico.
Você tem algumas opções de fontes que ajudam você a desenhar a sua persona de maneira mais adequada. Uma delas é fazer perguntas diretas ao seu público por meio de entrevistas, questionários ou pesquisas rápidas, direcionando as questões para reunir dados que sejam interessantes depois.
Também pode começar verificar internamente: a equipe de vendas e marketing podem ter ótimos insights com conhecimento prévio de quem é seu público-alvo e qual o tipo de conteúdo que ele mais gosta. E que tal investigar nas midias sociais? Se você já vem fazendo um trabalho por lá, basta adicionar interações online para saber quais são as informações que os seus consumidores estão buscando no momento.
Além disso, os dados de Search Engine Optimization (SEO) também podem ajudar nesse processo, assim como ferramentas como o Google Analytics, que permitem compilar informações demográficas e os temas que engajam o seu possível público.
A dica aqui é que se você não dedicar tempo e recurso para realizar esse desenvolvimento, a sua persona ficará incompleta ou até mesmo não retratar de maneira aproximada quem é realmente o seu cliente e como ele pensa, o que pode afetar os seus resultados.
Compreender o processo que acontece quando as pessoas descobrem e avaliam o produto ou serviço antes de efetuar a compra de fato é fundamental! Na descoberta, o possível comprador percebe que precisa de algo ou que tem um problema, e aí vai atrás do que precisa. Na consideração, ele avalia as opções para solucionar, e, na parte de decisão, ele finalmente faz uma escolha após toda a jornada de compra.
Ainda é possível que aconteçam outros dois momentos: a retenção, quando o consumidor usa o produto/serviço e precisa da orientação, ou a desejada fidelidade, que é quando o cliente faz comentários com amigos e conhecidos sobre a sua experiência de compra (positiva ou negativa).
Vamos ver com mais detalhes esse passo a passo em seguida!
Após identificar suas personas, é hora de fazer o mapeamento do tipo de conteúdo para entregar. Por que isso é relevante? Dessa maneira, você pode se aproximar mais das pessoas ao longo de cada jornada de compra, de acordo com o objetivo do seu negócio. Confira como fazer isso:
1) Descoberta: nessa fase inicial, a produção não deve estar relacionada a sua marca, produto ou serviço e sim às dores dos consumidores. A dica é investir em conteúdos que sejam educativos. Mais que isso, se possível, eles devem ser inspiradores! Pode ser através de publicações em blogs, guias, relatórios ou tutoriais, por exemplo. E não esqueça de priorizar o SEO, seus futuros clientes usam o Google para pesquisar as informações.
2) Consideração: a sugestão aqui nessa fase do meio é que marcas B2B se comuniquem em uma linguagem a nível profissional. Para negócios B2C, varia bastante o tempo que o consumidor leva para evoluir dessa fase. Determinados produtos ou serviços podem levar pouca consideração, enquanto outros demandam mais tempo para avaliação e decisão de compra. O que vale considerar é que conteúdo de qualidade engaja os consumidores de marcas B2C.
3) Decisão: Na fase final, é preciso verificar as características e os diferenciais do seu produto ou serviço, assim como as melhores maneiras de apresentá-lo. Além disso, também pode-se considerar o que os consumidor já estão comentando sobre a sua marca. Vale ainda simplificar os métodos de pagamento para os clientes que já estão prontos para efetuar a compra.
Para concluir, é importante salientar que o público e as estratégias sofrem evoluções e transformações ao longo do tempo. E o que isso significa? Sim, as personas também precisam passar pelo processo de reformulação de acordo com o contexto. Você precisa acompanhar para ver se isso é necessário ou não.
Agora sim você está preparado para criar suas personas! Vamos ao trabalho?