Me diz se isso já aconteceu com você: você faz uma compra online, e logo corre para checar as informações do pagamento, o rastreio do envio, no seu email. Algumas semanas depois, você recebe um outro email anunciando que outros produtos, daquele mesmo segmento que você comprou, estão em promoção.
Tenho certeza que você já passou por algo parecido. E isso é só um exemplo de uma dentre tantas outras técnicas que podemos utilizar no email marketing.
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De maneira simplificada, o Email Marketing não é nada mais do que o próprio nome já diz: estratégias de marketing, aplicadas a um canal específico, o email.
Porém, quando falamos de estratégia, o Email Marketing é bem mais complexo do que isso. Ele se torna uma forma de conversar de maneira mais próxima e personalizada com seus
leads,
os clientes em potencial da sua empresa. Além disso, ele é uma peça chave naquilo que chamamos de Inbound Marketing.
Para entender melhor o conceito por trás do Email Marketing, precisamos entender o que é Inbound Marketing, também conhecido como marketing de permissão.
Tradicionalmente, o marketing era feito de forma generalista e caracterizado como “de Interrupção”. Esse é o Outbound Marketing. Pensemos em um comercial de televisão, ou um anúncio no meio de uma revista. Eles aparecem ali, interrompendo a programação que a pessoa realmente veio consumir, e sem distinção nenhuma de interesse. O mesmo anúncio de um carro de luxo, por exemplo, aparece para um jovem recém saído da faculdade, e para um grande magnata.
O
Inbound Marketing
surge e se aprofunda no século XXI, especialmente com o surgimento das redes sociais e tecnologias de comunicação. Ele é caracterizado como
Marketing de Permissão por um motivo: fala para um público específico, que realmente tem um potencial interesse no produto ou serviço que a empresa tem a oferecer.
Seguindo no exemplo do carro de luxo, caso usasse estratégias de Marketing de Permissão, aquela empresa ao invés de gastar uma altíssima verba para anunciar na televisão, ofereceria, por exemplo, um e-book ou uma aula gratuita sobre direção esportiva em carros de luxo, em troca apenas do email e de algumas poucas informações como nome e Estado de residência. E é a partir daí que o trabalho de marketing começaria.
De maneira muito mais sutil, mas muito melhor direcionada.
Qual dos dois exemplos você acha que funcionaria melhor?
Leia mais: como usar o comportamento do usuário na estratégia de marketing
Como já mencionado anteriormente, não existe estratégia de Inbound Marketing sem a participação ativa do Email Marketing. Esse tipo de estratégia está longe de ser considerada ultrapassada.
Atualmente, mais da metade da população mundial (4,14 bilhões de pessoas, segundo o
Statista) possui uma conta de email. Afinal, o email é o pré-requisito básico para a maioria dos serviços online, e a forma de comunicação mais usual entre empresa e cliente.
A estratégia de Email também se faz importante por dois pontos:
Em inúmeros casos, como e-commerces ou empresas b2b, fazer um acompanhamento por email de quem já compra com você se faz necessário. Então, já que você já está presente nesse canal, porque não usá-lo ao seu favor?
O ROI (retorno sobre investimento) do Email Marketing é um dos maiores do mercado. Enquanto para outras estratégias (como anúncios, comerciais, redes sociais) é necessário um grande investimento de produção e operacionalização, e a conversão não é tão eficiente, o Email Marketing vem como uma ótima estratégia final para conversão, à um baixo investimento.
Se bem utilizado, o Email Marketing pode ser a virada de chave que a sua empresa precisava.
A primeira e mais óbvia é aquela apresentada no parágrafo anterior: o grande retorno sobre o investimento da prática. Porém ela não é nem de longe a única.
Uma imensa vantagem do email marketing é a
personalização. Ao lidar com leads que já forneceram previamente informações sobre si, podemos segmentar campanhas de modo a torná-las mais próximas do interlocutor. Em um e-commerce, por exemplo, podemos enviar campanhas diferentes àqueles que compram geralmente no setor masculino, e no setor feminino.
E, seguindo ainda nessa linha, as campanhas de email tem uma vantagem inigualável quando se trata de
coleta de dados. Não apenas dados sobre os leads, mas também sobre seu comportamento dentro do canal (se abriu ou não os emails, em qual horário, se acessou ou não o link) que permitem um acompanhamento preciso, e uma ótima alocação de esforços e recursos para resolver problemas.
Essa é uma estratégia muito versátil, que pode ser usada por diversos tipos de empresa. Porém, de maneira geral, se você tem um site (seja ele um e-commerce, um negócio b2b ou uma consultoria), o email marketing é imprescindível. Afinal, ele confere profissionalismo e credibilidade ao seu negócio.
Em alguns casos, em especial de negócios b2c locais, como um salão de beleza, ou um restaurante sem filiais, o uso de listas de transmissão por whatsapp pode ser uma estratégia mais eficiente.
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Agora que você entendeu como a estratégia de email pode te levar mais longe, chegou a parte de entender como colocá-la em prática na sua empresa.
O primeiro passo é ter clareza de que a sua empresa é adepta do Inbound Marketing, com uma estratégia bem definida de captação de leads. Produzir conteúdo, ter as redes sociais ativas, tráfego pago, materiais ricos, são importantes passos para que a estratégia de email funcione da forma mais eficaz.
Com a sua estratégia já em mente, agora é a hora de escolher uma plataforma de disparos de email. Existem diversas opções, desde as mais simples com planos gratuitos, como o Mailchimp, às mais robustas com toda a gestão integrada de CRM, como o Hubspot. RD Station e Active Campaign são outros nomes importantes no mercado, aos quais você com certeza deve ficar atento.
Por fim, chegou a hora de colocar os emails no ar. Construir boas automações, é um trabalho que demanda, além de boa estratégia, um excelente copywriting, e uma análise de dados constante. Nunca se esqueça de que, uma vez que a sua campanha está rodando, você sempre precisa revisitá-la.
Se tudo aquilo acima pareceu muito complexo ou demandante, pode ficar tranquilo. Você não precisa cuidar do marketing da sua empresa sozinho.
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