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Email Marketing: o que é, e como utilizar na sua empresa

Descubra o que é o email marketing e como esse canal de comunicação pode alavancar as vendas da sua empresa

Me diz se isso já aconteceu com você: você faz uma compra online, e logo corre para checar as informações do pagamento, o rastreio do envio, no seu email. Algumas semanas depois, você recebe um outro email anunciando que outros produtos, daquele mesmo segmento que você comprou, estão em promoção. 


Tenho certeza que você já passou por algo parecido. E isso é só um exemplo de uma dentre tantas outras técnicas que podemos utilizar no email marketing.


Leia também: Marketing de Produto, o que é e como inserir na sua empresa


O que é Email Marketing?

De maneira simplificada, o Email Marketing não é nada mais do que o próprio nome já diz: estratégias de marketing, aplicadas a um canal específico, o email. 


Porém, quando falamos de estratégia, o Email Marketing é bem mais complexo do que isso. Ele se torna uma forma de conversar de maneira mais próxima e personalizada com seus
leads, os clientes em potencial da sua empresa.  Além disso, ele é uma peça chave naquilo que chamamos de Inbound Marketing. 


Inbound x Outbound Marketing

Para entender melhor o conceito por trás do Email Marketing, precisamos entender o que é Inbound Marketing, também conhecido como marketing de permissão. 


Tradicionalmente, o marketing era feito de forma generalista e caracterizado como “
de Interrupção”. Esse é o Outbound Marketing.  Pensemos em um comercial de televisão, ou um anúncio no meio de uma revista. Eles aparecem ali, interrompendo a programação que a pessoa realmente veio consumir, e sem distinção nenhuma de interesse. O mesmo anúncio de um carro de luxo, por exemplo, aparece para um jovem recém saído da faculdade, e para um grande magnata. 


O
Inbound Marketing surge e se aprofunda no século XXI, especialmente com o surgimento das redes sociais e tecnologias de comunicação. Ele é caracterizado como Marketing de Permissão por um motivo: fala para um público específico, que realmente tem um potencial interesse no produto ou serviço que a empresa tem a oferecer. 


Seguindo no exemplo do carro de luxo, caso usasse estratégias de Marketing de Permissão, aquela empresa ao invés de gastar uma altíssima verba para anunciar na televisão, ofereceria, por exemplo, um e-book ou uma aula gratuita sobre direção esportiva em carros de luxo, em troca apenas do email e de algumas poucas informações como nome e Estado de residência. E é a partir daí que o trabalho de marketing começaria.
De maneira muito mais sutil, mas muito melhor direcionada. 


Qual dos dois exemplos você acha que funcionaria melhor?


Leia mais: como usar o comportamento do usuário na estratégia de marketing


A importância do Email Marketing

Como já mencionado anteriormente, não existe estratégia de Inbound Marketing sem a participação ativa do Email Marketing. Esse tipo de estratégia está longe de ser considerada ultrapassada. 


Atualmente, mais da metade da população mundial (4,14 bilhões de pessoas, segundo o
Statista) possui uma conta de email. Afinal, o email é o pré-requisito básico para a maioria dos serviços online, e a forma de comunicação mais usual entre empresa e cliente. 


A estratégia de Email também se faz importante por dois pontos: 

Em inúmeros casos, como e-commerces ou empresas b2b, fazer um acompanhamento por email de quem já compra com você se faz necessário. Então, já que você já está presente nesse canal, porque não usá-lo ao seu favor?


O ROI (retorno sobre investimento) do Email Marketing é um dos maiores do mercado. Enquanto para outras estratégias (como anúncios, comerciais, redes sociais) é necessário um grande investimento de produção e operacionalização, e a conversão não é tão eficiente, o Email Marketing vem como uma ótima estratégia final para conversão, à um baixo investimento. 


Se bem utilizado, o Email Marketing pode ser a virada de chave que a sua empresa precisava. 


Quais são as vantagens do Email Marketing?

A primeira e mais óbvia é aquela apresentada no parágrafo anterior: o grande retorno sobre o investimento da prática. Porém ela não é nem de longe a única. 


Uma imensa vantagem do email marketing é a
personalização. Ao lidar com leads que já forneceram previamente informações sobre si, podemos segmentar campanhas de modo a torná-las mais próximas do interlocutor. Em um e-commerce, por exemplo, podemos enviar campanhas diferentes àqueles que compram geralmente no setor masculino, e no setor feminino. 


E, seguindo ainda nessa linha, as campanhas de email tem uma vantagem inigualável quando se trata de
coleta de dados. Não apenas dados sobre os leads, mas também sobre seu comportamento dentro do canal (se abriu ou não os emails, em qual horário, se acessou ou não o link) que permitem um acompanhamento preciso, e uma ótima alocação de esforços e recursos para resolver problemas. 


Para quem serve o email marketing?

Essa é uma estratégia muito versátil, que pode ser usada por diversos tipos de empresa. Porém, de maneira geral, se você tem um site (seja ele um e-commerce, um negócio b2b ou uma consultoria), o email marketing é imprescindível. Afinal, ele confere profissionalismo e credibilidade ao seu negócio. 


Em alguns casos, em especial de negócios b2c locais, como um salão de beleza, ou um restaurante sem filiais, o uso de listas de transmissão por whatsapp pode ser uma estratégia mais eficiente. 


Leia também: O que as pessoas gostam de ver no instagram?


Como implementar o Email Marketing na minha empresa?

Agora que você entendeu como a estratégia de email pode te levar mais longe, chegou a parte de entender como colocá-la em prática na sua empresa. 


O primeiro passo é
ter clareza de que a sua empresa é adepta do Inbound Marketing, com uma estratégia bem definida de captação de leads. Produzir conteúdo, ter as redes sociais ativas, tráfego pago, materiais ricos, são importantes passos para que a estratégia de email funcione da forma mais eficaz. 


Com a sua estratégia já em mente, agora é a hora de
escolher uma plataforma de disparos de email. Existem diversas opções, desde as mais simples com planos gratuitos, como o Mailchimp, às mais robustas com toda a gestão integrada de CRM, como o Hubspot. RD Station e Active Campaign são outros nomes importantes no mercado, aos quais você com certeza deve ficar atento. 


Por fim, chegou a hora de colocar os emails no ar.
Construir boas automações, é um trabalho que demanda, além de boa estratégia, um excelente copywriting, e uma análise de dados constante. Nunca se esqueça de que, uma vez que a sua campanha está rodando, você sempre precisa revisitá-la. 


Quer um inbound marketing eficiente de verdade?

Se tudo aquilo acima pareceu muito complexo ou demandante, pode ficar tranquilo. Você não precisa cuidar do marketing da sua empresa sozinho. 


Nós, aqui da Monking, somos um hub de comunicação especialista em fazer negócios prosperarem através do que há de mais criativo nas campanhas de marketing. 


Contamos com estratégias, conteúdo e atendimento personalizado para cada cliente, e um time completo de profissionais prontos para atender às necessidades da sua empresa. Quer saber mais? É só dar um alô na gente no
Instagram ou no Whatsapp!

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A gente sabe que inovação é a chave para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em um mundo em constante mudança. No entanto, muitas empresas lutam para implementar efetivamente a inovação em seus negócios. Quer entender o que não pode faltar em sua empresa para garantir a inovação? Se liga nesse checklist completo para uma inovação bem-sucedida! De cultura interna até a tecnologia de ponta, tudo o que é necessário para inovar e se destacar no mercado. Fortalecimento da cultura Uma cultura de inovação é fundamental para fazer com que as ideias floresçam e sejam implementadas. É importante incentivar e recompensar a criatividade e a inovação dentro da empresa. Para isso, crie um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas ideias e recebam feedback construtivo. Liderança comprometida A liderança deve estar comprometida com a inovação e dar o exemplo para o resto da empresa. Eles devem ser os defensores da inovação e investir tempo e recursos para torná-la uma realidade. Líderes abertos a experimentar novas ideias e abraçar o fracasso como parte do processo, abrem as portas para a inovação. Estrutura de inovação Criar uma estrutura dedicada à inovação, como uma equipe de inovação ou um laboratório de inovação, é crucial para o sucesso da inovação na empresa. Esta equipe deve ter acesso a recursos e apoio da liderança para testar e implementar ideias inovadoras. Tecnologia de ponta A tecnologia é uma parte fundamental da inovação em qualquer empresa. Investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual, pode ajudar sua empresa a inovar e se destacar no mercado. Mas lembre-se: é necessário ter uma equipe de TI comprometida e habilitada para implementar e gerenciar essas tecnologias. Parcerias e colaboração Colaborar com outras empresas traz ideias frescas. Mais repertório na mesa para trabalhar e pensar em formas diferentes de inovar. Inovação é mais sobre pessoas do que tecnologia em si. Pense nisso na hora de fazer networking e adicionar novas conexões ao seu dia a dia. Uma boa rede de apoio faz um novo mundo de inovação se abrir, começando de dentro para fora.
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Na era digital, não há como negar o poder do conteúdo audiovisual. De TikToks a longas-metragens e comerciais de televisão, podemos comunicar nossas histórias e mensagens a milhões de pessoas em todo o mundo de maneiras que antes não eram possíveis. Nunca foi tão fácil criar visuais exclusivos, diálogos e músicas cativantes e mensagens poderosas que ressoam com os espectadores em um nível emocional. Mas como exatamente garantimos que essas histórias audiovisuais permaneçam? Para criar uma experiência envolvente para o espectador, você precisa de uma combinação de técnicas criativas de narrativa e elementos de produção especializados. Preparamos alguns pontos para você entender a importância do Audiovisual: O conteúdo audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas do mundo moderno, pois pode capturar nossa atenção e nos manter engajados O uso de conteúdo audiovisual pode ajudar a visualizar ideias e conceitos de maneiras que não são possíveis apenas com a linguagem escrita ou falada Uma apresentação audiovisual eficaz tem o potencial de influenciar, persuadir e inspirar o público que, de outra forma, seria difícil de alcançar As possibilidades criativas do conteúdo audiovisual nos permitem dar vida às histórias de uma forma que o texto e as fotografias não podem O uso de dispositivos audiovisuais como drones, animação 3D, realidade virtual etc. pode criar uma experiência verdadeiramente imersiva para os espectadores Ao alavancar o impacto das apresentações audiovisuais, marcas e empresas podem ficar à frente em um cenário digital em constante evolução Se você deseja que sua marca se destaque da multidão, pesquisar as possibilidades audiovisuais é uma ótima maneira de fazer isso. De conteúdo de vídeo e anúncios a podcasts e histórias baseadas em áudio, existem infinitas oportunidades para dar vida à mensagem de sua marca de forma criativa. Ao se envolver com um meio audiovisual, você também tem mais controle sobre como os clientes experimentam sua marca. Pense fora da caixa e explore o que os elementos audiovisuais podem fazer por você - você pode se surpreender com os resultados.
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Você acabou de começar uma Startup e percebeu que o marketing é a única coisa entre você e o sucesso? Você deixou de criar uma estratégia de marketing sólida desde o início? Nesse caso, sua startup pode estar lutando para decolar. Mas é o seguinte: investir em marketing desde o início é essencial para criar um negócio de sucesso. Veja bem, o marketing não é apenas promover a si mesmo e fazer vendas, é estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes e nutrir relacionamentos até que eles se tornem seguidores leais. Sem um marketing adequado, mesmo as pequenas empresas não têm como atingir seu público potencial e desenvolver uma base de clientes saudável. Portanto, não cometa o erro de pular o marketing no início – invista nas estratégias certas, adote a fidelidade do cliente ao longo da vida e veja seu negócio decolar para novos patamares! Começar um negócio baseado em tecnologia pode ser assustador. Há muito em que pensar - desenvolvimento de produtos, experiência do usuário, marketing, jurídico e assim por diante. Mas a verdade é que, se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, você deve se concentrar no marketing desde o início . Aqui estão 6 dicas que ajudarão você a começar no caminho certo com seus esforços de marketing o mais rápido possível: 1. Comece com um plano sólido mapeando suas metas e objetivos para o seu negócio. 2. Desenvolva uma compreensão de quem é seu cliente ideal e como você pode alcançá-lo. 3. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o conhecimento da marca e aumentar sua autoridade digital. 4. Utilize as mídias sociais para se envolver com clientes em potencia l e difundir conhecimento sobre tendências emergentes. 5. Permanecer ágil para ajustar-se rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado local e globalmente. 6. Aproveite os insights orientados por dados para garantir que as decisões sejam baseadas em informações precisas e ajudem a aumentar o ROI. As startups têm uma oportunidade única de aproveitar o poder do marketing, mas muitos empreendedores não percebem isso. Investir em marketing não apenas cria reconhecimento e confiança da marca, mas também traz informações valiosas e feedback do cliente que podem ajudar a informar o desenvolvimento do produto. Você pode estar com um orçamento apertado, mas deve garantir que o marketing faça parte do seu plano de inicialização, porque sem ele você não conseguirá alcançar o sucesso que almeja. ..
Por Grupo Monking 18 jan., 2023
Fomentar a inovação em grandes corporações pode ser uma perspectiva assustadora. Mas não deixe que isso o impeça de pensar grande e instigar mudanças significativas em sua organização. Aqui estão cinco dicas para impulsionar a inovação em sua grande corporação e levá-la ao próximo nível. Dica 1: Incentive o diálogo aberto entre funcionários e partes interessadas. Ao envolver abertamente todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, você cria um ambiente onde as ideias podem ser compartilhadas, debatidas e refinadas livremente. Dica 2: Adote novas tecnologias. Aproveitar o poder da tecnologia pode ajudar a simplificar os processos e desbloquear novas formas de inovar. Dica 3: Capacite a base. Envolva os funcionários da linha de frente na tomada de decisões e deixe que suas ideias conduzam o processo criativo. Dica 4: promova a confiança entre os departamentos. O sucesso do seu negócio depende da colaboração e comunicação entre as equipes. Dica 5: Assuma riscos. Aventure-se em territórios desconhecidos fora de sua zona de conforto e esteja disposto a falhar rapidamente para poder girar rapidamente e inovar com agilidade. Seguindo essas dicas e utilizando uma mentalidade inovadora, você pode conduzir mudanças que revolucionarão não apenas seus produtos e processos, mas também seus negócios como um todo.
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